Série de Sr. & Sra. Smith troca ação por comédia em versão ‘pé-no-chão’
Donald Glover e Maya Erskine interpretam versão reimaginada do casal em um contexto atual
Crítica
O início de Sr. & Sra. Smith, o filme, se dá em uma sala de terapia em casal. Ali, John e Jane tentam resolver os problemas de um relacionamento que sofre pelos segredos de suas profissões como agentes secretos. O início de Sr. & Sra. Smith, a série, começa com uma entrevista de emprego.
A nova produção do Prime Video inverte o enredo da comédia de ação de 2005 na qual Brad Pitt e Angelina Jolie são um casal com uma vida dupla: em vez de o trabalho se colocar no caminho do relacionamento, é o amor que começa a surgir em um casal colocado lado a lado por uma missão em comum.
Nos três primeiros episódios da série, que o Prime Video cedeu em acesso antecipado ao Chippu, o novo casal interpretado por Donald Glover e Maya Erskine consegue um trabalho em uma agência secreta, e parte do disfarce consiste em ambos fingirem ter uma vida de casados. Ambos chegam a esse ponto por não “terem outro lugar que os aceite”, aumentando a tensão para fazer o novo arranjo dar certo.
À medida que ambos conduzem seu trabalho — com sua cota de acertos e erros — os sentimentos vão aparecendo. Muito disso depende da dinâmica entre os dois atores e, embora os novos Sr. e Sra. Smith passem longe de ter a química sexual explosiva de Pitt e Jolie, Glover e Erskine constroem um entendimento honesto em tela, pontuado pela vontade de John em conhecer sua colega de trabalho e o receio inicial de Jane em se envolver.
Esse tipo de relacionamento, inclusive, me deixou a impressão de que a série provavelmente não funcionaria, ou seria radicalmente diferente, caso Phoebe Waller-Bridge, a primeira atriz escalada para contracenar com Glover, como estava originalmente previsto, já que a versão mais contida interpretada por Erskine seria um desperdício da língua afiada da intérprete de Fleabag.
A nova versão também transporta o enredo de espionagem em casal para um novo contexto, no qual Glover e Francesca Sloane, criadores da série, trazem algumas das questões geracionais já exploradas em outra de suas criações, Atlanta.
Na nova versão, John e Jane parecem mais trabalhadores da economia de bicos do que espiões extravagantes. A dupla se relaciona com sua chefe apenas por mensagens de texto, com poucas margens para erro. Os primeiros momentos de intimidade do casal não são tão diferentes de pessoas que se conhecem no Tinder, também refletindo a onipresença da tecnologia em nossas relações sociais.
Nesse ponto, a nova versão acerta em trocar a ação extravagante pela comédia, especialmente quando o (pouco) entendimento entre o casal entra no caminho do trabalho. Isso leva a situações hilárias como em um episódio no qual a dupla precisa extrair informações de um bilionário interpretado por John Turturro, mas a missão toma rumos inesperados.
O elenco de apoio robusto, que também inclui nomes como Paul Dano, Sarah Paulson e Wagner Moura, deve colocar o relacionamento dos personagens de Glover e Erskine mais à prova. A série estreia nesta sexta-feira (2), com todos os oito episódios de uma vez.