
SXSW | American Born Chinese, série que reúne elenco de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, tem início promissor
Dois primeiros episódios da série dirigida por Destin Daniel Cretton foram exibidos no festival em Austin

Crítica
Os dois primeiros episódios de American Born Chinese, nova série do Disney+, foram exibidos no SXSW, evento de cultura e tecnologia realizado em Austin, no Texas. A estreia é mais uma daquelas que mostram como tal festival se tornou algo diferente de todos os outros semelhantes, pois une TV, cinema e abraça gêneros muito diferentes - desde títulos com nome forte como Dungeons & Dragons e John Wick 4, até, em anos recentes, queridinhos da crítica como Nós e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
A boa notícia, na verdade, é que o início de ABC é empolgante. Simples como uma aventura juvenil deve ser, a série dirigida por Destin Daniel Cretton (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) foca quase inteiramente na vida de Jin, protagonista vivido de forma sublime por Ben Wang.
A história mostra o jovem enfrentando problemas tradicionais na escola, seus desafios por vir de uma família chinesa e, claro, a aparição do seu amigo especial, Wei Chen (Jim Liu), uma espécies de reencarnação do filho mais velho do Rei Macaco, um ser mitológico que vive no paraíso e precisa combater o Touro Rei Demônio - tudo isso é baseado na graphic novel homônima de Gene Leung Yang, lançada em 2006.
Sem a intenção de encher a audiência de informação já nos primeiros episódios, Cretton acerta manter o holofote nas relações do ambiente estudantil e replicar clichês sem perder o foco do timing cômico do elenco. Todos funcionam e se tornam o motivo principal para voltar para assistir o resto da temporada.
Há, sim, algumas sequências de luta, mas nada que supere o carisma exuberante do elenco, ao menos nestes primeiros episódios. A ação fica dividida entre mostrar a inspiração em clássicos como O Tigre e o Dragão, ao mesmo tempo que faz homenagem a mangás e animes como Dragon Ball e Naruto.
Por mais incrível que seja estar em um festival que mistura cinema e TV, o SXSW também deixa uma sensação de vazio e incerteza ao mostrar o piloto ou primeiros episódios de uma série. Diferente de filmes, vemos uma parte da experiência e saímos com a sensação de ter sido interrompidos no meio de uma aventura.
No caso de American Born Chinese ao menos foi um início promissor. Resta saber quão interessante será, por exemplo, a presença do elenco do Melhor Filme do Oscar (Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Stephanie Hsu e James Hong têm participações na série) na trama quando tivermos mais capítulos para ver.

Você pode gostar
Imaculada: Sydney Sweeney é a final girl perfeita no terror de freira
Filme estreia nos EUA em 22 de março e ainda no primeiro semestre no Brasil

Kung Fu Panda 4 tem ação criativa e personagens carismáticos, mas não acrescenta à franquia
O novo filme da franquia chega aos cinemas em 21 de março

Loki fecha um arco emocional construído por uma década com penúltimo episódio
"Ciência/Ficção" prepara o terreno para o finale, mas acima de tudo, conclui a transformação de Loki

Loki aumenta os riscos da segunda temporada em quarto episódio eletrizante
"Coração da AVT" é mais um exemplo do investimento emocional construído pela série
