Alien: Ranking de todos os filmes da franquia
Qual é o melhor filme da franquia Alien? Descubra com nosso ranking
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Com a chegada de Alien: Romulus, chegou a hora de fazermos um ranking entre todos os filmes da franquia, escolhendo entre os sete filmes da linha principal - já contando com o novo, dirigido por Fede Alvarez -, além dos crossovers com a outra ameaça espacial: Predador.
Crítica: Alien: Romulus volta ao espírito do filme original para continuação visceral, violenta e ousada
Os filmes que nasceram lá em 1979, com o filme de Ridley Scott, já passaram pelas mãos de James Cameron, David Fincher, retornaram para seu criador, para contar os prelúdios dessa história, e agora encontra no diretor de terror uruguaio uma nova esperança de continuação nos cinemas.
Explicado: Alien: Romulus tem curiosa conexão com Prometheus, entenda
Mas qual o melhor e qual o pior? Fizemos a lista abaixo:
9 - Aliens vs Predador 2: Requiem
O fundo do poço que já colocaram os xenomorfos e o Predador. Uma história sem nada original sobre as criaturas caindo no meio do Colorado, que só prova que o filme anterior era o máximo que essa ideia poderia chegar. Gore excessivo e totalmente gratuito, uma montagem bizarra - para dizer o mínimo - e personagens mais rasos que um pires. Bom, se você está vendo Alien vs Predador, o que menos importa é qualquer tipo de desenvolvimento de personagem, mas errar até na ação e no terror? Aí não dá para aceitar. - Alexandre Almeida
8 - Alien vs Predador
Os mesmos problemas da continuação. Personagens ruins e cenas de ação dignas dos piores clipes musicais dos anos 2000. Se há alguma coisa no mínimo interessante aqui é o simples fato de vermos as duas criaturas icônicas saindo no tapa, algo que foi colocado como um easter-egg em Predador 2 - que também não é lá essas coisas - e nunca havia sido mostrado no cinema. Mas no final fica aquela pergunta: precisava? - Alexandre Almeida
7 - Alien - A Ressurreição
Caminhando para o final dos anos de 1990, Ellen Ripley voltou dos mortos, dessa vez como um clone, 200 anos depois dos acontecimentos de Alien 3. Com roteiro (bem alterado) de Joss Whedon e os (bons) efeitos especiais comandados por Pitof - diretor da bomba nuclear Mulher-Gato -, o filme parte para contar algo que era previsto nas outras histórias: a criação em cativeiro dos aliens para uso científico/militar. Claro, tudo dá errado e 12 xenomorfos são soltos em uma nave. Além deles, uma rainha Alien, gerada junto com o clone de Ripley, que aqui também tem sangue ácido, sente a presença das “crias” e tem que andar com uma espécie de “Guardiões da Galáxia” mal construído. Entre eles, Ron Perlman e Winona Ryder. - Alexandre Almeida
6 - Alien3
David Fincher sempre disse que este filme não é dele. Primeiro longa do diretor, o filme enfrentou diversos problemas de produção, como filmagens sem roteiro e cancelamento em pré-produção. Tudo isso é perceptível em tela. O filme descarta logo de cara o final de Aliens - O Resgate e joga Ripley em um planeta com uma colônia penal com homens que sofrem da síndrome do cromossomo Y duplo, o que os torna predispostos a serem brutais e cometerem assassinatos e estupros. O desenvolvimento da história é fraquíssimo, com personagens secundários que imitam comportamentos de obras populares como Mad Max e Robocop. O lado violento e a questão da colônia penal nunca mostram motivos para estar no roteiro e o único bom personagem ao lado de Ripley, interpretado por Charles Dance - o Tywin Lannister - é descartado rapidamente. O grande mérito do filme está no xenomorfo e na forma ágil que conseguimos vê-lo nas cenas de ação. - Alexandre Almeida
5 - Alien Covenant
Ridley Scott continua aqui a sua saga para explicar a origem dos xenomorfos, dando sequência aos acontecimentos de Prometheus. Quando uma nave de colonos capta um misterioso sinal vindo de um sistema solar próximo, eles decidem ir até lá investigar e acabam presos num planeta onde o patógeno apresentado no filme anterior é uma ameaça. O grande problema aqui é a equipe que acompanhamos. Todos são cientistas ou têm diversos méritos para comandar uma gigantesca arca de noé. Entretanto, no primeiro susto, todos passam a ser personagens histéricos, sem nenhuma calma ou estratégia para os próximos passos. A cena que a nave de transporte explode é de rachar de rir. Dito isso, o filme ainda mostra porque Ridley Scott é um dos grandes diretores vivos. A qualidade técnica é gritante e as cenas entre Walter e David (ambos Michael Fassbender) fazem o tempo valer a pena. - Alexandre Almeida
4 - Prometheus
Talvez o filme mais divisivo de toda a franquia. O prequel de Alien sofreu com o marketing errado e com a não-presença dos xenomorfos na história, o que fez grande parte do público torcer o bico. Ridley Scott retorna ao mundo de Alien mais de três décadas depois para adicionar “Eram os Deuses Astronautas”, de Erich von Däniken, na fórmula. A equipe da nave Prometheus viaja até o outro lado da galáxia para tentar encontrar evidências de que somos criações de uma raça alienígena superior e a resposta que eles encontram é totalmente contrária. Os temas de criação, fé, deuses, magnatas em busca de mais poder… estão espalhados pela obra de Ridley Scott e aqui, ele tenta misturar isso com as temáticas, principalmente o feminino, da franquia Alien. Soma-se ainda um punhado de atores de primeiro escalão de Hollywood, com Michael Fassbender, Charlize Theron e Idris Elba, nomes atualmente mais conhecidos como Benedict Wong, Sean Harris e Logan Marshal-Green, uma fotografia linda e excelentes efeitos especiais. É um “tem que ver” da série de filmes. - Alexandre Almeida
3 - Alien: Romulus
No espírito, Alien: Romulus é um retorno ao formato clássico da franquia, com foco em personagens que são basicamente trabalhadores de colarinho azul (ou inferior) que se ferram graças aos experimentos da Weyland-Yutani que busca, numa palavra, lucro. Dirigido por Fede Álvarez, o filme segue os ritmos e até a estrutura do original (incluindo um embate final inesperado), mas sua força está em beber de toda a franquia, incluindo coisas controversas como Prometheus, para criar visuais assustadores e contar uma história sobre pessoas comuns. - Guilherme Jacobs
2 - Aliens: O Resgate
Sete anos depois da estreia do Alien original, Ellen Ripley deixou de ser comandada por Ridley Scott para cair nas mãos do cara que havia feito O Exterminador do Futuro. James Cameron transforma o terror espacial de Scott em uma grande aventura de ação, com seus soldados caricatos e, claro, um ponto perfeito para a mudança na protagonista: a introdução de Newt, a única sobrevivente da colônia de onde Ripley fugiu no primeiro filme. É um espetáculo à parte. Cameron utiliza toda a sua genialidade para aumentar o escopo das criaturas, cria tensão com uma maior utilização dos facehuggers e coloca Ripley no meio da ação, lidando com o grupo militar, protegendo a criança e tendo seus atritos com o andróide vivido por Lance Henriksen. Se isso não foi um vislumbre do futuro em Exterminador do Futuro 2, eu não sei o que é. Aliens, O Resgate tornou a obra tão popular, que até hoje há uma grande discussão se ele é ou não o melhor da franquia. - Alexandre Almeida
1 - Alien - O Oitavo Passageiro
O melhor filme de terror já feito? Possivelmente. O melhor filme de ficção-científica já feito? Também é possível. É o melhor filme já feito? O céu é o limite!
Exageros (será?) à parte, o primeiro Alien segue uma daquelas histórias inacreditáveis de talentos incomparáveis se reunindo. Há o veterano de efeitos especiais Dan O'Bannon e Ronald Shusset construindo um roteiro que seria melhorado por Walter Hill, responsável pelas questões de classe abordadas, e trazido à vida pela direção de arte digna de pesadelos de H.R. Giger, até ser encenado por Ridley Scott com a ajuda de Sigourney Weaver. Gerou-se algo que critica a sociedade corporatizada enquanto trata, nos visuais e no subtexto, da violência contra a mulher e, no processo, pinta um dos mais ricos e assombrosos universos do cinema. Algo capaz de ser desdobrado em todos os filmes dessa lista. Um clássico. - Guilherme Jacobs