Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos
Toriyama marcou gerações ao escrever uma das séries japonesas mais populares dos últimos anos
Notícias
Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, umas das franquias mais importantes e influentes dos últimos anos, morreu aos 68 anos. A informação foi confirmada em uma nota através de seu estúdio de produção nesta sexta-feira (8).
Toriyama faleceu no dia 1º de março devido a um hematoma subdural, que acontece quando há um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. O funeral de Toriyama foi reservado apenas para a família.
"Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar. Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo", escreveu o Bird Studio no comunicado.
Nascido em 5 de abril de 1955 na cidade de Kiyosu, Akira Toriyama começou a se interessar pelos mangás ainda criança e, na época, já usava o desenho como forma de entretenimento.
Aos 23 anos, lançou oficialmente seu primeiro mangá, Wonder Island — A Ilha da Fantasia, sobre um antigo piloto kamikaze da Segunda Guerra Mundial que ficava preso na ilha da fantasia, mas foi com Dr. Slump, liberada entre 1980 e 1984, que Toriyama começou seu sucesso global.
A série seguia as aventuras de uma garota robô e seu criador, que viviam entre os habitantes bizarros da Vila Pinguim. Dr. Slump ficou conhecido por seu humor leve e suas referências a cultura pop, vendendo mais de 35 milhões de cópias no Japão.
Também no começo dos anos 1980, inspirado por seu amor aos filmes de kung fu, o mangaká criou, escreveu e ilustrou a série Dragon Boy, que mas tarde se tornaria Dragon Ball. A série contava a história de Goku, que está treinando artes marciais, conhece uma garota chamada Bulma e se junta a ela em sua busca pelas sete Dragon Balls apra defender a Terra contra os Saiyans.
Imediatamente, Dragon Ball se tornou um sucesso massivo, vendendo mais de 150 milhões de cópias no Japão e se tornando um dos mangás mais vendidos de todos os tempos. Com o sucesso, o estúdio Toei Animation decidiu transformar a história em uma série animada e os primeiros episódios começaram a ser exibidos em 1986 até 1989. No mesmo ano, a sequência, Dragon Ball Z, entrou no ar e seguiu até 1996. Mais tarde, diversos animes e filmes continuaram a ser feitos.
Toriyama se tornou um dos criadores de mangá mais conhecidos e amados do Japão, dando ao mundo personagens queridos como Goku, Piccolo, Bulma e Krillin e influenciando gerações com uma franquia multimídia que continua ganhando novas histórias e fãs ao redor do mundo.