10 Melhores Filmes de 2024 (Até Agora)
O que o cinema teve de melhor no primeiro semestre do ano
Notícias
Não foi o primeiro semestre mais fácil para o cinema em 2024. Não é que não houve bons filmes — essa lista é uma prova disso. Mas especialmente depois da riqueza de 2023, é difícil não ficar com um gostinho de "queria mais." Na bilheteria, nem se fala. Salve um Duna aqui, Divertida Mente 2 ali, foram várias decepções.
Mas 2024 está longe de ser a decepção que muitos pintam. Especialmente se formos além dos grandes lançamentos hollywoodianos, há bastante para se curtir em streaming e nas telonas. Aqui, listaremos os 10 melhores filmes de 2024 (até agora).
A lista abaixo está organizada em ordem alfabética e contém filmes de 2024 lançados no Brasil no primeiro semestre de 2024 (coisas como Pobres Criaturas, Garra de Ferro e outros filmes do fim de 2023 não entram), com uma exceção para um ótimo título que chega por aqui em julho. Já que está perto, dedicidmos incluir!
Assassino por Acaso
Se tiver um filme mais sexy, engraçado e com uma ideia tão boa quanto esse em 2024, então sorte nossa. Richard Linklater sempre examinou como nossa identidade muda com o passar do tempo, e nessa comédia com suspense, através da química de Glen Powell e Adria Arjona, ele volta a esse tema, mas de maneira mais divertida e inesperada.
Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
Duna: Parte 2
O peso do filme já vem no elenco. Duna: Parte 2 simplesmente junta quase todos os atores jovens em alta atualmente com Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh e Anya Taylor-Joy. Mas, mais do que isso, o longa eleva tudo o que a primeira parte construiu, com paisagens de tirar o fôlego, muito mais ação e uma baita trilha sonora. Isso sem falar no carisma infalível de Javier Bardem pra dar aquele toque de humor.
Onde assistir: Em streaming na Max.
Furosa: Uma Saga Mad Max
Como superar ou apenas se igualar a uma obra-prima? George Miller não tenta fazer um novo Estrada da Fúria e entrega um conto sobre vingança quase perfeito, com visual espetacular e uma Anya Taylor-Joy que mantém o legado de Furiosa e Charlize Theron, como a melhor personagem - junto com Max - da franquia.
Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
Guerra Civil
Quem foi assistir a Guerra Civil esperando o espetáculo de ação que o marketing vendeu, se decepcionou. O filme é uma história sobre a força da imagem, apresentada pelas lentes das fotógrafas interpretadas por Kirsten Dunst e Cailee Spaeny. As duas brilham ao lado de Wagner Moura, excelente na pele de Joe, um jornalista viciado na adrenalina da guerra. A cena com Jesse Plemons é uma das melhores do ano até agora.
Onde assistir: Compra e aluguel no Prime Video.
La Chimera
Um passeio livre, inusitado e curioso pelo passado e futuro da Itália. Alice Rohrwacher adora explorar as mudanças de seu país, e com ajuda de Josh O'Connor como líder dos tombaroli, um grupo de ladrões de tumba, ela pode literalmente escavar a história da nação. Vale também ressaltar nossa brasileiríssima Carol Duarte, sem exagero a melhor parte do elenco.
Onde assistir: Indisponível no momento.
Love Lies Bleeding: O Amor Sangra
Romance, paixão, anabolizante e crimes. O novo filme de Rose Glass refina seu trabalho desde Saint Maud e mostra porque Kristen Stewart é uma das melhores atrizes dessa geração. Katy O’Brian brilha e desponta como uma das surpresas do ano, nesse faroeste moderno, que ainda conta com um assustador Ed Harris.
Onde assistir: Compra e aluguel no Prime Video, Apple TV e Google Play.
O Mal Não Existe
Essa é a exceção dessa lista, mas O Mal Não Existe é tão bom que, sabendo que ele entra em cartaz no Brasil em um mês, precisamos recomendar o primeiro filme de Ryusuke Hamaguchi desde sua vitórian o Oscar com Drive My Car. Primeiro hipnotizante por conta de sua serenidade e depois perturbador pela imprevisibilidade, O Mal Não Existe é tão indescritível quanto é marcante.
Onde assistir: Em cartaz a partir de 25 de julho.
A Primeira Profecia
Qualquer prequel de uma grande franquia vai, inevitavelmente, ser comparado ao filme original. Na maioria das vezes, o resultado acaba saindo longe de dar certo. A Primeira Profecia, no entanto, sabe exatamente onde se encaixar para se conectar com seu clássico de 1976, mas também criar uma história nova, que tem sentido para ser contada. Nell Tiger Free brilha em sua primeira protagonista, assim como a diretora estreante Arkasha Stevenson, que sabe trabalhar sombras, olhares frenéticos e o body horror para criar o cenário mais assustador possível.
Onde assistir: Em breve no Disney+.
Rivais
Este é o ano de Zendaya e Rivais veio aqui pra provar. O filme apresenta uma versão mais madura da atriz pela primeira vez, enquanto traz mais dois atores para nos deixar apaixonados: Josh O'Connor e Mike Faist. A internet se dividiu entre Team Art x Team Patrick, mas a verdade é que é a combinação dos três que faz o filme pulsar energia. Luca Guadagnino continua filmando corpos humanos da forma mais atraente possível e criou tensão física e sexual até dentro de uma partida de tênis.
Onde assistir: Compra e aluguel no Prime Video e Google Play.
STEVE! (martin)
Um dos filmes menos comentados, mas mais agradáveis de 2024 até agora é o documentário em duas partes STEVE! (martin), que é tão divertido e criativo quanto o lendário Steve Martin. Documentários de celebridades são, quase de maneira unânime, alguns piores filmes da atualidade por conta de sua superficialidade e covardia, especialmente se forem produzidos pela própria celebridade. Aqui é diferente. Martin se coloca totalmente vulnerável.
Onde assistir: Em streaming no Apple TV+.