
Camaleões | Benicio Del Toro brilha em suspense da Netflix com Justin Timberlake
Filme segue clichês do gênero, se arrasta, mas consegue entregar uma boa história

Crítica
Camaleões, novo suspense da Netflix, tenta misturar uma série de elementos comuns no gênero dentro de um formato de história conhecida. Um assassinato ocorre, o marido da vítima (Justin Timberlake -Palmer) é o principal suspeito, mas o detetive encarregado da investigação começa a achar um fio de grandes conspirações envolvendo o crime. Se não muda muito o jeito de lidar com tais elementos, o longa de estreia de Greg Singer ao menos traz um bem-vindo bom humor ao gênero, especialmente ancorado por um inspirado Benicio Del Toro (Nem um Passo em Falso).
A vida do detetive vivido por Del Toro é o centro real de Camaleões, ainda que por vezes a trama finja ser sobre o mistério acerca de quem cometeu o crime. Antes do clímax, quase todas as pistas são minuciosamente explicadas por cada personagem ao longo da trama, para que não haja dúvidas sobre culpa e motivação. O principal, porém, é o papel do protagonista no meio disso tudo - e aí está o maior mérito da produção.
Desenhado primeiro como um policial de caráter duvidoso, apresentado no meio das sombras de um bar em família com bebidas e jogos, Nichols aos poucos revela uma personalidade que vai além do estereótipo montado pela fotografia e se torna um carismático e charmoso policial de meia-idade. E essa contradição entre a postura do personagem e como o filme o retrata fica ainda mais explícita no olhar de Del Toro, que consegue ser ameaçador e fraternal ao mesmo tempo. O tempo das piadas do ator, assim como a força de seu olhar melancólico e amoroso criam no detetive uma conexão impossível de evitar.
O excesso de explicações torna o clímax do filme mais arrastado do que o necessário, com uma montagem que pesa a mão da trilha sonora e tenta de forma leviana enganar o espectador sobre as revelações. Ainda assim, sustentado pelo talento de seu protagonista, Camaleões consegue caminhar com dignidade até o minuto final.
O filme foi exibido no Festival de Toronto 2023.
Camaleões fica disponível na Netflix em outubro.

Você pode gostar
Crítica | Dandadan (1ª Temporada)
'Dandadan' surpreende com sua combinação de personagens cativantes, humor excêntrico e visual impressionante

Canina é o bom filme que Amy Adams buscava há anos, mas derrapa nas mil e uma explicações
Comédia dramática utiliza imagem da atriz sem medo do ridículo

Red Rocket: Sean Baker explora os dramas sociais da Era Trump
Novo film do diretor de Projeto Flórida e de Anora chegou ao catálogo da Netflix

O Menino e a Garça é despedida de um gênio do cinema tentando se entender como filho
Hayao Miyazaki mergulha na psicodelia em história com viagem no tempo e relações familiares
