
A Casa do Dragão: Quem morreu no Episódio 4? Entenda a batalha dos dragões
Finalmente tivemos um grande momento de conflito entre as criaturas, mas as grandes consequências estão nos humanos

Notícias
O quarto episódio da segunda temporada de A Casa do Dragão chegou entregando tudo o que os fãs estavam esperando desde o início da série: uma grande batalha entre dragões. Depois do pequeno momento no final da primeira temporada, com Aemond (Ewan Mitchel) matando Lucerys, os dragões ficaram guardados e apareciam em cenas mais simples ou apenas ao fundo.
Mas agora, com a chegada dos exércitos comandados por Ser Criston Cole (Fabien Frankel) ao Pouso das Gralhas, Rhaenyra (Emma Darcy) sentiu o perigo se aproximando de Pedra do Dragão e enviou um de seus dragões para a batalha. As consequências do conflito foram grandes. E para os dois lados.
Como a guerra chegou até o Pouso das Gralhas em Casa do Dragão?
Ao longo do episódio vemos ambos os conselhos, em Porto Real e Pedra do Dragão, confabulando sobre a guerra que começa a tomar o território. Criston Cole avança com o exército de Aegon (Tom Glynn-Carney) e depois de conquistar Duskendale, recebe um recado e decide não avançar mais em direção a Harrenhal e sim ao Pouso das Gralhas. Essa é a ideia de Aemond, que se impõe no conselho e deixa o irmão sem palavras na frente de todo mundo. Ele entende a estratégia da guerra e seu alinhamento com Criston Cole se mostra cada vez mais forte. Aemond deixa claro que não esqueceu a humilhação que sofreu do irmão no episódio passado. Aegon quer Harrenhal. Aemond quer o Pouso das Gralhas. Cole, vai para o Pouso. Sabemos quem está mandando no conflito.
Em Pedra do Dragão, a ausência de Rhaenyra causa uma turbulência na mesa de decisões, com os homens que ali se sentam, preocupados em não receber contato de Daemon (Matt Smith) em Harrenhal e cada vez mais inquietos em enviar os dragões para a guerra. Quando a rainha retorna de Porto Real, ela conta que tentou a paz com Alicent (Olivia Cooke), mas nada aconteceu. A única atitude para proteger Pouso das Gralhas, fortaleza comandada por Lorde Staunton, um dos que compõem a mesa de Rhaenyra, é enviar um dragão. A rainha se prontifica, mas o filho Jacaerys diz que ele deve ir. Rhaenyra nega, já que ele é muito inexperiente. Rhaenys toma a frente da discussão e diz que é ela quem deve ir.
Quais dragões estão na batalha do episódio 4 de Casa do Dragão?
Quando Criston Cole já está preparando e começando o ataque ao castelo de Pouso das Gralhas, Rhaenys aparece montada em Meleys, uma fêmea, que, como a princesa conta, já é experiente em batalhas, sendo um dos maiores e mais antigos dragões dos Targaryen. Ela ataca o exército e Cole manda que os soldados deem o sinal. Logo descobrimos qual era o plano que ele recebeu mais cedo no episódio.
Aemond está com Vhagar, ambos escondidos na floresta, esperando o momento que algum dragão de Rhaenyra vai aparecer. Vhagar é outra fêmea, já bem mais experiente e de porte gigantesco. Quando eles se preparam para ir atrás de Rhaenys e Meleys, Aegon aparece montado e voando em Sunfyre, o dragão dourado.
Quem morre na batalha de Pouso das Gralhas em Casa do Dragão?
Antes da batalha começar, vemos Rhaenyra contando para Jacaerys sobre Aegon, O Conquistador e falando que os horrores que ela cometerá agora com seus dragões não podem ser apenas pela coroa.
Logo vemos Aegon, tomado pelo sentimento de raiva, após ser humilhado no conselho e pela própria mãe, Alicent, que diz que ele não é metade do homem que o pai foi. Ele tenta queimar Rhaenys e Meleys, mas a experiência na guerra conta muito e logo o dragão do rei é ferido, derramando o sangue de seus ferimentos sobre vários soldados. Quando Meleys morde Sunfyre e o imobiliza, vemos Vhagar e toda sua magnitude chegando para a batalha.
Aemond apenas diz a icônica “Dracarys”. O dragão, sem separar quem é aliado ou inimigo, lança suas chamas em cima tanto de Aegon, quanto de Rhaenys. A intenção de Aemond é bem clara. Ele está ali para derrubar os dois de uma vez. O rei se desespera e é atingido pelo fogo. Sunfyre fica muito ferido e cai no meio da floresta, para desespero de Cole.
Rhaenys volta para a batalha e Meleys e Vhagar lutam no ar, acima dos exércitos. Vhagar é ferida e os dois dragões se engalfinham, até que ela cai no solo, matando diversos soldados e derrubando Cole do cavalo. O exército está aos pedaços após os ataques da princesa. Quando ela e Meleys estão sobrevoando o Pouso das Gralhas em direção ao mar, Aemond e Vhagar aparecem novamente e dão um golpe definitivo, matando Meleys, que cai em cima do castelo junto com Rhaenys.
Aegon II morreu no episódio 4 de Casa do Dragão?
Ser Criston Cole acorda depois da queda e continua a procurar Aegon na floresta. Ele encontra Aemond empunhando a espada e grita seu nome. Aemond pega a adaga de Aegon do chão e Cole pergunta onde está o rei. O jovem aponta para o corpo caído de Sunfyre, que ainda respira, mesmo com os ferimentos. Vemos Aegon no chão, protegido pelo dragão e de olhos fechados. O episódio termina com a reação de Cole e aparentemente as coisas não ficaram boas para o rei.
Eles podem até ter conquistado o Pouso, mas as consequências da batalha para os Verdes parecem muito maiores. Se Aegon II morreu ou não, só descobriremos com certeza semana que vem (ou lendo spoilers dos livros), mas tipicamente, em Game of Thrones, se você está na dúvida, ele provavelmente não morreu (ainda).
a-casa-do-dragao
recap
explicado
house-of-the-dragon
tom-glynn-carney
eve-best
alan-taylor
spoilers
ewan-mitchell
Você pode gostar
Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos
Novo filme do simbionte já está nos cinemas

O Menino e a Garça Explicado: O que é o adeus de Hayao Miyazaki?
Em mais um filme que pode ser seu último, lenda do Studio Ghibli avalia sua carreira e vida

Pinguim: Com a melhor atuação de Colin Farrell até aqui, episódio reforça opressão de Gotham sobre seus cidadãos - Crítica e Resumo
Como nas melhores histórias do universo de Batman, papel da cidade sobre a vida de seus habitantes se espalha nos protagonistas

O Poço 2 Explicado: Referências, história e cena pós-créditos
Primeiro filme foi sucesso na Netflix durante a época da pandemia
