Damian Wayne: Entenda quem é o Robin escolhido por James Gunn para seu filme do Batman
Filme de James Gunn para o novo Universo DC, Batman e Robin vai apresentar o filho de Bruce Wayne
Notícias
The Brave and The Bold (Os Bravos e Destemidos), recém-anunciado filme de Batman e Robin, que fará parte da primeira leva de filmes do novo Universo DC de James Gunn e Peter Safran, CEOs do DC Studios, vai apresentar o filho de Bruce Wayne, Damian Wayne, como o Menino Prodígio dos cinemas.
Conhecidos como a dupla dinâmica, Batman e Robin são a mais popular combinação de herói e ajudante dos quadrinhos. Na DC Comics, Bruce Wayne regularmente está acompanhado de um aprendiz e possível sucessor. A versão mais conhecida do Menino Prodígio é Dick Grayson, que nas HQs eventualmente se torna o Asa Noturna e já chegou a substituir Bruce quando este foi morto.
No filme de Gunn, porém, Robin será Damian Wayne, o quarto garoto a assumir o papel depois de Grayson, Jason Todd e Tim Drake. Como o nome já diz, Wayne é filho de Bruce Wayne, e sua mãe é Talia al Ghul, filha do vilão Ra's Al Gul, líder da Liga das Sombras.
Damian apareceu primeiro como um bebê em Batman: Filho do Demônio, HQ de 1987 de Mike Barr e Jeremy Bingham, onde Bruce engravida Talia Al Ghul, que mente para Cavaleiro das Trevas dizendo ter tido um aborto espontâneo. O garoto então nasce, e é deixado num orfanato. Entretanto, o crédito pela criação do personagem é tipicamente dado ao roteirista Grant Morrison, que não só deu o nome do garoto, como também o colocou como Robin e definiu sua personalidade durante sua histórica saga escrevendo o quadrinho do Batman que foi de 2006 até 2014.
Sua origem foi adaptado em 2014 para o filme animado Filho do Batman, disponível no HBO Max.
Explosivo e impulsivo, Damian não compartilha da regra de não matar do pai, o que tende a gerar muito drama entre os dois. Com o pai herói e a mãe vilã, o rapaz, que também já passou pelos Jovens Titãs e formou parcerias com o filho do Superman, vive sendo puxado para um lado e para o outro, e precisa decidir que tipo de pessoa será quando crescer. Assim como Dick, Damian também chegou a assumir o manto de Batman os quadrinhos.
Antes disso, porém, Damian e Dick trabalharam juntos. Durante os anos de Morrison escrevendo Batman, quando Wayne foi dado como morto, Dick Grayson assumiu o manto do protetor de Gotham e Damian atuou ao seu lado, muitas vezes frustrado porque outro aprendiz estava no lugar de seu pai. Eventualmente, os dois se acertaram e formaram uma das mais divertidas versões da dupla dinâmica.
Como Batman, Damian operou numa Gotham futurista e pós-apocalíptica, e na continuidade de Morrison, chegou a treinar o Batman do Futuro, Terry McGinnis.