Carisma de Denzel Washington salva capítulo final da série O Protetor da mesmice

Carisma de Denzel Washington salva capítulo final da série O Protetor da mesmice

O filme estreia em 5 de outubro nos cinemas

Alexandre Almeida
21 de setembro de 2023 - 5 min leitura
Crítica

Esqueça Brad Pitt, George Clooney, Tom Cruise e todos os outros galãs novinhos que aparecem por aí aos montes. O sorriso mais cativante de Hollywood pertence ao senhor Denzel Washington. Não é à toa que o público é cativado pelo ator sendo, desde um resiliente treinador de futebol-americano-em-filme-Disney (Duelo de Titãs), passando pelo líder Malcolm X, um policial corrupto em Los Angeles (Dia de Treinamento) ou o herói de ação na série O Protetor.

O ator é veterano no gênero, tendo uma grande parceria com Tony Scott com os excelentes Maré Vermelha e Incontrolável, além de Deja VuO Sequestro do Metrô 123 e Chamas da Vingança, que em O Protetor: Capítulo Final ganha um reunion, quase 20 anos depois, entre Washington e Dakota Fanning.

No novo filme, acompanhamos os ex-militar Robert McCall em uma de suas missões particulares na Itália. Ele acaba ferido e cuidado pelo médico de uma pequena cidade, aprendendo a gostar do lugar, das pessoas, mas também se deparando com a máfia, que tem planos maiores para a região.

É a clássica história do forasteiro que ajuda um vilarejo oprimido. Aliás, toda a série O Protetor é calcada nesse tipo de narrativa: o primeiro tem o militar-assassino que fingiu a própria morte para viver tranquilo e acaba voltando à ativa para ajudar um indefeso. Já o segundo mostra uma história de vingança quando um crime acontece contra alguém que ele ama.

O grande barato da série é, então, ver o próprio Denzel Washington nas cenas de ação e o diretor Antoine Fuqua, parceiro do ator desde Dia de Treinamento, entende isso muito bem. Neste terceiro e último (será?) capítulo, Fuqua se apoia completamente no carisma de Denzel para dar alguma substância a mais para o filme, o que vira o grande trunfo dele, mas também o maior dos problemas.



Não há nenhum senso de perigo em relação aos vilões mafiosos quando enfrentam McCall. Já na primeira cena, Fuqua coloca o personagem com uma barra muito acima de qualquer outro. São vários corpos (e muito sangue) no chão e você sabe que outros tanto virão. Isso vai se repetindo ao longo de toda a trama. O grande perigo está aos que rodeiam McCall, personagens secundários que, sem muito desenvolvimento, acabam caindo em arquétipos de fácil empatia: o médico idoso, a família do policial bonzinho, a garçonete que se interessa pelo protagonista, o comerciante que não tem dinheiro e por aí vai.

Mesmo o chefão da máfia (Andrea Scarduzio), que se desenha como um vilão de John Wick quando apresentado, acaba não fazendo nem cócegas ao potencial de McCall.

Por outro lado, é humanamente impossível não se divertir com esse status de super-humano do personagem. Ele perambula pelo vilarejo, sempre vigilante, seja de bengala ou em sua forma plena. É simpático com todos e todos gostam dele. Há uma repetição do momento “McCall tomando chá” que não cai na enrolação de roteiro, simplesmente pelo carisma de Denzel Washington e no bom humor que o filme coloca no ex-militar. A parte cômica do personagem é ótima.

O filme se perde ao tentar ser mais complicado do que realmente é, colocando McCall em contato com uma agente do FBI (Dakota Fanning) e envolvendo a agência em uma caçada contra a mesma máfia que o protagonista vai ter que lidar para ajudar a cidade. É um emaranhado sem sentido, que serve para um único propósito no final do filme e que só quem é fã da série vai entender. Sim, chegamos ao fan-service de Equalizer!

O Protetor: Capítulo Final é divertido, tem cenas de ação estilosas, de fácil compreensão e com Fuqua abusando das luzes e sombras para esconder McCall - e Washington com seus 68 anos. Todo o resto, você vai acabar esquecendo ao final da projeção.

Mas o sorriso de Denzel Washington... esse faz valer o ingresso.

Nota da Crítica
EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas
Alexandre Almeida

O Protetor: Capitulo Final

0h 0min
o-protetoro-protetor-capitulo-finaldenzel-washingtondakota-fanningantoine-fuqua

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Carisma de Denzel Washington salva capítulo final da série O Protetor da mesmice

O filme estreia em 5 de outubro nos cinemas

Alexandre Almeida
21 de setembro de 2023 - 5 min leitura
titleReviews e Críticas

A Tragédia de Macbeth - Crítica do Chippu

Denzel Washington, Frances McDormand e Kathryn Hunter brilham na espetacular adaptação de Joel Coen

Guilherme Jacobs
14 de janeiro de 2022 - 6 min leitura