Coringa Delírio a Dois: 5 musicais para assistir antes do filme
Continuação do filme com Joaquin Phoenix será um musical que bebe da história do cinema
Notícias
Numa escolha no mínimo curiosa, e no máximo arriscada, Coringa: Delírio a Dois, a continuação do filme de origem do vilão do Batman que foi um sucesso de US$ 1 bilhão e venceu dois Oscars, será um musical. Com o retorno de Joaquin Phoenix e a presença de Lady Gaga no papel de Arlequina, Todd Phillips está construindo um longa que deve contar com pelo menos 15 músicas, sendo a maior parte destas covers de faixas famosas.
A decisão de ser um musical jukebox — termo dado para filmes cujas músicas são primariamente covers (pense: Mamma Mia!, Sing) — significa que Coringa 2 vai beber da história da música no cinema, com referências a musicais clássicos e também a obras da Nova Hollywood dos anos 1970 (a época favorita de Phillips). Nesta lista, você tem um guia do que assistir antes de Delírio a Dois, para chegar no cinema reconhecendo de onde vêm as inspirações dele.
1) New York, New York
Todd Phillips nunca escondeu sua inspiração em Martin Scorsese. Com o primeiro Coringa, ele frequentemente citou Taxi Driver e O Rei da Comédia como referências. Não há dúvidas de que para Delírio a Dois, ele está pensando em New York, New York. Único musical da carreira de Scorsese e longe de ser um dos seus melhores filmes, o longa trata de um relacionamento tóxico entre um homem (Robert De Niro) e uma mulher (Liza Minnelli). É muito fácil ver como esse DNA está sendo transportado para Coringa.
Onde assistir: em streaming no Oldflix
2) A Roda da Fortuna
A primeira música clássica listada como parte de Coringa: Delírio a Dois foi "That's Entertainment!", de A Roda da Fortuna, um dos vários musicais dirigidos por Vincente Minnelli, um dos maiores nomes nessa história desse gênero (e pai de Liza, de New York, New York). Frequentemente associada a Judy Garland, que fez um cover nos anos 1960, a música virou uma espécie de hino para a MGM e aponta para uma realidade de vários desses musicais: eles são sobre Hollywood, fama, e musicais em si mesmos. Sua presença em Coringa 2 coloca o filme nessa linhagem;
Onde assistir: em streaming no Looke, aluguel na Apple
3) Nasce uma Estrela (1937)
A história de romance bizarro de Coringa e Arlequina é, também, a história de um homem por quem uma mulher se apaixona só para, então, descobrir que foi levada num caminho sem volta de problemas. Não é difícil traçar um paralelo entre isso e Nasce uma Estrela, que desde a primeira (das quatro) versões hollywoodianas, trata da paixão de uma mulher por um homem conhecido, e do romance trágico que segue isso. Novamente tratando de fama, estrelato e paixão, este filme sempre precisa ser mencionado quando o assunto é musical e romance.
Onde assistir: em streaming no MUBI
4) Sinfonia em Paris
Voltamos para Vincente Minnelli, dessa vez para tratar de outro ícone dos musicais hollywoodianos: Gene Kelly. Você já conhece Cantando na Chuva, mas este outro filmaço merece destaque aqui por que, além das canções, Coringa: Delírio a Dois também vai puxar das danças desses filmes. Junto com Fred Astaire (estrela de A Roda da Fortuna), Kelly é, talvez, o principal nome quando se trata de sapateadores na telona, e aqui ele protagoniza uma história que também fala de manipulação e desejo.
Onde assistir: em streaming no Belas Artes à La Carte, aluguel no YouTube, Prime Video, Google Play e Apple TV
5) O Show Deve Continuar
Em seu cerne, Coringa é um personagem assombrado por demônios interiores, obcecado pelo que faz, e seu comportamento varia do destrutivo ao suicida. Tudo isso está presente no lendário filme de Bob Fosse. Em O Show Deve Continuar, Roy Scheider interpreta um diretor de cinema e coreógrafo mulherengo que, à beira da morte, revisita momentos de sua vida e encontra até uma representação da morte. De todos os musicais dessa lista, esse é o mais interessado em observar a psique do protagonista.
Onde assistir: em streaming no Looke