Alien: Como assistir aos filmes em ordem cronológica

Alien: Como assistir aos filmes em ordem cronológica

Prequels foram lançados mais de 30 anos depois do filme original de Ridley Scott

Alexandre Almeida
21 de agosto de 2024 - 9 min leitura
Notícias

Alien: Romulus, novo filme da franquia, já está nos cinemas e teve um bom primeiro final de semana em bilheterias. O filme vem conquistando novos fãs, que até então, nunca haviam assistido outros filmes da franquia ou tinham visto apenas os últimos lançamentos.

CRÍTICA: Alien: Romulus volta ao espírito do filme original para continuação visceral, violenta e ousada

Não existe uma forma certa de assistir aos filmes de Alien. Claro, seguir a numeração dos filmes é importante para a continuidade, então, caso ainda não tenha visto nenhum dos filmes, começar com o filme de 1979 e seguir com o de James Cameron é uma experiência que, podemos garantir, você não vai se arrepender.

Entretanto, com Romulus se passando entre as histórias de Alien e Aliens, o Resgate, fica interessante acompanhar a história dos Xenomorfos e a jornada de Ripley (Sigourney Weaver) em ordem cronológica, seguindo os anos da história. E fizemos a ordem correta para você assistir.

Vale lembrar que em 2025 estreia a série Alien: Earth, que será a primeira na cronologia geral da série, aparentemente ambientado em 2092, ou seja, 30 anos antes do filme original e um ano antes do primeiro filme da nossa lista.

Alien Earth:Série do FX exibe teaser trailer antes de Alien: Romulus, assista

Prometheus


Prometheus foi o quinto filme lançado, mas se passa no ano de 2093, sendo a primeira história dessa franquia. É também o filme mais mais divisivo já lançado. O prequel de Alien fez grande parte do público torcer o bico. Ridley Scott retornou mais de três décadas depois para adicionar um quê de “Eram os Deuses Astronautas”, de Erich von Däniken, na fórmula já consagrada. A equipe da nave Prometheus viaja até o outro lado da galáxia para tentar encontrar evidências de que somos criações de uma raça alienígena superior e a resposta que eles encontram é totalmente contrária. Os temas de criação, fé, deuses, magnatas em busca de mais poder… estão espalhados pela obra de Ridley Scott e aqui, ele tenta misturar isso com as temáticas, principalmente o feminino, da franquia Alien. Soma-se ainda um punhado de atores de primeiro escalão de Hollywood, com Michael Fassbender, Charlize Theron e Idris Elba, nomes atualmente mais conhecidos como Benedict Wong, Sean Harris e Logan Marshal-Green, uma fotografia linda e excelentes efeitos especiais.


Alien Covenant


Continuação de Promtheus se passa 11 anos depois, no ano de 2104 e Ridley Scott segue em busca de explicar a origem dos xenomorfos. Quando uma nave de colonos capta um misterioso sinal vindo de um sistema solar próximo, eles decidem ir até lá investigar e acabam presos num planeta onde o patógeno apresentado no filme anterior é uma ameaça. O grande problema aqui é a equipe que acompanhamos. Todos são cientistas ou têm diversos méritos para comandar uma gigantesca arca de noé. O filme ainda mostra porque Ridley Scott é um dos grandes diretores vivos. A qualidade técnica é gritante e as cenas com Michael Fassbender fazem o tempo valer a pena.


Alien - O Oitavo Passageiro


Alien - O Oitavo Passageiro começa a jornada de Ellen Ripley (Sigourney Weaver) contra as criaturas alienígenas, 18 anos depois dos acontecimentos de Alien Convenant, em 2122. Considerado por muito como o melhor filme de terror e ficção-científica já feito, o primeiro Alien segue uma daquelas histórias inacreditáveis de talentos incomparáveis se reunindo. Há o veterano de efeitos especiais Dan O'Bannon e Ronald Shusset construindo um roteiro que seria melhorado por Walter Hill, responsável pelas questões de classe abordadas, e trazido à vida pela direção de arte digna de pesadelos de H.R. Giger, até ser encenado por Ridley Scott com a ajuda de Sigourney Weaver. Na história, uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser e carrega dentro dele um mal que vai tentar exterminar toda a tripulação.

Alien: Romulus


20 anos depois do final de Alien - O Oitavo Passageiro, Alien: Romulus se passa em 2142 e marca um retorno ao formato clássico da franquia, com foco em personagens que são basicamente trabalhadores de colarinho azul (ou inferior), que se ferram graças aos experimentos da Weyland-Yutani que busca, numa palavra, lucro. Dirigido por Fede Álvarez, o filme segue os ritmos e até a estrutura do original (incluindo um embate final inesperado), mas sua força está em beber de toda a franquia, incluindo coisas controversas como Prometheus, para criar visuais assustadores e contar uma história sobre pessoas comuns.


Aliens, O Resgate


O segundo filme dá franquia dá um grande salto no tempo, se passando 57 anos depois do original e 37 anos depois de Romulus, no ano de 2179. Ellen Ripley deixou de ser comandada por Ridley Scott para cair nas mãos do cara que havia feito O Exterminador do Futuro. James Cameron transforma o terror espacial de Scott em uma grande aventura de ação, com seus soldados caricatos e, claro, um ponto perfeito para a mudança na protagonista: a introdução de Newt, a única sobrevivente da colônia de onde Ripley fugiu no primeiro filme. É um espetáculo à parte. Cameron utiliza toda a sua genialidade para aumentar o escopo das criaturas, cria tensão com uma maior utilização dos facehuggers e coloca Ripley no meio da ação, lidando com o grupo militar, protegendo a criança e tendo seus atritos com o andróide vivido por Lance Henriksen.

Alien 3


O problemático filme de David Fincher segue de perto Aliens, O Resgate, se passando no mesmo ano de 2179. O diretor sempre disse que este filme não é dele, enfrentando diversos problemas de produção, como filmagens sem roteiro e cancelamento em pré-produção. Tudo isso é perceptível em tela. O filme descarta logo de cara o final do filme anterior e joga Ripley em um planeta com uma colônia penal com homens que sofrem da síndrome do cromossomo Y duplo, o que os torna predispostos a serem brutais e cometerem assassinatos e estupros. Charles Dance - o Tywin Lannister - também está no filme, que ainda assim tem boas cenas com o xenomorfo.


Alien - A Ressurreição


A maior distância entre um capítulo da série Alien está neste filme de 1997, dirigido por Jean-Pierre Jeunet. Alien - A Ressurreição se passa 202 anos após o terceiro filme, no ano de 2381. Ellen Ripley voltou dos mortos, dessa vez como um clone e o filme parte para contar algo que era previsto nas outras histórias: a criação em cativeiro dos aliens para uso científico/militar. Claro, tudo dá errado e 12 xenomorfos são soltos em uma nave. Além deles, uma rainha Alien, gerada junto com o clone de Ripley, que aqui também tem sangue ácido, sente a presença das “crias” e tem que andar com uma espécie de “Guardiões da Galáxia”, entre eles, Ron Perlman e Winona Ryder.

alien
alien-romulus
alien-earth
prometheus
alien-covenant
chippu-originals

Você pode gostar

titleSenhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis: Qual a magia dos Anéis de Poder?

Segunda temporada da série do Prime Video fez mais adaptações nas histórias da Terra-Média

Matheus Rodrigues
12 de setembro de 2024 - 4 min leitura
titleCríticas

Crítica: Robô Selvagem é uma emocionante história sobre maternidade e pertencimento

DreamWorks abraça sua nova estética e entrega melhor animação do ano (até agora)

Alexandre Almeida
10 de setembro de 2024 - 4 min leitura
titleCríticas

Conclave: Edward Berger transforma eleição do Papa em um fantástico thriller de espionagem

Ralph Fiennes brilha como um cardeal dividido entre a articulação política e seu papel no futuro do Vaticano

Alexandre Almeida
10 de setembro de 2024 - 4 min leitura
titleCríticas

'Todo o Tempo que Temos' é drama sem muitas novidades, ancorado pelo carisma de Andrew Garfield e Florence Pugh

Filme arrancou lágrimas e suspiros dos espectadores no Festival de Toronto

Alexandre Almeida
9 de setembro de 2024 - 4 min leitura