Barbie Explicado: O que acontece no final do filme? Tem cena pós-créditos?
Barbie chega aos cinemas nesta quinta-feira (20)
Notícias
[Atenção: Este post contém spoilers de Barbie, continue lendo por sua conta e risco]
Depois de muita expectativa, Barbie finalmente chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20). No filme, acompanhamos a aventura da protagonista interpretada por Margot Robbie para tentar voltar a ser perfeita após sua vida começar a apresentar falhas, como pensamentos sobre morte, celulites no corpo e pés chatos.
Para buscar a resposta, Barbie, então, vai para o Mundo Real tentar encontrar a menina que está brincando com ela. De acordo com a Barbie Esquisita (Kate McKinnon), suas falhas seriam resultado de sua conexão com a garota, que estaria vivendo momentos difíceis e passando seus sentimentos para a boneca.
Em um primeiro momento, a protagonista acredita que a menina seja Sasha (Ariana Greenblatt), mas, depois, descobre que quem estava brincando com ela era, na verdade, a mãe da garota, Gloria (America Ferrera).
Gloria estava realmente vivendo um momento triste com o trabalho, os problemas do dia a di o distanciamento da filha. Foram esses sentimentos que acabaram sendo transferidos para a Barbie e causaram as “falhas”.
Em meio a isso, Ken (Ryan Gosling) também vai para o Mundo Real e, lá, descobre a ideia de patriarcado e um lugar onde os homens são muito mais respeitados do que na Barbielândia. Ele, então, decide voltar para o mundo fantasioso e transformá-lo no Reino do Ken.
O que acontece no final de Barbie?
Nos momentos finais do filme, Barbie volta para a Barbielândia com Sasha e Gloria e se espanta ao ver que sua casa foi invadida e que todas as Barbies que eram super poderosas e independentes estão agora apenas servindo os Ken.
Sem saber o que fazer, ela entra em depressão e desiste de tentar salvar a si mesma e a Barbielândia, até que Gloria faz um discurso impactante sobre o papel da mulher na sociedade e todas as dificuldades que acompanham isso.
Barbie finalmente ganha esperanças e, ao lado de Gloria, Sasha, a Barbie Esquisita e a Barbie Escritora, elas bola um plano para tirar as outras Barbies do transe do Reino do Ken e voltar o mundo ao normal.
O plano envolve colocar uma Barbie já consciente para distrair os Kens, enquanto Gloria repete o mesmo discurso para recuperar a mente das outras Barbies. Depois disso, elas se juntam para colocar um Ken contra o outro para que eles percam a votação da nova constituição e elas possam recuperar o controle da Barbielândia.
>> Barbie é uma divertida busca por significado em meio à objetificação - Crítica do Chippu
A ideia dá certo e tudo volta ao normal… mais ou menos. Ken não está pronto para voltar a ser apenas o “namorado da Barbie”, então eles decidem se separar para que o personagem de Gosling possa encontrar o próprio caminho e descobrir quem ele é.
Já Barbie percebe que não quer mais ser a Barbie Estereotípica e viver todos os dias da mesma forma. Ela quer ser uma influência mais ativa para as mulheres e trazer um pouco mais de igualdade para o Mundo Real.
É aí que temos uma cena muito emocionante na qual ela conversa com o fantasma de sua criadora, Ruth Handler (Rhea Perlman). A fundadora da Mattel diz que não vai ficar decepcionada pela decisão da boneca, mas a aconselha sobre todas as consequências de ser humana: desde a realidade mais brutal do mundo até ela precisar encarar a morte algum dia. Mesmo com os desafios, Barbie aceita a mudança e se torna humana.
Sasha e Gloria fazem as pazes como mãe e filha e ajudam a adaptação da Barbie para o mundo real, enquanto as outras Barbies entram em um acordo para que os Kens tenham um pouco mais de participação na Barbielândia.
Não, o filme não tem cena pós-créditos.
Vai ter continuação?
Apesar de não ter nenhuma confirmação, o filme de Greta Gerwig dá espaço para um desenvolvimento da história. Daria para vermos o Ken buscando sua própria identidade e como a Barbie vai lidar com o Mundo Real.
Com o sucesso que o filme fez na bilheteria, não é difícil que a Warner Bros. e a Mattel busquem repeti-lo em uma sequência.