Bob Iger retorna ao comando da Disney
Executivo substitui Bob Chapek e ficará no cargo por dois anos
Notícias
A Disney vai mudar de comando mais uma vez — e com o retorno de uma figura conhecida. Bob Iger, um dos executivos de maior sucesso da história da empresa,vai retornar ao posto de CEO, substituindo Bob Chapek. A decisão foi anunciada pelo conselho executivo da companhia no último domingo (20).
Iger retorna ao comando da empresa com um mandato de dois anos, de acordo com o comunicado enviado pela Disney.
Iger foi CEO da Disney entre 2005 e 2020, em um período no qual a empresa fez diversas aquisições de renome no mercado do entretenimento, como a da Pixar em 2006, a da Marvel, em 2009, a Lucasfilm, em 2012, e a divisão de entretenimento da 21st Century Fox, em 2019.
O executivo foi substituído pelo próprio Chapek, que é oriundo da divisão de parques e produtos da empresa. Em seu breve período como comandante da Disney, a empresa teve algumas disputas públicas com suas estrelas, como o caso de Viúva Negra, que estreou simultaneamente nos cinemas e no Disney+, mediante pagamento do Premium Access.
Por conta disso, a Disney foi processada por Scarlett Johansson, que acusou a companhia de diminuir o potencial de bilheteria do cinema ao colocá-lo no streaming de forma simultânea. A atriz e a empresa entraram em acordo.