10 grandes filmes da A24 que você provavelmente não viu

10 grandes filmes da A24 que você provavelmente não viu

Catálogo da produtora vai muito além dos hits de terror e dramas premiados no Oscar

Caio Coletti
23 de abril de 2024 - 7 min leitura
Notícias

Se você conhece o nome A24, provavelmente já assistiu a filmes como A Bruxa, Hereditário, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo e Vidas Passadas - todos ótimos, inclusive! Mas acontece que a produtora e distribuidora lança muito mais filmes nos cinemas e no streaming todos os anos do que parece, e vários deles acabam ficando de lado enquanto outros roubam os holofotes.

LISTA: 24 melhores filmes da A24

Abaixo, reunimos 10 excelentes longas-metragens do catálogo da A24 que apostamos que você não viu. Confira.


10. Sharper: Uma Vida de Trapaças

Julianne Moore e Sebastian Stan estão entre os nomes mais proeminentes de Hollywood hoje em dia, então é um pouco estranho constatar que o filme que eles fizeram juntos, Sharper - Uma Vida de Trapaças, tenha sido tão pouco visto. Uma pena, até porque ele é um elegante thriller de trapaceiros com uma direção esperta de Benjamin Caron (Andor) e uma das melhores performances de Stan, perpetuamente tentando fugir do estigma de galã hollywoodiano, até hoje.

Onde ver: Apple TV+.


9. Um Monstro no Caminho

Lançado no mesmo ano em que A Bruxa fez da A24 uma voz importante no horror contemporâneo, esta pérola do diretor e roteirista Bryan Bertino (Os Estranhos) dá aula de como concentrar tensão em um único cenário. Na trama, a sempre excelente Zoe Kazan interpreta uma mãe divorciada que fica presa em uma estrada remota ao lado da filha quando o seu carro quebra - não só as duas precisam resolver seus problemas familiares, como também devem lidar com uma criatura aterrorizante que as ataca no meio da noite.

Onde ver: Disponível para aluguel e compra no Prime Video e na Apple TV


8. High Life: Uma Nova Vida

A venerável cineasta francesa Claire Denis foi para o espaço com este ótimo thriller psicossexual ambientado em uma nave tripulada por ex-criminosos que aceitaram uma missão espacial para diminuir suas penas. Com performances dedicadas de Robert Pattinson, Juliette Binoche e Mia Goth (pré-Pearl), é uma ficção científica com os pés firmemente plantados no chão, profundamente conectada à fisicalidade e à sexualidade dos seus personagens. E o final é antológico.

Onde ver: Disponível para compra na Apple TV


7.
Parceiros de Jogo

Antes de consagrar sua veia cômica com Deadpool, Ryan Reynolds fez tentativas valorosas de emprestar seu carisma para papéis dramáticos, nenhum deles melhor do que Curtis, o trapaceiro que protagoniza Parceiros de Jogo. Quando ele conhece um viciado em jogo perpetuamente azarado, Gerry (Ben Mendelsohn), a parceria entre os dois abre espaço para os cineastas Anna Boden e Ryan Fleck (pré-Capitã Marvel) interrogarem com sensibilidade a relação do imaginário estadunidense com o fracasso.

Onde ver: Disponível somente em mídia física.


6. Criaturas do Senhor

Venha para ver Paul Mescal no que é talvez seu último papel antes de super estrelato, fique para ser arrebatado por mais uma performance magistral de Emily Watson, provando de novo que é uma das melhores (e mais subestimadas) atrizes em atividade. Aqui, o personagem de Mescal volta para sua cidadezinha bem quando um caso de estupro e assassinato abala a comunidade ao seu redor. Sufocante, cheio de insight e surpreendentemente esperançoso.

Onde ver: Disponível para aluguel e compra no Prime Video e na Apple TV+.


5.
First Cow: A Primeira Vaca da América

Be gay, do crimes. Kelly Reichardt traça a origem protocapitalista da máxima do seu jeitinho subtextual em First Cow: A Primeira Vaca da América, embrulhando uma série de ideias subversivas em um conto dramático construído nos silêncios, nos posicionamentos dos personagens, nos momentos entre eles que não vemos. Entre história de amor condenada, thriller criminal e crítica social, Reichardt escolhe só sugerir e evocar tudo isso ao mesmo tempo. Funciona.

Onde ver: MUBI.


4.
The Humans

Esqueça os filmes rígidos inspirados em peças de teatro: The Humans mostra como dinamizar uma narrativa do palco ao apostar alto em reproduções dos chavões do terror para transmitir o pânico existencial do capitalismo tardio. Mesmo com atores dinâmicos como Beanie Feldstein e Steven Yeun em cena - nomes que normalmente concentrariam a atenção em si, e merecidamente -, trata-se de um filme que só funciona no coletivo, em proposta terrivelmente apropriada para o sistema que ele critica.

Onde ver: MUBI


3.
Oeste Sem Lei

Muito antes de Yellowstone colocar o faroeste em pauta novamente, John Maclean saiu dos videoclipes para a tela grande a fim de criar um dos melhores westerns revisionistas do século XXI. Dono de fotografia arrebatadora, o filme transforma o Velho Oeste idílico em uma paisagem de pesadelo para o jovem escocês interpretado com típico brilhantismo por Kodi Smit-McPhee. A violência do ethos estadunidense cruza o seu caminho na figura imprevisível do fora-da-lei Silas (Michael Fassbender).

Onde ver: Disponível somente em mídia física.


2.
Marcel, a Concha de Sapatos

Expandindo um personagem que virou fenômeno no YouTube, o animador Dean Fleischer Camp mergulha fundo em considerações sobre comunidade e solidão nesta versão em longa-metragem de Marcel, a Concha de Sapatos. Não só o filme faz jus à mitologia complexa e adorável que Camp criou para o personagem, como também cria um metacomentário muito oportuno sobre as distâncias encurtadas e ampliadas pela era da internet.

Onde ver: Telecine


1.
Oitava Série

Nenhum outro filme de amadurecimento entendeu a dolorosa inadequação da adolescência tão bem quando Oitava Série, estreia na direção do comediante Bo Burnham. De mínimos detalhes (a repetição do bordão “Gucci!” em diferentes tons durante o filme é o meu preferido) a grandes pinceladas tonais (o momento em que uma avalanche de sintetizadores marca a entrada do crush da protagonista em cena), o filme é uma viagem sentimental irredutível pelo potencial, angústia, aspiração e insegurança da juventude. E Elsie Fisher é um absurdo de atriz.

Onde ver: Disponível para aluguel e compra no Prime Video e na Apple TV+.

a24week
lista
chippu-originals
a24

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Sing Sing | Drama com Colman Domingo ganha data de estreia no Brasil

Filme foi lançado no Festival de Toronto em 2023

Alexandre Almeida e Matheus Ramos
18 de novembro de 2024 - 1 min leitura
titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titleFilmes e Cinema

Queer: Novo filme de Luca Guadagnino, com Daniel Craig, ganha pôster e data pra trailer

Produção será distribuída no Brasil pela Mubi

Alexandre Almeida
25 de outubro de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

O Brutalista: Favorito da A24 ao Oscar ganha trailer, pôster e data no Brasil

Filme é estrelado por Adrien Brody e Guy Pearce

Alexandre Almeida
25 de outubro de 2024 - 2 min leitura