Sindicato dos Diretores aceita acordo e evita nova greve
Atores e roteiristas seguem em negociação com os estúdios
Notícias
O Directors Guild of America (DGA) revelou que 87% dos votantes apoiaram o acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), um grupo que representa Disney, Netflix e estúdios. Agora, a expectativa fica em volta do Sindicato de Atores (SAG), que está em negociação com os estúdios para não fazer uma paralisação na próxima sexta-feira, dia 30 de junho - somente depois desta negociação é que os roteiristas voltarão a conversar com a AMPTP.
ENTENDA A GREVE DOS ROTEIRISTAS
O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou no dia 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve caso um acordo não fosse fechado, o que aconteceu.
EXCLUSIVO: Roteiristas fortalecem greve após ouvirem de executivos que “têm sorte de terem empregos”
A proposta do WGA pode ser vista na íntegra aqui, assim como as respostas da AMPTP (grupo que representa os estúdios). Em diversos casos, os representantes dos estúdios se recusaram a fazer uma contraproposta e simplesmente rejeitaram os pedidos.
Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming. Para saber mais, incluindo o que acontece agora, clique aqui.