
Acima de Qualquer Suspeita: Finalmente, quem é o culpado de matar Caroyln na série?
Série da Apple TV+ revelou, no último episódio, o responsável pelo crime

Notícias
O texto abaixo contém spoilers de Acima de Qualquer Suspeita
Após oito episódios agoniantes, finalmente sabemos quem matou Carolyn Pollhemus (Renate Reinsve) na série de Acima de Qualquer Suspeita da Apple TV+. Foi mesmo o Rusty Sabich de Jake Gyllenhaal? Foi sua esposa, vivida por Ruth Negga? Foi o promotor Tommy Molto, interpretado por um fantástico Peter Saarsgard?
Descubra depois do trailer abaixo.
Quem matou Caroyln na série de Acima de Qualquer Suspeita?
Em "O veredito," o último episódio da série, Rusty Sabitch é inocentado do crime de matar Carolyn Pollhemus no tribunal, e depois é revelado que, de fato, ele não matou sua amante e colega. Rusty, porém, foi o responsável por limpar a cena do crime e amarrar Carolyn como um assassino que ela mandou para cadeia fazia, assim desviando as suspeitas.
Ele fez isso acreditando que sua esposa, Barbara, tinha matado Caroyln, mas o último episódio de Acima de Qualquer Suspeita revela que foi a filha do casal, Jaden (Chase Infiniti), que assassinou a amante de seu pai num momento de raiva intensa. Jaden foi até a casa de Carolyn depois que seu pai saiu de lá na noite do assassinato, e tentou convencê-la a se afastar de Rusty. Carolyn até disse que faria isso, romanticamente, mas que seria impossível não manter contato porque ela estava grávida de seu filho.
Então, Jaden pegou o atiçador que é deixado na casa de Tommy e acertou Carolyn na cabeça. Ela fugiu, limpou o carro e enterrou a arma do crime. Numa das últimas cenas da temporada, ela confessa o que fez para seus pais, que ficam chocados e depois prometem nunca mais falar do assunto, com Rusty dizendo para a filha que foram seus erros que a levaram a cometer o assassinato, e que ela não tinha culpa.
Para falar isso, precisamos revelar qual é o final do livro original de Scott Turow e também da adaptação para o cinema estrelada por Harrison Ford nos anos 1990. A conclusão de ambos é a mesma, e é diferente da série.
Quando foi anunciado que Acima de Qualquer Suspeita viraria uma série, quem conhecia o livro e o filme já sabiam que, na trama original, Barbara é a responsável pelo assassinato, e Rusty descobre isso logo depois de ser inocentado, terminando chocado com o ato de sua esposa. Quando vemos um remake, já entramos na história, de certa forma, preparados para um final diferente, já que não há muitas razões para fazer a mesma coisa de novo.
Por isso, já era esperado que Barbara não seria a responsável pelo crime, e a série de David E. Kelly fez duas coisas boas para compensar essa previsibilidade. A primeira foi deixar Rusty menos charmoso. Gyllenhaal não repete Ford, que era intenso mas atraente. Seu Rusty é violento, impulsivo, egoísta. Era muito difícil acreditar que Ford seria o assassino no original (e por isso a tensão de que ele poderia ser o assassino foi tão eficaz), mas é muito fácil acreditar que o Rusty de Gyllenhaal poderia ter cometido o crime (por isso, a tensão de que ele poderia não ser o assassino foi tão eficaz).
O segundo acerto da série vem justamente na cena em que Jaden admite o crime. O momento começa com Rusty confrontando Barbara pois acredita que ela foi culpada, e confessando ter amarrado o cadáver de Carolyn. No original, Rusty fica chocado com a descoberta, mas aqui ele já vira a suspeita para Barbara, e adiciona um novo elemento com seu retorno à cena do crime.
O desequilibiro de Barbara ao ouvir isso é perceptível, graças à atuação fantástica de Ruth Negga, e quando parece que E. Kelly está invertendo a lógica emocional do final clássico, quando estamos desarmados, Jaden entra em cena, e ao invés de terminar com só Rusty abalado pelo crime cometido por um ente querido, a série de de Acima de Qualquer Suspeita termina deixando ambos pais com a carga emocional. Os dois terão que conviver com a realidade de que sua filha é a assassina.
acima-de-qualquer-suspeita
apple
jake-gyllenhaal
renate-reinsve
david-e-kelly
ruth-negga
peter-saarsgard
chase-infiniti
chippu-originals
Você pode gostar
Ruptura gerou mais de US$ 200M para Apple e América Latina tem maior audiência
Série já voltou fazendo barulho

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante
Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos
Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Ruptura volta aos escritórios da Lumen com trailer da 2ª temporada
Série retorna ao Apple TV+ em janeiro de 2025
