Finestkind | Drama com Jenna Ortega se salva por Tommy Lee Jones e olhe lá

Finestkind | Drama com Jenna Ortega se salva por Tommy Lee Jones e olhe lá

Novo filme de Brian Helgeland foi exibido no Festival de Toronto 2023

Thiago Romariz
8 de setembro de 2023 - 4 min leitura
Notícias

Um garoto rico da cidade conhece uma garota do interior num bar. Ela firme, personalidade forte e de iniciativa. No dia seguinte, eles se encontram numa festa e ficam juntos. Mais um dia se vai e, no meio de uma briga entre amigos, ele diz que realmente gosta dela e solta-lhe um monólogo sobre “ser a heroína da própria vida”, deixando de lado sua personalidade como um rapaz durão e altivo que apresentou até ali. Daí em diante, qualquer interação entre ambos é medida por uma paixão nunca construída ou elaborada na história. Assim funciona toda e qualquer interação de Finestkind, novo filme de Brian Helgeland, deCoração de Cavaleiro e roteirista de LA Confidencial e Sobre Meninos e Lobos, um arremedo de atitudes sem muito contexto e consequências que se baseiam no óbvio, e não na construção de uma narrativa.

O roteiro, também realizado por Helgeland, fala sobre dois meio-irmãos que se reencontram. O mais novo (Toby Wallace - Os Garotos na Árvore) acabou de ser aceito em uma grande universidade e quer caçar emoção do trabalho braçal antes de entrar nos estudos. O mais velho ainda vive na pacata cidade litorânea como um pescador em busca do legado do pai. Juntos, eles formam uma equipe de pesca que além de trazer os peixes para o mercado, acabam se envolvendo em problemas maiores devido às atitudes inconsequentes do primogênito. No meio disso, os pais de ambos e a namorada do caçula, vivida por Jenna Ortega (Wandinha), costuram o relacionamento deles com ressentimentos, escolhas duvidosas e um companheirismo questionável.

A união de Helgeland com Taylor Sheridan, o mago da TV hollywoodiana na atualidade, responsável porYellowstone e sucessos comoSons of Anarchy, traz a imediata expectativa de uma trama sobre familiares buscando reconciliação a partir da atividade que construiu sua história - neste caso, a pescaria. Acontece que, por mais detalhista e envolvente que seja acompanhar a estação de vieiras em alto-mar, a interação entre os personagens não mostra qualquer tensão sugerida pelos acontecimentos, seja no barco ou em terra-firme. Não há química suficiente entre Ortega e Wallace, ou mesmo entre Wallace e Foster, algo que é mais do que crucial para uma trama sobre dois irmãos. Nem de todo ruim é a família, porém, já que Tommy Lee Jones (Jason Bourne) entrega como o pai de Foster, um velho pescador amargurado pela relação distante com o filho.

O desinteresse de Finestkind em criar qualquer contexto ou peso dramático real para as relações de sua história passa muito pelos diálogos rasteiros e desdobramentos previsíveis. No entanto, mesmo eles poderiam ser superados com uma direção que não explorasse o melodrama de forma tão burocrática. E isso chama atenção já que não é algo que acontece em outras produções de Sheridan, conhecido por fazer de suas novelas épicas e envolventes discussões de relacionamento. E não precisaria nem ir para a televisão, no cinema, Sheridan escreveu o ótimo Hell or High Water e Helgeland dirigiu o carismático Coração de Cavaleiro. E qualquer um dos dois é uma experiência mais interessante que Finestkind.

festival-de-toronto
critica
jenna-ortega
finestkind
tommy-lee-jones​
chippu-originals

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Hurry Up Tomorrow | Filme com The Weeknd e Jenna Ortega ganha trailer; assista

Estreia do filme de Edward Trey Shults está marcada para maio

Felipe Vinha e Matheus Ramos
4 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleNetflix

Com Jenna Ortega, filme do Foo Fighters chega à Netflix em janeiro

Terror no Estúdio 666 ganha data na plataforma

Felipe Vinha e Matheus Ramos
18 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titleFilmes e Cinema

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos

Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Alexandre Almeida e Guilherme Jacobs
24 de outubro de 2024 - 1 min leitura