Bebê Rena Explicado: O que aconteceu com Donny e Martha na história real?
Conheça a história real da minissérie de Richard Gadd que virou um sucesso na Netflix
Notícias
[Atenção: este post contém spoilers da série da Netflix Bebê Rena e pode conter gatilhos de abuso sexual]
Menos de duas semanas após estrear na Netflix, Bebê Rena se tornou a nova sensação da plataforma. A série, baseada em uma história real, deixou os espectadores angustiados ao contar a história de Donny Dunn (Richard Gadd), um homem escocês que foi perseguido durante anos por uma mulher em Londres.
O mais chocante, no entanto, é que toda a narrativa é baseada em uma experiência real vivida pelo próprio protagonista, Richard Gadd, também responsável por criar a série, baseada na peça homônima que ele escreveu em 2019.
12 melhores filmes na Netflix para assistir agora
O que acontece na série?
Em Bebê Rena, acompanhamos Donny Dunn, um aspirante a comediante que trabalha em um pub de Londres até que um dia uma mulher aparece chorando no local e ele oferece um chá por conta da casa. A partir daí, Martha (Jessica Gunning) começa a aparecer todos os dias no local e ficar sentada no balcão por horas, falando sem parar.
Ela mente sobre sua profissão e fonte de renda e, logo, começa a enviar incontáveis mensagens a Donny, segui-lo fora do bar e ameaçar sua ex-namorada.
Isso realmente aconteceu na vida de Gadd em 2015. Por anos de perseguição, ele recebeu 41.071 e-mails, 350 horas de mensagens de voz, 744 tweets, 46 mensagens no Facebook e 106 cartas.
Por que a série se chama Bebê Rena?
O nome é este porque é o apelido que Martha usa para se referir a Donny. Em uma das mensagens enviadas, ela explica que, quando criança, costumava ter uma pelúcia de rena que era pequena e fofinha, com “lábios grandes, olhos enormes e uma bunda fofa”.
Martha diz que o brinquedo era a única coisa boa de sua infância e que ela o abraçava toda vez que seus pais brigavam, o que acontecia com muita frequência, e ele a dava imenso conforto. Depois, ela diz que Donny a lembra deste bebê rena.
O que aconteceu com a Martha da vida real?
Na série, a personagem de Jessica Gunning admite a culpa por perseguição e assédio e é condenada a nove meses de prisão. Na vida real, no entanto, Richard Gadd preferiu não revelar o que aconteceu. Ele explicou que, por razões legais e artísticas, nomes e personalidades foram alteradas na série.
“E, obviamente, a gente tinha consciência que alguns personagens são pessoas vulneráveis, então não quisemos deixar a vida delas mais difícil. Então você muda algumas coisas para proteger você mesmo e outras pessoas”, declarou ele para a Variety.
Para ele, no entanto, era importante mostrar que a mulher também era uma vítima no caso. “Teria sido errado colocá-la como um monstro, porque ela não está bem e o sistema falhou com ela”, explicou ele à Variety.
Por isso mesmo, na cena final, vemos que ele ainda tem empatia e se identifica com a stalker mesmo querendo que ela seja condenada. "No tribunal, quando ela é levada embora, os olhos deles se cruzam e não há nada amedrontador naquilo. São duas pessoas quebradas. Eu não estou dizendo que este é o caso com todos os stalkers, mas eu realmente senti que, com ela, havia esse lugar de empatia", explicou.
Teri realmente existiu?
Em Bebê Rena, somos apresentados a Teri (Nava Mau), uma mulher trans pela qual Donny é apaixonado. Sobre a versão real dela, Gadd se limitou: "Houve uma Teri real, há muito tempo, mas isso é tudo o que posso dizer."
Muito além de representar a perseguição sofrida por Donny, a série também vai a fundo em seus traumas e explica, em primeiro lugar, o motivo pelo qual ele demorou tanto para denunciar Martha. Na produção, o personagem sobre um estupro de Darrien (Tom Goodman-Hill), um roteirista que ele considerava mentor e amigo.
Mais velho, Darrien o convida para seu apartamento para dar orientações em relação à escrita, mas, em vez disso, incita o uso de diferentes drogas e o abusa sexualmente enquanto ele está desacordado. Todos os eventos impactam muito em todo o futuro do protagonista. E são, também, fruto de uma experiência real.
"Emocionalmente, é 100% verdade, se isso fizer sentido. Tudo é emprestado de coisas que aconteceram comigo e com pessoas reais que eu conheci”, declarou ele à Variety. Em um espetáculo de teatro escrito por Gadd e apresentado em 2016, ele também falava sobre o caso.
Após a série, muitas especulações surgiram em torno de quem teria sido a pessoa real representada por Darrien na ficção. No Instagram, no entanto, Richard se pronunciou: “Pessoas que eu amo e com as quais eu já trabalhei e admiro estão sendo pegas injustamente em especulação. Por favor, não especulem sobre quem são as pessoas reais. Este não é o ponto da série.”
Como está Donny/Richard hoje?
Desde todos os eventos que aconteceram em sua vida, Richard atingiu um sucesso cada vez maior e se tornou um ator, roteirista e comediante premiado. Ele escreveu roteiro para Sex Education, atuou em séries como Clique e Outlander, e participou de vários shows de stand-up.
Com Bebê Rena, ele deve aumentar ainda mais o sucesso, já que a Netflix pretende indicar a série como Melhor Série Limitada no Emmy e o próprio Richard Gadd como Melhor Ator em Série Limitada.