Ahsoka: Quem são as Irmãs da Noite, e o que está chamando Baylan Skoll?
Ahsoka teve a estreia live-action das Bruxas de Dathomir, e pelas teorias do fãs, pode até apresentar a entidade mais perigosa de Star Wars: Abeloth
Notícias
O post abaixo contém spoilers para "Muito, Muito Distante," sexto episódio de Ahsoka.
Mais um grupo de personagens marcantes nas animações de Star Wars fez sua estreia live-action. Em "Muito, Muito Distante," o sexto episódio de Ahsoka, tivemos nosso primeiro contato com as Irmãs da Noite, também conhecidas como as bruxas de Dathomir, e elas parecem ser apenas o primeiro passo de Dave Filoni na apresentação de alguns elementos místicos da(s) galáxia(s).
Quem são as Irmãs da Noite?
As Irmãs da Noite são, literalmente, bruxas. Para quem acompanha apenas os filmes, essa pode ser uma ideia nova. Mas Star Wars, afinal, sempre lidou com questões espirituais e habilidades sobrenaturais, e a existência do Lado Sombrio significa que mulheres manipulando esses poderes não é um grande exagero.
Naturais do planeta Dathomir, onde a sociedade é matriarcal e onde os Irmãos da Noite — como Maul e Savage Opress — eram tipicamente escravizados, elas são capazes de usar a Força de maneiras únicas, e seus poderes incluem reviver cadáveres como mortos-vivos e criar poções de poderosas curas e outras habilidades sombrias, que são tipicamente descritas como mágica e foram obtidos por causa de um pacto com a morte.
Elas não demonstram tanto desejo de dominar a galáxia quanto, digamos, os Sith, e se mantém mais reclusas. As Irmãs da Noite, porém, nunca seriam confundidas com heroínas. Suas atitudes são vilanescas e seus planos nefastos. Elas adoram a Deusa Alada, divindade da vida, e o Deus das Presas, que são a Filha e o Filho, as encarnações da Luz e do Lado Sombrio da Força.
Até então, acreditava-se que a sociedade das Irmãs da Noite tinha seu foco em Dathomir. Com "Muito, Muito Distante," descobrimos que as bruxas estabeleceram o Reino Bruxo dos Dathomirianos em Peridea, um planeta em outra galáxia. Segundo o ex-Jedi Baylan Skoll, esse reinado havia virado lenda após sua queda, e as Irmãs sobreviveram porque eram capazes de viajar entre as galáxias usando os purrgil, baleias que viajam no hiperespaço.
Como esse ponto da mitologia é novo, não se sabe ainda se as bruxas se originaram em Peridea, ou se são mesmo de Dathomir. Como o nome do reino é dos Dathomirianos, a segunda opção parece mais provável, a não ser que Filoni depois revele que o próprio nome do planeta Dathomir foi dado pelas bruxas.
O Reino Bruxo é apenas um dos mistérios que Peridea trouxe em sua primeira aparição. Lá conhecemos três Irmãs da Noite descritas como as Grandes Mães. Seus nomes são Lakesis, Klothow e Aktropaw (referências a Láquesis, Cloto e Átropos, as três irmãs do destino da mitologia grega que, como as Grandes Mães, usavam fios para ver o destino). Agora aliadas ao Grão Almirante Thrawn, elas estão a caminho da galáxia principal de Star Wars para ajudá-lo a estabelecer-se como Herdeiro do Império.
Mas... elas estão deixando algo para trás. Thrawn aparentemente explorou catacumbas com elas e está levando uma grande carga de volta, mas segundo Baylan Skoll, há um poder se revirando em Peridea, algo o chamando, e sua teoria é que as Irmãs da Noite têm medo dessa força. O que pode ser?
Bom, não sabemos ainda, mas uma teoria já está popular entre os fãs mais dedicados de Star Wars. Lembra do Filho e Filha? Eles foram destaque do arco "Mortis" da animação Star Wars: The Clone Wars, onde também fomos apresentados ao Pai, uma figura que representa o equilíbrio da Força. A resposta pode estar lá.
No antigo universo expandido de Star Wars, que deixou de ser cânone após a aquisição da Disney mas que ainda é usado como fonte de inspiração (Thrawn, originalmente, surgiu lá), há uma quarta figura em Mortis chamada, inicialmente, de Mãe. Ela eventualmente se corrompe e passa a se chamar Abeloth. Nos livros do cânone anterior, Abeloth é, de certa forma, a maior força do mal no universo, e a grande adversária de Luke e seus aliados anos após a queda de Palpatine.
É cedo demais para dizer se Filoni vai nos apresentar a uma ideia tão ousada em Star Wars. Abeloth é basicamente o equivalente ao anti-cristo nessa mitologia, a essência do caos, mas de certa forma, ela se encaixa bem na descrição de Baylan. Primeiro, Abeloth foi aprisionada, nas lendas, pelo Pai, Filho e Filha, se posicionando como adversária deles. Se as Irmãs da Noite adoram o Filho e a Filha, sua inimiga, e alguém de tanto poder, certamente lhes daria medo. Além disso, que lugar melhor para aprisionar algo do que em outra galáxia? Por fim, Baylan diz estar buscando um poder do "começo" para quebrar o ciclo de Luz e Sombras, e Abeloth é um ser primordial e antigo.
Se Baylan quer acabar com o ciclo de Jedi e Sith, então Abeloth, que no antigo cânone só é derrotada por uma aliança de ambos lados, parece a candidata ideal.
Novamente, estamos apenas especulando (o que é divertido!). No antigo universo expandido, há outras ameaças extragalácticas em Star Wars, como os Rakata (que já foram confirmados no novo cânone) e os Yuuzhan Vong. Esses dois, porém, são raças inimigas. A fala de Baylan sugere algo mais místico, algo que não seria nem mesmo aliado de Thrawn e das Irmãs da Noite. Por hora, teremos que esperar para saber mais.