SXSW | American Born Chinese, série que reúne elenco de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, tem início promissor

SXSW | American Born Chinese, série que reúne elenco de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, tem início promissor

Dois primeiros episódios da série dirigida por Destin Daniel Cretton foram exibidos no festival em Austin

Thiago Romariz
16 de março de 2023 - 3 min leitura
Crítica

Os dois primeiros episódios de American Born Chinese, nova série do Disney+, foram exibidos no SXSW, evento de cultura e tecnologia realizado em Austin, no Texas. A estreia é mais uma daquelas que mostram como tal festival se tornou algo diferente de todos os outros semelhantes, pois une TV, cinema e abraça gêneros muito diferentes - desde títulos com nome forte como Dungeons & Dragons e John Wick 4, até, em anos recentes, queridinhos da crítica como Nós e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.

A boa notícia, na verdade, é que o início de ABC é empolgante. Simples como uma aventura juvenil deve ser, a série dirigida por Destin Daniel Cretton (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) foca quase inteiramente na vida de Jin, protagonista vivido de forma sublime por Ben Wang.

A história mostra o jovem enfrentando problemas tradicionais na escola, seus desafios por vir de uma família chinesa e, claro, a aparição do seu amigo especial, Wei Chen (Jim Liu), uma espécies de reencarnação do filho mais velho do Rei Macaco, um ser mitológico que vive no paraíso e precisa combater o Touro Rei Demônio - tudo isso é baseado na graphic novel homônima de Gene Leung Yang, lançada em 2006.

Sem a intenção de encher a audiência de informação já nos primeiros episódios, Cretton acerta manter o holofote nas relações do ambiente estudantil e replicar clichês sem perder o foco do timing cômico do elenco. Todos funcionam e se tornam o motivo principal para voltar para assistir o resto da temporada.

Há, sim, algumas sequências de luta, mas nada que supere o carisma exuberante do elenco, ao menos nestes primeiros episódios. A ação fica dividida entre mostrar a inspiração em clássicos como O Tigre e o Dragão, ao mesmo tempo que faz homenagem a mangás e animes como Dragon Ball e Naruto.

Por mais incrível que seja estar em um festival que mistura cinema e TV, o SXSW também deixa uma sensação de vazio e incerteza ao mostrar o piloto ou primeiros episódios de uma série. Diferente de filmes, vemos uma parte da experiência e saímos com a sensação de ter sido interrompidos no meio de uma aventura.

No caso de American Born Chinese ao menos foi um início promissor. Resta saber quão interessante será, por exemplo, a presença do elenco do Melhor Filme do Oscar (Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Stephanie Hsu e James Hong têm participações na série) na trama quando tivermos mais capítulos para ver.

Nota da Crítica
Thiago Romariz

0h 0min
american-born-chinesesxswdestin-daniel-crettonmichelle-yeohke-huy-quanstephanie-hsuben-wangjim-liujames-hong

Você pode gostar

titleCríticas

Imaculada: Sydney Sweeney é a final girl perfeita no terror de freira

Filme estreia nos EUA em 22 de março e ainda no primeiro semestre no Brasil

Alexandre Almeida
30 de maio de 2024 - 4 min leitura
titleFilmes e Cinema

Kung Fu Panda 4 tem ação criativa e personagens carismáticos, mas não acrescenta à franquia

O novo filme da franquia chega aos cinemas em 21 de março

Bruna Nobrega
13 de março de 2024 - 4 min leitura
titleMarvel

Loki fecha um arco emocional construído por uma década com penúltimo episódio

"Ciência/Ficção" prepara o terreno para o finale, mas acima de tudo, conclui a transformação de Loki

Guilherme Jacobs
3 de novembro de 2023 - 7 min leitura
titleMarvel

Loki aumenta os riscos da segunda temporada em quarto episódio eletrizante

"Coração da AVT" é mais um exemplo do investimento emocional construído pela série

Guilherme Jacobs
27 de outubro de 2023 - 6 min leitura