Ainda Estou Aqui é selecionado como representante do Brasil no Oscar 2025

Ainda Estou Aqui é selecionado como representante do Brasil no Oscar 2025

Filme de Walter Salles já figura em diversas listas como um dos favoritos para concorrer ao prêmio

Alexandre Almeida
23 de setembro de 2024 - 3 min leitura
Notícias

A Academia Brasileira de Cinema anunciou na manhã desta segunda-feira que Ainda Estou Aqui, novo filme de Water Salles, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, será o representante do país no Oscar 2025. O filme concorria com Motel Destino, de Karim Aïnouz e outrs quatro filmes que chegaram na shortlist divulgada na última semana.

A primeira pré-lista de selecionados pela Academia de Cinema de Hollywood será divulgada em 17 de dezembro, enquanto os finalistas serão divulgados em 17 de janeiro de 2025.

Recentemente, o editor do The Hollywood Reporter, Scott Feinberg, fez uma lista avaliando os filmes que despontam como favoritos ao Oscar 2025. Dentre eles, Ainda Estou Aqui aparece em três categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Adaptado.

Além disso, a lista do THR ainda aponta Fernanda Torres muito próxima do Top 5 na categoria de Melhor Atriz, mostrando que haveria chances de indicação, além de Selton Mello, mas na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

Ainda Estou Aqui, o novo filme dirigido por Walter Salles, marca a reunião do diretor com Fernanda Montenegro após 26 anos do lançamento do clássico Central do Brasil. Confira o trailer oficial abaixo!


Primeiro filme Original Globoplay, Ainda Estou Aqui é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, sobre a história de sua família. O relato começa no início dos anos 70, quando um ato de violência muda a história da família Paiva para sempre.

“Estamos felizes de ir a Veneza com um filme tão pessoal. O livro de Marcelo me marcou profundamente, e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice," disse Salles. "No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras. Eunice, em sua contenção, traça uma forma de resistência incomum. O livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela reconstrução da memória de um país, o Brasil. Essa sobreposição entre o pessoal e o coletivo é uma das razões pelas quais quis fazer este filme. A busca da família Paiva se confunde com a luta pela redemocratização do Brasil."

Ainda Estou Aqui está na disputa por uma vaga para ser o filme que vai representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. A escolha sai no dia 23 de setembro.


oscar-2025
ainda-estou-aqui
walter-salles
fernanda-torres
selton-mello

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Emilia Perez: Aposta da Netflix para Oscar ganha trailer legendado com Selena Gomez e Zoe Saldaña

Filme estreia nos cinemas brasileiros, pela Paris Filmes, em 6 de fevereiro

Alexandre Almeida
23 de setembro de 2024 - 2 min leitura
titleProduções Nacionais

Ainda Estou Aqui é selecionado como representante do Brasil no Oscar 2025

Filme de Walter Salles já figura em diversas listas como um dos favoritos para concorrer ao prêmio

Alexandre Almeida
23 de setembro de 2024 - 3 min leitura
titleOscar

Site aponta 'Ainda Estou Aqui' em lista de favoritos ao Oscar de Melhor filme

Longa começa a figurar nas apostas dos principais veículos internacionais

Pedro Sobreiro
18 de setembro de 2024 - 2 min leitura
titleProduções Nacionais

Oscar 2025: Nova lista tem Ainda Estou Aqui e Motel Destino entre possíveis representantes do Brasil

Escolha final será definida no dia 23 de setembro

Alexandre Almeida
16 de setembro de 2024 - 1 min leitura