A Flor do Buriti | Filme brasileiro é consagrado em premiação Um Certo Olhar, em Cannes
O longa conta a história de indígenas krahô e direção da dupla Renée Nader Messora e João Salaviza
Notícias
O filme A Flor do Buriti, da cineasta brasileira Renée Nader Messora em parceria com o português João Salaviza, foi consagrado com o prêmio de Melhor Elenco na competição Un Certain Regard Prize - Um Certo Olhar em tradução livre - que acontece paralelamente ao Festival de Cannescom objetivo exaltar filmes independentes e com novas expressões de linguagem para cineastas que estão no começo da carreira.
A obra A Flor do Buriti conta a história dos Krahô, um povo indígena brasileiro, especificamente, duas crianças que encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a Ditadura Militar, o Estado Brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sangrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência.
O troféu principal da competição ficou com How to Have Sex, de Molly Manning Walker, seguido pelo prêmio de Nova Voz para Augure; Liberdade para Goodbye Julia; Direção para The Mother of All Lies; e Júri para Hounds.
O Festival de Cannes 2023 aconteceu entre 16 e 27 de maio na Riviera Francesa. O diretor sueco Ruben Östlund, vencedor de duas Palmas de Ouro, vai presidir o júri da competição.
Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese om Jesse Plemons, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, assim como Indiana Jones e a Relíquia do Destino, com o retorno de Harrison Ford, estarão no evento fora de competição, diferente do aguardado Asteroid City, novo filme dirigido por Wes Anderson com Tom Hanks, Scarlett Johansson e Tilda Swinton no elenco que vai competir pela Palma de Ouro.