Por que Joias Brutas é o melhor filme da A24?
O filme venceu nosso ranking da A24, e nossos críticos defendem a decisão
Notícias
Como parte da nossa #A24Week, decidimos encarar o desafio de fazer um ranking com os 24 melhores filmes da A24, o estúdio por trás de clássicos cults da atualidade como A Bruxa, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo e Aftersun. O primeiro lugar foi para Joias Brutas, longa dos irmãos Benny e Josh Safdie estrelado por Adam Sandler.
O ranking foi montado por três críticos do grupo Omelete (do nosso site-irmão Omelete, Caio Coletti e Marcelo Hessel, e da casa, Guilherme Jacobs) com base numa mistura de seus rankings pessoais e decisões conjuntas. Para defender a escolha, o trio escreveu um pouco do que faz o filme dos Safdies tão especial. Confira abaixo:
Joias Brutasestá disponível na Netflix, clique aqui para assistir.
Guilherme Jacobs:
Uma vez, brinquei que Joias Brutas era o filme que melhor representava a experiência de viver e trabalhar no Século 21. Foi mesmo brincadeira? Encapsulando a ansiedade de sentir-se lutando contra um sistema que sempre vence, os irmãos Safdie identificam na figura de Adam Sandler, como Paul Thomas Anderson fez há 20 anos em Embriagado de Amor, o veículo ideal para soltar explosividade raivosa de quem se percebe nessas circunstâncias. As paredes fechando, as chances diminuindo, o tempo esgotando. Vamos do êxtase da possibilidade ao frenesi do desespero e, eventualmente, descansamos numa trégua inevitável.
Caio Coletti:
Nada menos A24 do que um filme que se chama Joias Brutas. Afinal, a produtora construiu sua marca levando às salas diamantes perfeitamente lapidados para apelar ao público cinéfilo contemporâneo. Mas é isso mesmo que a obra dos irmãos Safdie se mostra: uma história cuja inteligência crua reside na clareza de visão sobre as humilhações que o fracassado americano é capaz de passar para… bom, não ser mais um fracassado americano. Cruel, elétrico e inesquecível, ele deixa expostas as arestas que a A24 está acostumada a aparar - e é muito melhor por isso.
Marcelo Hessel:
A grande narrativa do sonho americano - segundas chances incluídas - encapsulada num globo de neve feito de excentricidades. Ao invés de negar a universalidade desse tema, o filme a confirma pela via do frenesi e do suspense; em outras palavras, é um raríssimo thriller “elevado” da A24 que eleva o gênero sem negar sua natureza catártica.
Bem-vindo à #A24Week! De 22 a 25 de abril, os sites irmãos Omelete e Chippu estão passeando pela história do estúdio mais badalado do momento. Além de relembrar os principais filmes, destacar pérolas escondidas e analisar o sucesso da A24, também vamos lançar um ranking com os 24 melhores filmes do estúdio. Você pode acompanhar tudo no Omelete clicando aqui, e no Chippu clicando aqui.