Besouro Azul: Tudo sobre o novo filme da DC com Bruna Marquezine e Xolo Maridueña
Longa trará o herói latino Jaime Reyes à DC dos cinemas em transição para o DCU
Notícias
O mais novo herói da DC Comics a fazer a sua estreia nos cinemas tem um toque latino-americano. Com estreia marcada para 17 de agosto no Brasil, Besouro Azul pode não ter a mesma campanha de marketing de outros longas do estúdio em 2023, como The Flash, devido à greve dos atores. No entanto, a comunidade latina e fãs de integrantes do elenco, como a brasileira Bruna Marquezine, tem feito campanha para promover o filme, que já pode largar com uma bilheteria acima do esperado.
Projeções de bilheteria à parte, Besouro Azul também deve marcar a transição para o futuro universo DC dos cinemas sob o comando de James Gunn, já que o próprio cineasta-executivo confirmou a presença de alguns dos seus personagens em longas futuros desta história, que deve ser contada a partir de 2025.
Apesar disso, o Besouro Azul chega aos cinemas como vários personagens dos quadrinhos nos últimos anos: relativamente desconhecido do público em geral, mas com um passado rico e um enorme legado nas HQs. Portanto, o Chippu preparou este guia para você não ficar perdido ao assistir o novo filme da DC.
Quem é o Besouro Azul?
O Besouro Azul foi criado em 1939, na era do sindicato de quadrinhos Fox, por onde passaram nomes como Chuck Cuidera, Jack Kirby e Charles Wojtkoski, que assinavam em trio sob o pseudônimo Charles Nicholas. Sua primeira encarnação era o alter-ego de Dan Garrett, um policial que ganhava poderes de uma vitamina especial.
Nos anos 1960, a editora Charlton Comics, nova dona dos direitos do Besouro Azul, reinventou a origem do personagem, cujos poderes agora eram derivados de um artefato místico em forma de escaravelho. Na mesma época, foi criada a segunda versão do herói. Ted Kord, um aluno de Garrett, assumiu o manto do herói, mas em vez de poderes místicos, era uma mente brilhante que criava seus próprios aparatos de combate ao crime, ao estilo do Batman.
Na década de 1980, a DC Comics adquiriu os personagens da Charlton, e fez de Kord um inventor bilionário, dono de indústrias e laboratórios de pesquisa. O personagem chegou a integrar a Liga da Justiça e fazer aparições especiais outras séries da casa após ser morto no início dos anos 2000, na preparação para a saga Crise Infinita.
Em 2006, a DC apresentou a versão atual do Besouro Azul: o jovem latino Jaime Reyes, que recebe poderes sobre-humanos ao se tornar hospedeiro do escaravelho, que na verdade é um artefato tecnológico alienígena. O filme terá Jaime Reyes como protagonista, mas também exibirá as indústrias Kord, que terão parte importante na trama, possivelmente nos levando ao paradeiro de Ted Kord.
Qual é o elenco de Besouro Azul?
O ator Xolo Maridueña, de Cobra Kai, vai interpretar o protagonista Jaime Reyes. Seu par romântico, Jenny Kord, será interpretado pela atriz brasileira Bruna Marquezine.
Belissa Escobedo (Abracadabra 2), Harvey Gullén (O Que Fazemos nas Sombras), Susan Sarandon (Thelma & Louise), Damián Alcázar (As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian), George Lopez (As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl), Elpidia Carrillo (O Predador) e Raoul Max Trujillo (Riddick 3) completam o elenco.
O diretor de Charm City Kings, Angel Manuel Soto, é o responsável por dirigir o roteiro de Gareth Dunnet-Alcocer, que escreveu o remake de Scarface da Universal.
Qual o papel de Bruna Marquezine em Besouro Azul?
Jenny Kord, a personagem de Bruna Marquezine, é filha de Ted Kord, e começa o filme tentando preservar o legado de seu pai nas indústrias que ele fundou, até entregar o escaravelho nas mãos de um desavisado Jaime Reyes.
Para saber mais sobre o que esperar de Bruna Marquezine em Besouro Azul e o seu papel, confira este guia específico dedicado a Jenny Kord.
Quando estreia Besouro Azul?
Besouro Azul estreia em 17 de agosto nos cinemas brasileiros.
Quanto tempo dura Besouro Azul?
O filme do Besouro Azul tem 2 horas e 7 minutos de duração.
Qual a ligação do Besouro Azul com o futuro da DC nos cinemas?
Embora tenha sido planejado inicialmente como parte do DCEU, a fase antiga da DC nos cinemas, o filme do Besouro Azul terá elementos transportados para sua nova versão, agora batizada de DCU e comandada por James Gunn.
Em entrevista a um podcast, Gunn afirmou que Jaime Reyes será o primeiro personagem do DCU que veremos nas telonas, indicando que veremos mais dele no futuro, seja em uma continuação de Besouro Azul, seja com participações do herói em outros filmes.