Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos

Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos

Toriyama marcou gerações ao escrever uma das séries japonesas mais populares dos últimos anos

Bruna Nobrega
8 de março de 2024 - 3 min leitura
Notícias

Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, umas das franquias mais importantes e influentes dos últimos anos, morreu aos 68 anos. A informação foi confirmada em uma nota através de seu estúdio de produção nesta sexta-feira (8).

Toriyama faleceu no dia 1º de março devido a um hematoma subdural, que acontece quando há um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. O funeral de Toriyama foi reservado apenas para a família.

"Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar. Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo", escreveu o Bird Studio no comunicado.

Nascido em 5 de abril de 1955 na cidade de Kiyosu, Akira Toriyama começou a se interessar pelos mangás ainda criança e, na época, já usava o desenho como forma de entretenimento.

Aos 23 anos, lançou oficialmente seu primeiro mangá, Wonder Island — A Ilha da Fantasia, sobre um antigo piloto kamikaze da Segunda Guerra Mundial que ficava preso na ilha da fantasia, mas foi com Dr. Slump, liberada entre 1980 e 1984, que Toriyama começou seu sucesso global.

A série seguia as aventuras de uma garota robô e seu criador, que viviam entre os habitantes bizarros da Vila Pinguim. Dr. Slump ficou conhecido por seu humor leve e suas referências a cultura pop, vendendo mais de 35 milhões de cópias no Japão.

Também no começo dos anos 1980, inspirado por seu amor aos filmes de kung fu, o mangaká criou, escreveu e ilustrou a série Dragon Boy, que mas tarde se tornaria Dragon Ball. A série contava a história de Goku, que está treinando artes marciais, conhece uma garota chamada Bulma e se junta a ela em sua busca pelas sete Dragon Balls apra defender a Terra contra os Saiyans.

Imediatamente, Dragon Ball se tornou um sucesso massivo, vendendo mais de 150 milhões de cópias no Japão e se tornando um dos mangás mais vendidos de todos os tempos. Com o sucesso, o estúdio Toei Animation decidiu transformar a história em uma série animada e os primeiros episódios começaram a ser exibidos em 1986 até 1989. No mesmo ano, a sequência, Dragon Ball Z, entrou no ar e seguiu até 1996. Mais tarde, diversos animes e filmes continuaram a ser feitos.

Toriyama se tornou um dos criadores de mangá mais conhecidos e amados do Japão, dando ao mundo personagens queridos como Goku, Piccolo, Bulma e Krillin e influenciando gerações com uma franquia multimídia que continua ganhando novas histórias e fãs ao redor do mundo.

akira-toriyama
dragon-ball

Você pode gostar

titleAnime

Dragon Ball Daima revela o nome do Supremo Senhor Kaioh

Spoilers do anime à frente!

Bruno Silva e Matheus Ramos
22 de novembro de 2024 - 1 min leitura
titleNetflix

Dragon Ball Daima terá lançamento global pela Netflix, incluindo no Brasil

No Brasil, anime será exibido também por Max e Crunchyroll

Guilherme Jacobs
4 de outubro de 2024 - 3 min leitura
titleAnime

Dragon Ball Daima: Série ganha sinopse oficial com retorno de vilão clássico

Série chegará ao Brasil simultaneamente ao Japão

Pedro Sobreiro
2 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titleAnime

Dragon Ball Daima: Série será exibida pelo Crunchyroll e pelo Max no Brasil

Episódios chegarão ao Max oito dias depois do Crunchyroll

Pedro Sobreiro
2 de outubro de 2024 - 1 min leitura