Corra! Explicado: Tudo sobre o terror vencedor do Oscar de Jordan Peele

Corra! Explicado: Tudo sobre o terror vencedor do Oscar de Jordan Peele

Filme com Daniel Kaluuya está disponível para streaming

Alexandre Almeida
18 de junho de 2024 - 12 min leitura
Notícias

Corra! foi um sucesso inesperado em 2017. O filme de suspense/terror estrelado por Daniel Kaluuya chegou aos cinemas como o primeiro dirigido por Jordan Peele, até então conhecido por ser comediante e por sua parceria com Kegan-Michael Key no programa de esquetes para a TV, Key & Peele.

O filme misturou o suspense e o terror com o sarcasmo e a comédia debochada de Peele e foi um sucesso, faturando mais de US$ 255 milhões para um orçamento de apenas US$ 4,5 milhões. Além disso, o filme recebeu mais de 150 prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Corra!: Conheça os finais alternativos do filme de Jordan Peele


Onde assistir Corra! no streaming?

O filme acabou de ser lançado na Netflix e também está disponível no Prime Video e no Star+.

Qual a história de Corra!?

getout

O filme conta a história de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem afro-americano, que vai passar um final de semana na casa de sua namorada, Rose (Allison Williams), e conhecer os pais dela pela primeira vez. Ele está temeroso que eles possam não aceitar muito bem o relacionamento dos dois, já que a família é toda de caucasianos. O melhor amigo de Chris, Rod (Lil Rel Howery), pede para que o amigo tome cuidado, mas o protagonista acha que não há o que se preocupar.

Na estrada até a casa dos Armitage, Chris e Rose são parados por um policial, que fica no pé do rapaz, mas os libera. Ao chegarem na casa dos pais dela, Chris é muito bem recebido, inclusive com o sogro, Dean (Bradley Whitford), dizendo que votou em Barack Obama. A mãe de Rose, Missy (Catherine Keener), diz que ela é psiquiatra e pode ajudar Chris com seu hábito de fumar utilizando hipnose.

Os empregados da casa Georgina (Betty Gabriel) e Walter (Marcus Henderson) agem de forma estranha, quase como se fossem robôs, mas Chris acaba distraído pelos Armitage, que ainda contam como o estranho e inconveniente irmão de Rose, Jeremy (Caleb Landry Jones).

Qual o mistério de Corra!?

getout5

Durante a noite, Chris sai para fumar e vê Walter correndo pelo gramado e Georgina sorrindo para a janela. Ele acaba sendo flagrado por Missy que consegue hipnotizá-lo. Ela o faz contar sobre a morte da mãe e a culpa que sente pelo que aconteceu. Chris cai em seu subconsciente e lá fica preso, vendo Missy de longe, até acordar no dia seguinte sem saber se estava sonhando ou não.

No outro dia, uma festa é organizada pela família e os convidados - todos brancos e velhos - ficam interessados por Chris, sua história, seu dom para fotografia e até seu porte atlético. Incomodado, ele conhece Jim Hudson (Stephen Root), um vendedor de arte cego, que fica interessado em seu trabalho.

Chris então conhece Logan (LaKeith Stanfield), um outro jovem negro, que se veste e age como uma pessoa mais velha e é casado com uma idosa. Chris o reconhece, mas não lembra de onde e quando tenta tirar uma foto de Logan, o flash faz com que ele comece a agir estranhamente e corra em direção a Chris mandando que o rapaz fuja dali. Missy controla Logan com a hipnose e o jovem se desculpa.

getout3

Sem que Chris saiba, um leilão está acontecendo, disfarçado de bingo. O bem leiloado: o próprio Chris, que acaba arrematado por Jim.

Os acontecimentos estranhos, inclusive o comportamento de Georgina, que chora enquanto sorri fixamente, além de alguém ter mexido em seu celular, fazem com que Chris queira sair dali. Ele envia as fotos de Logan para Rod, que o reconhece como Andre Hayworth, um homem desaparecido e que eles já haviam conhecido. Chris arruma suas coisas para ir embora e encontra fotos de Rose com diversos homens, incluindo Andre e Walter, e uma mulher, Georgina.

Rod tenta avisar os policiais sobre um possível sequestro de Chris, mas ninguém dá ouvidos para ele. Ao tentar fugir, Chris é barrado pelos quatro Armitage e cai em sono profundo após hipnose de Missy.

Qual o final de Corra!?

getout2

Ao acordar, Chris está em uma sala, amarrado em uma poltrona. Na TV na sua frente, ele vê um anúncio do projeto Coagula, apresentado pelo avô de Rose. O projeto é de uma sociedade secreta, que faz transplantes de cérebros para pessoas brancas e ricas, utilizando corpos saudáveis e jovens para manter sua longevidade. Jim Hudson aparece e explica que a consciência da pessoa permanece no corpo, mas no subconsciente, como aquele em que Chris cai toda vez que é hipnotizado, impossibilitado de reagir - como vimos acontecer com Georgina. Jim quer o dom da visão de Chris.

O jovem fica nervoso e começa a rasgar a poltrona e arrancar o algodão do braço da cadeira. Missy então mexe a colher na xícara de chá e Chris cai aparentemente inconsciente. Quando Jeremy busca Chris para a cirurgia, o filme mostra que ele tapou os ouvidos com o algodão. Ele mata Jeremy, Dean e Missy, mas Rose está no quarto com fones de ouvido.

getout4

Chris escapa no carro de Jeremy, mas atropela Georgina. A culpa pela morte da mãe faz com que ele a ajude, mas ela o ataca. Georgina, na verdade, é o corpo onde vive a mente da avó de Rose. O carro bate e ela morre. Rose e Walter - que tem a mente do avô de Rose - aparecem para capturá-lo, mas Chris ativa o flash da câmera, libertando Walter, que atira em Rose e depois na própria cabeça.

Uma sirene da polícia se aproxima e Chris se rende aos policiais, mas na verdade o motorista é Rod, que veio atrás de seu amigo por conta própria. Os dois vão embora e deixam Rose na estrada.



O que significa a história de Corra!?

Grandes obras do cinema refletem o momento da sociedade em seu tempo. Corra! não escapa disso. O filme estreou em meio aos protestos do movimento Vidas Negras Importam, ou em inglês, Black Lives Matter, que alguns anos depois, seria fundamental na luta pela justiça na morte de George Floyd. Além disso, no ano antes da estreia do filme, Donald Trump foi eleito presidente dos EUA, o que levou comunidades como a de afro-americanos e minorias, como latinos, asiáticos e homossexuais, por exemplo, a temerem por sua segurança.

Corra! é um conto no melhor estilo de Além da Imaginação - série popular de ficção-científica - sobre uma comunidade de pessoas brancas e ricas, que sequestra negros, para escravizá-los como corpos hospedeiros para suas mentes e, com isso, poderem viver para sempre.

2477-d007-00110

A cena de abertura do filme mostra Andre sendo raptado por pessoas em um carro ao som de “Run, Rabbit, Run!”, uma música que fala sobre um fazendeiro que caça coelhos para fazer tortas. A música também já foi utilizada contra a força aérea nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, o pai de Rose organiza um leilão com a imagem de Chris, da mesma forma como era feito com os escravos: leiloados e vendidos aos novos donos. O próprio algodão, que Chris utiliza para se salvar da hipnose, pode ser visto como uma referência ao produto que cobria os campos onde os escravos trabalhavam.

A polícia, que aparece assediando Chris no início, também se nega a ajudar Rod, como mais uma prova da violência e do descaso com as comunidades afro-americanas. O diretor coloca em tela a preocupação com o desaparecimento de pessoas negras nos EUA, que representam mais de 34% do número de sumiços, mesmo que representem menos de 15% da população.

2477-d010-00247-cropv2-h-2017

Jordan Peele utiliza do humor ácido para tratar de hipocrisias da sociedade. De acordo com Dean, votar em Barack Obama o torna menos racista. O diretor acerta ao não estereotipar a família Armitage como sulistas, escapando de cair no trope dos “red-necks”, e mostrando como uma família branca e liberal.

O diretor ainda brinca com algo comum no cinema: o salvador branco, no caso, a virada na história de Rose como uma calculista sequestradora. O white savior, em inglês, é aquele que chega para ajudar um personagem negro ou uma comunidade inteira e consegue isso pelo simples privilegio da cor da pele. Personagens assim são comuns e podem ser vistos em vencedores do Oscar como Histórias Cruzadas, Um Sonho Possível, com Sandra Bullock, e, no ano seguinte ao de Corra!, com Green Book: O Guia. O que causou uma tremenda revolta em Spike Lee na cerimônia de 2019.

Corra! é um clássico moderno do cinema americano e abriu portas para Jordan Peele entregar ao mundo outras obras como Nós e Não! Não Olhe!, que são tão potentes quanto a história de Chris e também merecem ser vistas.

daniel-kaluuya
jordan-peele
chippu-originals
netflix
corra
get-out

Você pode gostar

titleHBO

Richard Gadd, criador de Bebê Rena, prepara nova série na HBO: Lions

Gadd vai escrever e produzir a série, mas não será o ator principal

Guilherme Jacobs
27 de junho de 2024 - 3 min leitura
titleFilmes e Cinema

Um Lugar Silencioso: A família Abbott aparece em Dia Um?

Saiba se o novo filme faz referência à saga existente

Bruna Nobrega
27 de junho de 2024 - 2 min leitura
titleNetflix

One Piece: Série live-action anuncia atores para Smoker, Tashigi, Wapol e Dalton

Elenco da segunda temporada da série da Netflix segue crescendo

Guilherme Jacobs
27 de junho de 2024 - 3 min leitura
titleDC Studios

Superman: Quem é Ulysses, uma das possíveis identidades do vilão revelado no set?

Personagem interdimensional é o típico não-tão-conhecido, que James Gunn gosta de utilizar em seus filmes

Alexandre Almeida
26 de junho de 2024 - 6 min leitura