SXSW 2023 | Amor e Morte surpreende com caricatura do conservadorismo em comédia de mistérios
Nova série da HBO tem Elizabeth Olsen e Jesse Plemons no elenco
Crítica
O primeiro episódio de Amor e Morte, nova série da HBO, foi exibido no SXSW, evento de cultura e tecnologia que acontece em Austin, nos EUA. A escolha da estreia não foi por acaso, o seriado inteiro foi filmado no estado do Texas e se inspira em uma coluna que contava histórias reais de pessoas da região. A equipe de produção, quase toda presente no Paramount Theatre, local da exibição, tinha inúmeros locais e ao passo que os trejeitos e costumes texanos eram mostrados na tela, gargalhadas se espalharam pela sala.
No entanto, não serão somente os familiarizados com costumes estadunidenses que se identificarão com os personagens da nova série de David E. Kelly. Os protagonistas vividos por Elizabeth Olsen e Jesse Plemons vivem um caso extraconjungal no meio de uma cidadezinha que respira igreja, conservadorismo e bons costumes. Ainda que o piloto não revele os motivos, algo dá errado neste relação e algum tipo de assassinato deve mexer com a pacata comunidade.
Ao olhar para a sinopse e até assistir às prévias não dá para entender quão diferente é o tom que o roteiro de Kelly traz. Se por um lado a história é comum, a abordagem dos atores ao texto do roteirista é moldada a partir da comédia involuntária, dirigida com excelentes respiros e pouca afetação de Leslie Linka Glatter. Ciente de que a situação traz momentos constrangedores, potencializados por atuações excelentes de Plemons, Olsen e elenco de apoio, Glatter deixa o design de produção montar a casa de boneca das famílias, a trilha sonora trazer a nostalgia dos anos 1970 e as vestimentas construir os personagens que descobrem a si mesmos ao mergulharem em relacionamentos diferentes de tudo que eles conheciam até ali.
É impossível, claro, dizer que a primeira temporada de Amor e Morte será um sucesso, já que quase nenhuma revelação é feita e o desenrolar do seriado deve vir de fato no segundo episódio. Contudo, a tirar pela proposta narrativa e as atuações quase caricaturais do elenco, dá para dizer que a HBO tem mais uma excelente aposta nas mãos, assim como teve com Big Little Lies e The Staircase.