RIP Kevin Conroy: 5 atuações que mostram por que ele é o melhor Batman de todos
Das animações aos videogames, não há outro Batman como Kevin Conroy
Notícias
Meu Batman favorito morreu. Kevin Conroy, que interpretou o personagem em 60 produções, faleceu na última quinta-feira (10) aos 66 anos, e encerrou uma incrível jornada de 30 anos como o herói mais popular da DC Comics. Seu tempo como voz de Bruce Wayne começou em 1992 com a seminal Batman: A Série Animada. Foram 15 filmes, incluindo o aclamado Batman: A Máscara do Fantasma, 15 séries animadas, 100 horas de televisão e mais de 20 videogames, como a trilogia Batman: Arkham Asylum.
Não há outro Batman como ele. Nem em live-action.
Conroy não só estabeleceu para sempre o tom grave da voz de Bruce Wayne, incluindo a versão mais imponente e assustadora quando o bilionário veste o capuz, como também tratou a figura como uma pessoa tridimensional. Não é preciso falar muito da sua capacidade para intimidar. Ele era a Vingança muito antes de Robert Pattinson.
Conroy, contudo, nunca tratou Batman como um arquétipo. Ele entendia Bruce Wayne como um homem quebrado, e o Hoemm-Morcego como sua maneira de lidar com trauma. Apesar do poder de sua voz, ou através dele, Conroy não tinha medo de mostrar protagonista como alguém vulnerável, de permiti-lo chorar e se desesperar. Ele só atuou uma vez como Bruce Wayne num projeto live-action, mas sua dublagem deixava o filho de Gotham mais real do que qualquer ator em carne e osso conseguia.
Sério, quem mais fez uma cena assim? Quem mais encarnou (num desenho), a incorruptibilidade do Batman, como Conroy faz nessa cena de Liga da Justiça Sem Limites, escolhendo confortar uma criança perigosíssima cujo poder telepático estava prestes a causar um aneurisma, e não matá-la logo? Ela era solitária, e disso ele entendia.
Posso ficar aqui por horas descrevendo todos os grandes momentos de Conroy como Batman. Ninguém fez o que ele fez. Conroy/Batman é uma combinação que merece ser mencionada ao lado de Christopher Reeve/Superman, Hugh Jackman/Wolverine, Robert Downey Jr./Homem de Ferro. Na verdade, nenhum deles pode dizer ser tão parte da mitologia e ter informado tanto a linguagem do seu papel como fez Kevin Conroy.
Por isso, deixo 5 recomendações essenciais de trabalhos com a voz icônica de Kevin Conroy como Batman. Obrigado por tudo.
Trilogia Batman: Arkham
Sem dúvidas seu trabalho mais famoso fora das animações. Bebendo diretamente da Gotham criada por Paul Dini e Bruce Timm na Série Animada clássica, a Rocksteady fez três jogos fantásticos com Conroy no centro. Em Batman: Arkham Asylum, Arkham City e Arkham Knight, ele passou por uma espécie de renascimento e relembrou a todos por que é o Batman dos Batman. Ah, e ele pôde contracenar com o Coringa de Mark Hamill novamente.
Onde jogar: Os jogos Batman: Arkham estão disponíveis para jogar nos consoles e PCs.
Batman do Futuro
Depois de ter sido Batman, Kevin Conroy foi "apenas" Bruce Wayne com Batman do Futuro, a série animada que continua os eventos do desenho clássico agora numa Gotham City futurista, quando Bruce não consegue mais lutar contra o crime e precisa treinar o jovem Terry McGinnis. Aqui, Conroy é mais brutal, mais fechado, mas não deixa de ser uma presença instantaneamente reconhecível. Ah, e não esqueça o filme Batman do Futuro: O Retorno do Coringa.
Onde assistir: Batman do Futuro está disponível no HBO Max
Liga da Justiça/Liga da Justiça Sem Limites
Muito antes de universos compartilhados se tornarem uma moda, Paul Dini e Bruce Timm expandiram o mundo da série animada do Batman e do Superman com a dupla de animações Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, que tinham o Batman, claro, no centro. Conroy atuou como o herói enquanto o Universo DC literalmente ganhava vida através das séries.
Onde assistir: Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites estão disponíveis no HBO Max
Batman: A Máscara do Fantasma
Na corrida para melhor filme do Batman (não só melhor filme animado), Batman: A Máscara do Fantasma foi até lançado nos cinemas na época, um atestado do sucesso da versão do personagem dublada por Conroy. Indo da origem do personagem até um dos seus confrontos mais pessoais com o Fantasma, o longa-metragem entende, como poucos, o significado do Cavaleiro das Trevas, assim como suas razões.
Onde assistir: Batman: A Máscara do Fantasma está disponível no HBO Max
Batman: A Série Animada
Não há pra onde ir. De 1992 até 1996, Batman: A Série Animada definiu o personagem para todo o resto da história. Da criação de Arlequina aos clássicos episódios com Sr. Frio e Coringa, Paul Dini e Bruce Timm fizeram o que muitos (incluindo este que vos escreve) consideram ser a mais importante e bem-sucedida adaptação dos quadrinhos da DC Comics para qualquer meio. Kevin Conroy era a âncora disso tudo. Sem ele, nada seria o mesmo.
Onde assistir: Batman: A Série Animada está disponível no HBO Max