Duna Parte 2 Explicado: Entenda a escolha final de Paul
Por que o personagem de Timothée Chalamet faz a proposta para a Princesa Irulan?
Notícias
O texto abaixo contém spoilers de Duna: Parte 2
Assim como o livro original de Frank Herbert, Duna: Parte 2 tem um final agridoce. No meio da vitória e Paul Atreides (Timothée Chalamet) e dos Fremen sobre o Imperador Shaddam IX (Christopher Walken) e a família Harkonnen está o aparente sacrifício do romance entre o protagonista e Chani (Zendaya). Por que Paul faz a proposta de casar com a Princesa Irulan de Florence Pugh? Como isso deixa Chani?
Por que Paul decide casar com a Princesa Irulan?
Como parte do plano de Paul e de sua mãe Jessica (Rebecca Ferguson) para se vingar do Imperador e dos Harkonnen, eles atraem o regente e sua filha para Arrakis e atacam apenas quando eles estão vulneráveis na cidade capital do planeta, Arrakina. Fazendo-os de refém e eventualmente derrotando Feyd-Rautha (Austin Butler), o campeão escolhido por Shaddam IV para a batalha final, Paul força seu rival a abdicar o trono do Imperium, ainda que as Grandes Casas se neguem a reconhecer a ascensão do Atreides (assim iniciando uma guerra santa pelo universo).
Para justificar sua tomada do título de Imperador, Paul propõe casar com Irulan. Assim, há uma saída "legal" para o golpe dos Atreides. A linhagem de Shaddam IV segue como realeza, mas há outro homem na posição de governador.
Por que Paul escolhe virar o messias e não viver com Chani no deserto?
Pouco depois de descobrir a localização do arsenal nuclear dos Atreides com a ajuda de Gurney Halleck (Josh Brolin), Paul começa a considerar o uso das bombas para destruir os Harkonnen. Parece a forma ideal de obter vitória contra os Harkonnen sem ir para o Sul, onde Jessica está manipulando as tribos mais fundamentalistas dos Fremen para acreditarem que Paul é o Mahdi, o messias, e assim seguirem seu filho em batalha.
Nas visões, Paul sabe que ir para o Sul resultará no cumprimento dessa profecia. Ele será declarado o messias, ele liderará os Fremen em vitória, mas a guerra não vai parar em Arrakis. Ele precisará derrotar as Grandes Casas, e isso gerará uma cruzada pelo universo custando a vida de bilhões. Tudo em nome dele.
O problema é que quando ele vislumbra o futuro no qual usa as bombas, Paul vê a morte de Chani. De alguma forma, o detonar das armas vai tirar a vida de sua amada. Ele, contra a vontade de Chani, escolhe abraçar a profecia. Assim, mesmo que ela fique frustrada, Chani vai sobreviver.
Paul e Chani ficam juntos no livro?
Antes do clímax de Duna: Parte 2, Paul profetiza que Chani eventualmente entenderá sua escolha e ficará ao seu lado. Isso vai mesmo acontecer?
No livro, a conclusão da história é parecida. Paul vence os Harkonnen, força a mão do Imperador e propõe o casamento para Irulan. Ali, porém, há uma diferença. Ele vira para Chani e promete que isso é apenas uma manobra política. Ela será sua verdadeira esposa, ainda que não tenha esse título oficialmente. Irulan jamais conhecerá sua intimidade e seu amor.
Chani não acredita nisso de cara, e Jessica, uma mulher que nunca casou oficialmente com o Duque Leto (Oscar Isaac), a conforta com esse discurso: "Pense nisto, Chani: aquela princesa terá um nome, e no entanto receberá menos que uma concubina, nunca conhecerá um momento de carinho do homem ao qual está ligada. Enquanto nós, Chani, nós que carregamos o título de concubina... a história nos chamará de esposas."
Villeneuve nos nega o conforto oferecido por Herbert. Duna: Parte 2 posiciona Chani e Jessica como forças adversárias, a primeira puxando Paul para a simplicidade da vida no deserto e a segunda movendo as peças para colocá-lo no topo do Imperium, e por isso não há saída para a personagem de Zendaya quando Paul faz sua manobra política para assumir o título de Imperador. Seria impossível ouvir essas palavras vindas da boca da Reverenda Madre.
O final do livro é ambíguo, e o do filme também, mas este é mais trágico. Ainda assim, temos a resposta em Messias de Duna, que deve ser adaptado para o cinema como Duna: Parte 3.
Paul e Chani ficam juntos nos livros seguintes de Duna?
Sim, em Messias de Duna, Paul e Chani são um casal, e apesar de ser oficialmente casado com Irulan, o novo Imperador jamais se deitou com a princesa. Seu romance com Chani é um "segredo aberto." Todo mundo sabe. Chani é parte de seu conselho. Ainda há tensão entre ela e Irulan, mas não há dúvidas de quem Paul ama.
Na verdade, Chani fica grávida ao longo do livro, mas a gravidez se prova arriscada e pode até custar sua vida. Dizer mais seria entregar alguns dos acontecimentos que podemos, um dia, ver nos cinemas em Duna: Parte 3, então vamos parar por aqui.