10 Melhores Séries de 2024 (Até Agora)
O que tivemos de melhor na TV no primeiro semestre do ano
Notícias
A quantidade de séries—- ficção ou documental — que chegam aos streaming ou em canais de TV todas as semanas tornam praticamente impossível que possamos acompanhar tudo. Já é difícil acompanhar só o que nos interesa, então imagine descobrir coisas novas. O primeiro semestre de 2024 pode não ter sido o mais incrível até aqui, mas guardou algumas pérolas e grandes sucessos de público: quem imaginava que Xógum seria o grande evento do ano? Que voltaríamos a pirar com X-Men na TV? Ou que uma nova adaptação de Ripley seria tão brilhante?
LISTA: 10 Melhores Filmes de 2024 (até agora)
Separamos nesta lista, as 10 melhores séries do ano até aqui — listadas em ordem alfabética — e um bônus. Há uma exceção, que colocamos porque a estreia é em alguns dias, e nós já vimos tudo.
Assistir à série completa foi um pré-requisito No momento do lançamento, a segunda temporada de A Casa do Dragão, a quarta temporada de The Boys e a produção do Apple TV+, Acima de Qualquer Suspeita, ainda estão acontecendo, então, mesmo tendo estreado no primeiro semestre, elas não entraram. Precisamos ver o final dessas temporadas para garantir. Confira abaixo:
Bônus: Everybody's in LA
Okay, okay. Não é bem uma série, e sim um programa, mas quem imaginaria que o melhor trabalho de um Late Show em anos viria na Netflix, com uma produção que durou apenas uma semana e com John Mulaney? Essa última parte provavelmente era previsível, já que ele é o melhor comediante da atualidade, e o único capaz de manter algo tão caótico quanto esse programa divertido e cativamente mesmo quando o assunto era, sei lá, coiotes. - Guilherme Jacobs.
Onde assistir: Netflix
Fallout
A adaptação quase perfeita do game foi coroada com o título de segunda série mais assistida do Prime Video. E não é injusto. Fallout é uma aventura de ficção-científica cheia de personagens interessantes, uma protagonista cativante e aquele plot-twist que todo mundo ama no final. Sem contar que a produção, seja nos cenário, figurinos e efeitos especiais são de deixar os fãs do jogo babando e os novatos nesse mundo com vontade de mais. - Alexandre Almeida.
Onde assistir: Prime Video
Festival Renascentista
Sabe aqueles documentários que parecem ficção de tão incrível que é sua história? Essa minissérie de três episódios da HBO, produzida pelos Irmãos Safdie, é uma delas. E especialmente por conta da forma com a qual Lance Oppenheim filma a intriga política interna de uma feira renascentista que gera milhões de dólares, dando às imagens um ar de cinema e narrativa, Festival Renascentista parece absurda demais para ser real. A questão, claro, é que tudo ali é real. - Guilherme Jacobs.
Essa lista está em ordem alfabética, mas leitor, eu vou ser honesto, não teve coisa melhor na televisão este ano do que a nova adaptação de Patricia Highsmith comandada pelo genial Steve Zallian. Além da fotografia incomparável do lendário Robert Elswit, o principal ingrediente no banquete visual que é nosso passeio pela Itáia pós-guerra, a atuação enigmática de Andrew Scott deixa o personagem tão magnético quanto nunca. - Guilherme Jacobs.
Onde assistir: Netflix
O Simpatizante
Talvez nenhuma série de 2024 tenha tantas ideias e tanto talento envolvido quanto a adaptação de O Simpatizante da HBO. Para além dos diretores Park Chan-wook (Oldboy) e Fernando Meirelles (Cidade de Deus), há Robert Downey Jr. em múltiplos papéis, Sandra Oh e Xoa Huande com uma atuação revelação. Nem tudo se encaixa e a experiência chega a ser maçante, mas essa minissérie imediatamente demanda nossa atenção. - Guilherme Jacobs.
Onde assistir: Max
Sr. e Sra. Smith
Já no primeiro episódio, vemos que a série estrelada por Donald Glover e Maya Erskine não é exatamente a mesma coisa do filme com Brad Pitt e Angelina Jolie. A dinâmica da série, que junta dois agentes para se passarem por um casal, que acaba se apaixonando, é uma delícia de acompanhar. Há uma ótima discussão ainda sobre relacionamentos e objetivos diferentes dos pares. De quebra, ainda ganhamos uma ótima participação de Wagner Moura e um episódio final incrível. - Alexandre Almdeida.
Onde assistir: Prime Video
Sugar
Um noir investigativo em Los Angeles protagonizado por Colin Farrell como um detetive particular tão obcecado por cinema que ele não consegue parar de comparar seu caso atual com clássicos da velha Hollywood? Como não amar! Essa série, também dirigida por Fernando Meirelles, ainda conta com uma reviravolta enorme que torna toda a experiência do personagem principal mais significativa. - Guilherme Jacobs.
Onde assistir: Apple TV+
True Detective: Terra Noturna
Há três ingredientes para o sucesso de True Detective. Primeiro, é preciso um lugar com atmosfera marcante. Depois, é necessário um mistério intrigante (se possível com sugestões do sobrenatural). Por fim, não pode faltar uma dupla de ótimos personagens interpretados com excelência. Foi isso que fez a primeira temporada da série tão especial, e é isso que Issa López trouxe de volta com Jodie Foster e Kali Reis em Terra Noturna. - Guilherme Jacobs.
Onde assistir: Max
O Urso - 3ª temporada
Sim, a nova temporada de O Urso só estreia no Brasil no dia 17 de julho pelo Disney+. Mas seria absurdo não colocá-la aqui. Já tivemos a oportunidade de assistir aos novos episódios e adivinhem: a melhor série dos últimos anos continua absurdamente espetacular, e capaz de colocar em telas momentos, ou episódios inteiros, inesquecíveis. - Guilherme Jacobs.
Onde assistir: Disney+
X-Men ‘97
A proposta era ousada: trazer de volta o desenho que foi sucesso na década de 90, dando apenas uma repaginada na animação, mas continuando a história de mais de 25 anos. E deu muito certo. X-Men ‘97 foi um sucesso entre o público e colocou ainda mais ansiedade em vermos os mutantes no cinema novamente. Nostalgia e discussões pertinentes na medida certa. E, claro, cenas de ação de cair o queixo. - Alexandre Almeida.
Onde assistir: Disney+
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
O épico estrelado por Hiroyuki Sanada foi comparado com Game of Thrones e Succession, mas a verdade é que a série encontrou voz própria no drama que envolve o choque entre culturas diferentes e disputas de poder no Japão feudal. Sanada e Anna Sawai brilham nessa produção de escala gigantesca. O sucesso foi tanto que, mesmo com a história do livro que deu origem tendo sido encerrada, a série foi renovada para mais duas temporadas. - Alexandre Almeida.
Onde assistir: Disney+