Domingo, 20 de abril de 2025
Filmes
Notícias
Ver todos
Besouro Azul se passa no DCU de James Gunn ou no antigo DCEU? Entenda

Besouro Azul se passa no DCU de James Gunn ou no antigo DCEU? Entenda

O filme foi produzido durante a gestão antiga da DC nos cinemas, mas Gunn diz que o personagem fará parte do DCU.

Guilherme Jacobs
17 de agosto de 2023 - 4 min leitura
Notícias

Quando Besouro Azul  foi anunciado, o filme fazia parte da DC Films, antiga divisão de cinema da Warner Bros. responsável por filmes como Mulher-MaravilhaAquaman Shazam!, com Walter Hamada como presidente. De lá pra cá, muito mudou, e o filme de Xolo Maridueña e Bruna Marquezine chega aos cinemas enquanto James Gunn e Peter Safran, CEOs do novo DC Studios, preparam seu universo. O que nos leva à pergunta: de qual universo Besouro Azul faz parte, o antigo DCEU ou o novo DCU?

A dúvida existe porque mesmo tendo sido produzido durante a gestão que moldou o DCEU, onde Gal Gadot é Mulher-Maravilha, Ben Affleck é Batman e Henry Cavill é Superman, Besouro Azul foi descrito por Gunn como o primeiro personagem do seu universo, e ele garantiu que Maridueña vai continuar no papel. O que isso significa? Este Jaime Reyes já vive na nova continuidade, ou Gunn vai simplesmente manter o mesmo ator depois do reboot, apresentando outra versão do personagem com o mesmo rosto?

Abaixo, vamos analisar o que acontece em Besouro Azul e revelar de qual universo o filme faz parte. O texto depois do trailer abaixo contém spoilers leves, falando apenas de easter eggs e referências.


Besouro Azul faz parte do DCEU ou DCU?

A resposta direta é... tanto faz. Besouro Azul se passa em um universo da DC onde outros heróis existem e são conhecidos. Jaime Reyes estudou na universidade de Gotham, Metrópolis e Central City são mencionados, e pelo menos três membros da Liga da Justiça  — Superman, Batman e Flash — são nomeados durante o filme.

Até aí, tudo bem. Superman, Batman e Flash existem no DCEU, e Gunn já anunciou filmes do Superman  e Batman  para o DCU (não é difícil imaginar que um Flash vai existir lá). Nada dos heróis aparece; seus logos, uniformes e muito menos seus rostos. Assim, Besouro Azul funciona como parte de qualquer continuidade.

Mas temos razão para crer que Besouro Azul faz parte do DCU. Explicamos abaixo:


Por que Besouro Azul faz parte do DCU

Todos os filmes do DCEU até aqui tem referências mais claras a outros personagens e acontecimentos daquele mundo. Na maioria deles, aliás, diversos personagens aparecem. Não é o caso de Besouro Azul. Como falamos, nem os símbolos de Superman ou Batman são vistos. Acreditamos que isso se deve ao fato de que o DCU, simplesmente, ainda está sendo construído. Esses elementos ainda não foram bolados.

Não é difícil acreditar que, se Gunn e Safran (o principal produtor do filme) não estivessem à frente do DC Studios, Besouro Azul seria parte do DCEU. Agora, porém, isso mudou. O próprio Gunn está respondendo às menções do Superman em Besouro Azul como se o personagem mencionado fosse, de fato, o que veremos em 2025 quando Superman: Legacy estrear.

Em suma, Besouro Azul pode até não ser declaradamente parte do DCEU ou DCU, mas a separação do filme de todo o DCEU e as falas de Gunn deixam bem claro: acabamos de assistir ao primeiro filme no DCU.

besouro-azul
james-gunn
dc-studios
dc-comics

Você pode gostar

titleDC Studios

Lanternas Verdes | Série do DC Studios na HBO inicia produção

Primeiras imagens são divulgadas

Felipe Vinha e Matheus Ramos
28 de janeiro de 2025 - 1 min leitura
titleDC Studios

Superman | Supergirl está no filme de James Gunn, confirma site

Em exclusiva para revelar novas adições do elenco, Hollywood Reporter confirmou a personagem no longa

Igor Pontes e Matheus Ramos
17 de janeiro de 2025 - 1 min leitura
titleDC Studios

Supergirl | David Krumholtz e Emily Beecham se juntam ao elenco

Filme começou as filmagens recentemente em Londres

Igor Pontes e Matheus Ramos
17 de janeiro de 2025 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

Morre David Lynch | James Gunn faz homenagem ao cineasta

Chefe do DCU

Igor Pontes e Matheus Ramos
16 de janeiro de 2025 - 3 min leitura
© 2020 – Chippu | Todos os direitos reservadosDesigned by Happe