
A Primeira Profecia: Entenda como o filme se conecta com A Profecia original
Prequel lançado em 2024 se liga diretamente ao filme de 1976

Notícias
Como o título sugere, A Primeira Profecia se passa antes do clássico A Profecia, de 1976. No filme original, dirigido por Richard Donner, Gregory Peck interpreta um embaixador americano que adota um filho, Damien, só para descobrir que a criança é o Anticristo. No novo longa-metragem, dirigido por Arkasha Stevenson e estrelado por Nell Tiger Free, vemos eventos que precedem essa adoção.
Mas qual é a ligação exata entre esses dois filmes? Para entender isso, precisamos entrar em spoilers. Se quiser saber, continue lendo depois do vídeo abaixo.
A Primeira Profecia: O que acontece no final?
Ao longo do filme, acompanhamos a noviça Margaret (Tiger Free), que é enviada para Roma com o intuito de virar uma freira. No orfanato onde ela trabalha, a jovem Carlita (Nicole Sorace) começa a demonstrar comportamentos estranhos, e um padre excomungado chamado Brennan (Ralph Ineson) recruta Margaret para investigar a situação. Ele acredita que a menina possa ser a mãe do Anticristo.
Para confirmar isso, Margaret invade os arquivos do orfanato e descobre a verdade: Carlita é uma de várias tentativas de um grupo secreto dentro da Igreja Católica (que inclui os personagens vividos por Bill Nighy e Sônia Braga) de dar luz ao Anticristo. Ela é filha de uma humana com Satanás, porque acredita-se que o anticristo só pode vir de uma relação incestuosa do coisa-ruim com algum de seus descendentes. O plano é, então, engravidar a menina.
Entrevista Exclusiva: A Primeira Profecia foi uma produção marcada por pressão e irmandade
A reviravolta vem quando descobrimos que Margaret, uma órfã que cresceu num orfanato nos EUA, também é parte desse programa. Carlita, na verdade, é o Plano B. Descobrimos, na verdade, que a noviça já foi sequestrada e engravidada.
Diferente de uma gravidez humana, essa se desenvolve em dias. Então, numa cena climática cena, Margaret entra em trabalho de parto.
Como você pode imaginar, é Margatet quem dá a luz a Damien. Vemos, inclusive, o momento no qual o personagem de Gregory Peck é escolhido (com direito a uma foto do lendário ator) para adotá-lo, e assim A Primeira Profecia dramatiza os últimos minutos antes do começo de A Profecia de 1976.
O filme original nunca mostra o nascimento de Damien, e nos leva a acreditar que a mãe do menino, supostamente chamada Mary Sciamma, havia falecido. Aqui, descobrimos a verdade.
Entrevista Exclusiva: Atriz e direta de A Primeira Profecia exaltam Sônia Braga
Mas não fica por aí. A Primeira Profecia revela uma novidade para a franquia: Damien tem uma irmã gêmea. Quando Margaret dá a luz, dois bebês nascem. Os membros da conspiração deixam a mãe e a menina para queimar num incêndio, mas Carlita as ajuda a fugir.
Cortamos para anos depois, e a irmã de Damien vive com Margaret e Carlita, escondidas nas montanhas.
Tecnicamente, a continuação desse filme é A Profecia, assim como os dois filmes seguintes: Damien: A Profecia II e A Profecia III - O Conflito Final. Nenhum desses, porém, menciona Margaret ou a irmã, que pode ter poderes sobrenaturais assim como o menino.
É difícil imaginar uma continuação de A Primeira Profecia que coloque, por exemplo, Damien contra sua irmã. A história do Anticristo já é acompanhada na trilogia original. Contudo, há espaço para mais um filme focado em Margaret, visto que a última cena deste filme envolve Brennan encontrando Margaret e avisando que a igreja católica descobriu da existência da irmã do menino, e vem matá-la.
explicado
guia
artigo
chippu-originals
a-primeira-profecia
a-profecia
nell-tiger-free
arkasha-stevenson
Você pode gostar
O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante
Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos
Novo filme do simbionte já está nos cinemas

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney
Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil

Pinguim abraça lado cartunesco - no melhor sentido - em episódio que marca de vez a guerra entre Oz e Sofia - Crítica e Resumo
Série se afasta do drama de máfia para se jogar de vez nos quadrinhos
