A24: Os 5 melhores documentários do estúdio

A24: Os 5 melhores documentários do estúdio

Histórias sobre política, segunda guerra, Amy Winehouse e Steve Martin estão entre as melhores produções do estúdio

Alexandre Almeida
24 de abril de 2024 - 5 min leitura
Notícias

Para além dos dramas e filmes de terror que viraram referências do estúdio, a A24 também tem uma cartela interessantíssima de documentários que envolvem nomes como Amy Winehouse, Brian De Palma, Noah Baumbach, Steve McQueen, Steve Martin, Val Kilmes e a estrela da NBA Stephen Curry.

Seja em histórias políticas ou em retratos mais pessoais, os documentários produzidos pelo estúdio chamam a atenção ainda dos grandes streamings, tendo produções ocupando a grade da Netflix, Prime Video, Apple TV+ e Max.

Separamos os cinco melhores ou mais interessantes e que mostram essa variedade no catálogo do estúdio.


Amy (2015)

É difícil imaginar que Back to Black, a cinebiografia musical sobre Amy Winehouse que estreia em 2024 nos cinemas, consiga fazer jus ao que foi o breve período de tempo que a cantora esteve presente nas rádios, streamings e palcos. Amy, dirigido por Asif Kapadia - do ótimo Senna - é um retrato dolorido sobre uma das maiores estrelas da música dos últimos 20 anos. Amy amava demais e esperava o mesmo de alguns que nunca fizeram. O calvário envolvendo o relacionamento dela com o pai, o marido e a mídia humanizam ao extremo a diva que dominava os palcos.

Onde assistir: Disponível para aluguel e compra na Apple TV


Boys State (2020)

Quantas vezes você já ouviu a frase "só tem velho na política" ou a famosa "o futuro deste país está nas mãos dos jovens". O excelente Boys State pega essas duas máximas e põe à prova colocando jovens meninos entre 16 e 18 anos para formar partidos políticos, eleger candidatos entre eles e montar plataformas de governo. O documentário é um exercício fascinante da força que a "velha política" exerce na formação dos jovens e mesmo aqueles que se dizem liberais, uma hora também serão colocados contra a parede para tomar atitudes questionáveis. Uma nova visão, dos mesmos diretores, chamada Girls State já está disponível no Apple TV+.

Onde assistir: Disponível em streaming no Apple TV+


Occupied City (2023)

Passeando pela Amsterdã atual e contando histórias da ocupação nazista na cidade, Occupied City brilha nos maiores momentos de harmonia. Quando a fusão entre visual e som, entre passado e presente, gera uma sintonia, ela é capaz de transcender o tempo. Com a ajuda indispensável da montagem de Xander Nijsten, o filme de Steve McQueen alcança isso tanto no contraste de ouvir sobre os abusos com meninas holandesas enquanto vemos uma aula de balé infantil, quanto pela repetição histórica da infeliz necessidade de combater invasores — antes os nazistas, mais recentemente um vírus.

Onde assistir: Ainda indisponível no Brasil


De Palma (2015)

Às vezes, não é preciso inventar. A começar pelo título simples e direto do filme dirigido por Jake Paltrow e Noah Baumbach, De Palma só precisa colocar o lendário diretor da Nova Hollywood em foco e deixá-lo falar para nos entreter. Com comentários interessantes, divertidos, ácidos e por vezes sombrios (adjetivos facilmente transportados para seus filmes) Brian De Palma passa por sua filmografia com a leveza de alguém disposto a falar sobre tudo. Para cinéfilos, isso é mais do que o suficiente.

Onde assistir: Disponível em streaming no Globoplay e para compra e aluguel na Apple TV e Google Play


Steve! (2024)

Dirigido por Morgan Neville (e não produzido por Martin), STEVE! não chega exatamente no nível dos melhores docs sobre estrelas, mas tampouco é uma rasa exploração do que fez, e ainda faz, seu assunto ser tão interessante. Educado, mas não graduado, em filosofia, Martin está mais do que disposto a falar com franqueza, perspectiva e sinceridade sobre os altos e baixos de sua vida pessoal e profissional, muitas vezes rindo dos fracassos mais do que dos sucessos. Neville faz alguns desvios formais necessários para manter o filme cômico e dinâmico, inserindo colagens e animações para recriar e revisitar momentos. Nada mais justo. Seria inaceitável fazer algo chato sobre um dos homens mais divertidos do mundo.

Onde assistir: Disponível para streaming no Apple TV+

a24week-bar-1

Bem-vindo à #A24Week! De 22 a 25 de abril, os sites irmãos Omelete e Chippu estão passeando pela história do estúdio mais badalado do momento. Além de relembrar os principais filmes, destacar pérolas escondidas e analisar o sucesso da A24, também vamos lançar um ranking com os 24 melhores filmes do estúdio. Você pode acompanhar tudo no Omelete clicando aqui, e no Chippu clicando aqui.

a24
chippu-originals
steve-martin
amy-winehouse
occupied-city
netflix
apple-tv
prime-video
max
a24-week
amy
boys-state
de-palma

Você pode gostar

titleNetflix

Monstro: Charlie Hunnam surge como Ed Gein em bastidores da 3ª temporada

Ator vai viver o serial killer que inspirou Psicose e O Massacre da Serra Elétrica na série da Netflix

Alexandre Almeida e Matheus Ramos
21 de novembro de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Parthenope | Novo filme da A24 ganha trailer ao som de Trio Ternura

Filme de Paolo Sorrentino estreia em fevereiro nos EUA

Matheus Fiore e Leo Bahia
21 de novembro de 2024 - 1 min leitura
titleSéries e TV

Legalmente Loira | Caroline Dries, de Batwoman, será produtora da série prelúdio

Seriado do Prime Video vai mostrar Elle Woods no ensino médio

Caio Sandin e Matheus Ramos
19 de novembro de 2024 - 1 min leitura
titleHBO

Duna: Profecia alcançou 2,1 milhões de visualizações nos dois primeiros dias

Produção assumiu o horário de Pinguim na grade da HBO e da Max

Caio Sandin e Matheus Ramos
19 de novembro de 2024 - 1 min leitura