Christopher Nolan diz que recriou explosão de bomba atômica sem CGI para Oppenheimer
"Foi um grande desafio", revelou o diretor em recente entrevista sobre o seu próximo filme
Notícias
Em recente entrevista para a revista Total Film, o diretor Christopher Nolan revelou alguns detalhes sobre Oppenheimer, seu próximo projeto que estreia no próximo ano nos cinemas.
O cineasta contou que para o filme, recriou com o supervisor de efeitos visuais uma explosão de bomba atômica sem o uso de CGI. "Acho que recriar a Experiência Trinity [o primeiro teste de arma nuclear da história] sem o uso de efeitos gerados pelo computador foi um grande desafio", começou.
"Andrew Jackson - meu supervisor de efeitos visuais - estava procurando como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática, desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até recriar a própria Experiência Trinity", finalizou Nolan.
Cillian Murphy está no papel principal do filme, focado em J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica. Emily Blunt interpretará Katherine Oppenheimer Vissering, esposa de Oppenheimer. Robert Downey Jr. é Lewis Strauss, comissário de energia atômica que foi contra os trabalhos de Oppenheimer e Matt Damon será o Tenente General Leslie Groves, diretor do projeto Manhattan que gerou a bomba.
Florence Pugh, Benny Safdie, Rami Malek, Dane DeHaan, Matthew Modine, Jack Quaid, Alden Ehreinrech, David Krumholtz, Kenneth Branagh, Tony Goldwyn, David Dastmalchian, Olivia Thirlby, David Rysdahl, Josh Harnett, Josh Peck, Matthias Schweighöfer, Gustaf Skarsgard e Alex Wolff completam o elenco.
Oppenheimer será uma verdadeira cinebiografia, acompanhando 45 anos da vida de do J. Robert Oppenheimer de Murphy, de seu nascimento até sua morte. Oppenheimer nasceu em 1904 em Nova York e morreu, com 62 anos de idade, em 1967, por causa de um câncer na garganta.
O foco, claro, é no desenvolvimento da bomba nuclear graças ao time de cientistas liderado pelo protagonista no laboratório de Los Alamos, no Novo México. O trabalho começou em 1943 com algumas centenas de pessoas na equipe, que chegou a 6 mil membros em 1945, ano no qual a arma foi usada na Segunda Guerra Mundial.
A Universal Pictures vai produzir o filme, depois que Nolan negociou com diversos estúdios após deixar a Warner Bros. O orçamento do longa é de US$ 100 milhões e, como parte do acordo do diretor, ele terá uma janela de exclusividade de 90 a 120 dias no cinema antes de ir para outro formato.
Outros colaboradores de Nolan estarão de volta. Hoyte van Hoytema, diretor de fotografia de Dunkirk, TENET e Interestelar, vai filmar Oppenheimer, com Jennifer Lame e Ludwig Göransson, respectivamente editora e compositor de TENET, também retornam.
Oppenheimer estreia nos cinemas em 20 de julho de 2023.