Planeta dos Macacos: Ranking de todos os filmes

Planeta dos Macacos: Ranking de todos os filmes

Com a estreia de Planeta dos Macacos: O Reinado, franquia chega ao seu décimo filme

Alexandre Almeida
10 de maio de 2024 - 9 min leitura
Notícias

Com a estreia de Planeta dos Macacos: O Reinado nos cinemas, a franquia chega ao seu décimo filme. Do original, adaptado do livro de Pierre Boulle, passando por suas continuações, o remake de Tim Burton, a Trilogia César e agora esse novo recomeço centenas de anos depois, a série de filmes tem excelentes exemplos e outro bem pouco inspirados.

Montamos o nosso ranking com todos os filmes, do pior para o melhor, com exceção, claro, de O Trapalhão no Planalto dos Macacos, versão brasileira com Renato Aragão e sua trupe. Sim ela existe. Veja abaixo:

O filme de 1973 tem muitas das ideias que foram utilizadas na nova Trilogia César, mas ao contrário dos filmes com Andy Serkis, passa longe de conseguir desenvolver bem qualquer uma delas. Piadas sem graça e batalhas fracas e que não oferecem nenhum momento realmente interessante. O elenco não ajuda muito e talvez seja o filme com a pior maquiagem de todas.


A introdução de César na franquia é o grande mérito de A Conquista, entretanto, assim como a maioria das continuações do filme original, a produção nunca se aprofunda nas discussões do protagonista e sua desconfiança nos humanos. O foco aqui é na ação, mas ela nunca alcança o nível que a história pede.


8. Planeta dos Macacos (2001)


Planeta dos Macacos retornaria aos cinemas mais de 25 anos depois do último filme com esse remake comandado por Tim Burton e estrelado por Mark Whalberg como o astronauta que encontra o mundo dominado por símios. A direção de arte do filme, a maquiagem de Rick Baker e o General Thaddeus, de Tim Roth, são os pontos altos dessa releitura do original. Fora isso, falta carisma ao protagonista e todos os outros humanos da história. O final é claramente uma tentativa de criar uma nova leva de filmes, mas sem o impacto esperado.


7. De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)

Geralmente figurando na última posição, De Volta ao Planeta dos Macacos tinha a missão ingrata de dar sequência ao sucesso do filme original. Porém, o filme de pouco mais de uma hora e meia ainda tem o que ser apreciado, como o final sombrio e o carisma de James Franciscus como Brent. A história dos humanos telepáticos que vivem no subterrâneo e idolatram uma bomba nuclear é o puro suco da ficção-científica do período da Guerra Fria.


6. A Fuga do Planeta dos Macacos (1971)


A mudança de cenário fez muito bem para essa segunda sequência de Planeta dos Macacos. Levar os símios do futuro distópico para os EUA da década de 1970 muda a dinâmica da história e coloca os macacos para serem perseguidos pelos humanos. Dessa forma, o filme utiliza a história para discutir temas pertinentes ao tempo que foi lançado, como questões raciais e a divisão social que ocorriam nos EUA. É também um adeus para Cornelius e Zira, personagens do filme original, e a chegada de um filhote crucial para a franquia.


5. Planeta dos Macacos: A Origem (2011)


Assim como Fuga, A Origem tem o grande mérito de mudar o ponto de vista da história original de Planeta dos Macacos. A história do surgimento de César surpreendeu quase todo mundo que acreditava que esse prequel era desnecessário. Tudo ancorado pela incrível atuação de Andy Serkis por captura de movimento e os efeitos especiais que até hoje são bons. As cenas de César na prisão do abrigo de animais são fantásticas.


4. Planeta dos Macacos: O Reinado (2024)

Wes Ball conseguiu o que muitos duvidavam: uma boa continuidade para a Trilogia César. Passado centenas de anos depois da morte do líder dos macacos, acompanhamos a história de Noa, um jovem de um clã que vive isolado do mundo, mas terá que encarar desafios tanto do lado dos primatas quanto dos humanos, para resgatar seu povo. A dinâmica entre Owen Teague e Freya Allan é ótima e os cenários mais coloridos, com um tom mais aventuresco, dão ao filme uma identidade própria, mesmo que a sombra de César ainda paire no ar.


3. Planeta dos Macacos (1968)


Um clássico. O filme estrelado por Charlton Heston resistiu aos mais de 55 anos desde sua estreia e ainda cativa com história do astronauta que cai em um mundo dominado por macacos inteligentes, que vivem em uma sociedade organizada. Considerada uma das maiores ficções-científicas de todos os tempos, o filme revolucionou com suas maquiagens e próteses, além de ser um retrato do seu tempo e os conflitos entre leste e oeste na Guerra Fria. Até hoje, mesmo já sabendo o que acontece, o final do filme e a descoberta de que George Taylor está na Terra milhares de anos no futuro é impactante.


2. Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)


A conclusão da Trilogia César é uma mistura de faroeste com a história bíblica do Êxodos. César perde quase toda a sua família pela mão dos humanos e decide se vingar. Ao mesmo tempo, ele tem que libertar seu povo da escravidão e leva-los para uma terra prometida. O embate entre César e o Coronel (Woody Harrelson) é nada menos do que incrível. Os efeitos especiais estão em outro nível e o sacrifício final de César por seu povo é emocionante. Um espetáculo que sacramentou de vez a trilogia como uma das melhores do cinema.

1. Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

Alguns chamam O Confronto de: O Cavaleiro das Trevas de Planeta dos Macacos. E a comparação não é de toda infundada. Matt Reeves eleva em todos os níveis o que foi estabelecido em A Origem. Da jornada de César e seu conflito com humanos e outros macacos ao uso de CGI e da captura de movimentos. O realismo da aldeia de macacos é impressionante. O conceito dos macacos se tornarem “humanos” e cometerem os mesmos erros dos ex-donos daquela terra vai refletir não só no conflito entre César e Koba (Toby Kebbell), mas também na decisão final de César em se afastar da humanidade. Um dos grandes blockbusters dos últimos anos, O Confronto é também o melhor Planeta dos Macacos.

gkfp39qwiae1ljw

planeta-dos-macacos
o-planeta-dos-macacos
planeta-dos-macacos-o-reinado
ranking
wes-ball
tim-burton
matt-reeves
charlton-heston
andy-serkis
owen-teague
freya-allan

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Dynamic Duo | DC Studios exibe trechos da animação do Robin, leia descrição

Filme deve estrear apenas em 2028 e terá Matt Reeves como produtor

Matheus Fiore
28 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

Planeta dos Macacos: Franquia vai ganhar novo filme em 2027

Informação foi confrmada por Steve Asbell, chefe do 20th Century Studio

Alexandre Almeida
24 de outubro de 2024 - 4 min leitura
titleHBO

Pinguim: Guerra entre Oz e Sofia marca segunda metade da série em novo trailer

Episódios são lançados todos os domingos na HBO

Alexandre Almeida
17 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titleHBO

Pinguim: Com a melhor atuação de Colin Farrell até aqui, episódio reforça opressão de Gotham sobre seus cidadãos - Crítica e Resumo

Como nas melhores histórias do universo de Batman, papel da cidade sobre a vida de seus habitantes se espalha nos protagonistas

Alexandre Almeida
6 de outubro de 2024 - 7 min leitura