10 Melhores Atuações em Filmes de 2023

10 Melhores Atuações em Filmes de 2023

Dos astros de blockbusters como Margot Robbie e Cillian Murphy aos pequenos mas inesquecíveis trabalhos como Greta Lee

Guilherme Jacobs
13 de dezembro de 2023 - 7 min leitura
Notícias

Assim como nas séries, é muito difícil falar das melhores atuações em filmes de 2023 sem falar do impacto da greve de atores. Diferente da TV, o cinema continuou com muitos lançamentos este ano, mas o contraste entre a demora infeliz dos estúdios nas negociações e a altíssima qualidade do trabalho visto em tela foi palpável.

10 Melhores Atuações em Séries de 2023


A greve aconteceu praticamente no momento em que Barbenheimer chegou, mas os elencos de Barbie e Oppenheimer ainda conseguiram promover seus trabalhos nas semanas anteriores. Não faltou oportunidades de ver Margot Robbie, Ryan Gosling, Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e mais.

Mas depois, diversos atores não puderam celebrar seus trabalhos publicamente durante os lançamentos. Lily Gladstone, o monumento no centro de Assassinos da Lua das Flores, foi uma delas. Felizmente tínhamos o campo internacional, com anos premiados de Sandra Hüller, Koji Yakusho e outros.

Além disso tudo, porém, 2023 foi um baita desafio à afirmação de que não há mais estrelas de cinema. É muito difícil argumentar isso vendo o status obtido por Robbie, Gosling, Murphy e cia. nos últimos meses. Contribuindo com isso, claro, estão os grandes feitos em filmes pequenos, aqui representados por Greta Lee e Rachel McAdams.

Abaixo, listamos em ordem alfabética (não rankeado) as 10 melhores atuações do ano em séries.

Charles Melton (Segredos de um Escândalo)

charles-melton

Do tanquinho de alguém que toma uma cerveja a mais do que devia à entonação insegura de suas declarações, Joe é simultaneamente adulto e criança em Segredos de um Escândalo, um novelão da maior qualidade que, apesar das atuações chamativas de Natalie Portman e Julianne Moore, depende inteiramente de Melton, e de sua capacidade de inserir os traços de personalidade do seu papel em toda santa cena.

Cillian Murphy (Oppenheimer)

cillian-murphy

Já falamos aqui como Oppenheimer é um filme de contradições, que de alguma maneira funcionam. Cillian Murphy é o ponto chave onde todos esses temas se encontram; o átomo no centro da explosão nuclear concebida por Christopher Nolan. Seus olhos arregalados revelam um homem assombrado pelo que vê em sua mente, mas seu sorriso fácil o transforma num líder carismático.

Greta Lee (Vidas Passadas)

greta-lee

Capturar a quantidade de emoções pelas quais Nora passa em Vidas Passadas é praticamente impossível. Essa mulher passa por uma situação única, e uma que a força a considerar todas as vidas que ela podia ter vivido. Milagrosamente, Greta Lee absorve e comunica tudo isso, encontrando em gestos, posturas e olhares as ferramentas para dominar esse turbilhão de sensações e deixá-las profundamente humanas.

Koji Yakusho (Dias Perfeitos)

koji-yakusho

Koji Yakusho não diz quase nenhuma palavra em Dias Perfeitos. Seu Hirayama se satisfaz com o silêncio e a simplicidade. Mas pergunte a qualquer um que assistir ao filme, e você terá uma pintura completa de um homem que nos ensina a valorizar o espetáculo cotidiano. Seus gostos, medos, cicatrizes e prazeres estão plenamente visíveis, graças ao ator.

Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)

lily-gladstone

Uma das maiores críticas a Assassinos da Lua das Flores é o tempo em que Lily Gladstone passa fora de cena, deitada doente numa cama. Parece que o filme ganha um vazio. Isso é, claro, proposital. Leonardo DiCaprio pode ser o primeiro nome do pôster, mas a Mollie de Gladstone é o coração deste épico. Ela é tanto nossos olhos quanto nossa porta de entrada nesse mundo, e seu silêncio estoico e choro doloroso conduzem nossas emoções.

Margot Robbie (Barbie)

margot-robbie

Margot Robbie virou uma estrela de cinema a partir do momento em que entrou em cena capturando a atenção de Jordan Belfort e todo o mundo em Lobo de Wall Street, mas em Barbie, o maior filme do ano, ela se tornou absoluta. Para esse papel funcionar, para esse filme funcionar, ela precisa ser perfeita. Tudo está em suas costas. É maravilhoso ver o quão fácil isso parece quando ela abre um sorriso.

Rachel McAdams (Crescendo Juntas)

rachel-mcadams

Era muito fácil esse papel ser ruim, mas como tudo em Crescendo Juntas, a mãe de Margaret é uma personagem construída com maturidade e cuidado. Rachel McAdams simplesmente se recusa a ser um clichê, e se o filme precisa tratar de assuntos difíceis como menstruação e fé, Barbara precisa fazer o mesmo com sua filha. Em McAdams encontramos a confusão e determinação de uma mãe que tenta.

Robert Downey Jr. (Oppenheimer)

robert-downey-jr

Para Robert Downey Jr., é muito fácil transformar toda atuação numa versão de seu icônico Tony Stark. Por isso, é impressionante ver como ele usa a voz e postura para ser tudo menos isso em Oppenheimer, ainda mantendo carisma e humor, mas de maneira mais intimidadora e até vilanesca. Lewis Strauss não é, literalmente, um vilão, mas na mão de RDJ, fica fácil sentir a tensão entre ele e o físico de Murphy.

Ryan Gosling (Barbie)

ryan-gosling

Apesar de seu rosto de galã e corpo de herói, Ryan Gosling parece brilhar mais quando interpreta patetas. Basta ver A Garota Ideal ou Dois Caras Legais para enxergar seu humor descontraído e inesperado. Em Barbie, Greta Gerwig levou isso ao extremo. Seu Ken é tão cativante que periga roubar o filme. O boneco pode ser esquecido, mas Gosling nunca será.

Sandra Hüller (Anatomia de uma Queda + Zona de Interesse)

sandra-huller

Como escolher entre Sandra Hüller como um teste de Rorschach humano e Sandra Hüller como a mais maldosa pessoa de um filme protagonizado por um nazista que trabalha em Aushcwitz? A resposta é: não vamos. Se em Anatomia de uma Queda a atriz alemã é cativante o suficiente para criar dúvidas em nossa mente sobre sua culpa na morte do marido, em Zona de Interesse ela nos deixa distantes, transbordando maldade inacessível. É a definição de versatilidade.

chippu-awards-2023
lista
barbie
oppenheimer
assassinos-da-lua-das-flores
vidas-passadas
segredos-de-um-escandalo
anatomia-de-uma-queda
zona-de-interesse
charles-melton
cillian-murphy
lily-gladstone
margot-robbie
ryan-gosling
robert-downey-jr
greta-lee
sandra-huller
koji-yakusho
chippu-originals
dias-perfeitos
crescendo-juntas
rachel-mcadams

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

28 Years Later ganhará trailer semana que vem, diz site

Sequência de Extermínio chega em 20 de junho de 2025 aos cinemas

Caio Sandin e Matheus Ramos
6 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleHarry Potter

Harry Potter | Cillian Murphy como novo Voldemort? Ator do original aprova

Ralph Fiennes destacou talento do vencedor do Oscar e achou sugestão excelente

Caio Sandin e Matheus Ramos
3 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titleFilmes e Cinema

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos

Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Alexandre Almeida e Guilherme Jacobs
24 de outubro de 2024 - 1 min leitura