Disney planeja anunciar substituto de Bob Iger no início de 2026
CEO retornou para a empresa em 2022 para substituir Bob Chapek
Notícias
Quando Bob Iger deixou o cargo de CEO da Disney em fevereiro de 2020, a companhia vivia um de seus auges. O sucesso inicial do Disney+ era encorajador e a empresa enfileirava lançamentos no cinema com mais de US$ 1 bilhão na bilheteria em 2019: Aladdin, Toy Story 4, Star Wars: A Ascensão Skywalker, Capitã Marvel, Frozen II, O Rei Leão e, com US$ 2.8 bilhões, Vingadores: Ultimato. As coisas mudaram com a chegada de Bob Chapek e a queda nos números e as críticas do público ao novo tipo de conteúdo da Disney fizeram com que Iger retornasse em 2022.
Agora, a empresa se prepara para anunciar o novo substituto de Bob Iger no início de 2026. De acordo com a Indie Wire, o site recebeu uma atualização sobre a busca de sucessão da empresa em um comunicado à imprensa anunciando James Gorman como presidente do conselho de diretores da Disney, a partir de 2 de janeiro de 2025. Gorman, é o presidente executivo do Morgan Stanley e substituirá Mark G. Parker na função. Parker, o presidente executivo da Nike, está deixando o conselho da Disney após nove anos.
Gorman, que já era presidente do comitê de sucessão da Disney, diz que planeja anunciar o sucessor de Bob Iger no "início de 2026".
Iger foi CEO da Disney entre 2005 e 2020, em um período no qual a empresa fez diversas aquisições de renome no mercado do entretenimento, como a da Pixar em 2006, a da Marvel, em 2009, a Lucasfilm, em 2012, e a divisão de entretenimento da 21st Century Fox, em 2019.
O executivo foi substituído pelo próprio Chapek, oriundo da divisão de parques e produtos da empresa. Em seu breve período como comandante da Disney, a empresa teve algumas disputas públicas com suas estrelas, como o caso de Viúva Negra, que estreou simultaneamente nos cinemas e no Disney+, mediante pagamento do Premium Access.
Por conta disso, a Disney foi processada por Scarlett Johansson, que acusou a companhia de diminuir o potencial de bilheteria do cinema ao colocá-lo no streaming de forma simultânea. A atriz e a empresa entraram em acordo depois.
A saída de Bob Iger deve ser um dos assuntos mais comentados no mundo do entretenimento durante 2025.