
Kung Fu Panda 4: Diretor revela piada do terceiro filme que inspirou luta de Po com arraia
Mike Mitchell contou vários curiosidades do novo longa da franquia

Notícias
Kung Fu Panda 4 é a estreia de Mike Mitchell (Shrek Para Sempre, Trolls) como diretor de um filme da franquia, mas ele já estava envolvido com a saga desde a estreia, como animador e, depois, produtor-executivo. Foi como produtor de Kung Fu Panda 3 que Mitchell teve a ideia de uma das cenas iniciais do novo filme, em que Po (Jack Black) luta contra uma arraia gigante.
“Há uma piada no terceiro filme em que o Po está no Hall dos Heróis e ele está maravilhado com tudo que está lá e ele olha e fala: 'Ah, a armadura do Mestre Golfinho'. E esta foi a primeira vez que eu entendi que havia todo um mundo aquático em Kung Fu Panda e isso explodiu minha mente”, contou o cineasta em entrevista ao Chippu.
Foi aí que ele decidiu acrescentar não só a arraia, como também o peixe que mora dentro da boca do pelicano e ajuda o protagonista a chegar a Juniper City. “Quem sabe a próxima aventura deles seja debaixo d'água”, acrescentou o diretor.
A temática de Kung Fu Panda 4
De acordo com Mitchell, sua principal motivação ao fazer o novo filme de Kung Fu Panda era encontrar a temática certa. Foi aí que veio a ideia de tirar o manto de Dragão Guerreiro do panda e transformá-lo em Líder Espiritual do Vale da Paz.
“Nosso tema é sobre mudanças. É sobre seguir em frente mesmo que seja difícil. Eu acho que é algo fácil de se identificar, não só para crianças, quando mudam de ano na escola, mas com adultos também, de ir de um trabalho para outro ou mudar de cidade. Essas situações envolvem muita ansiedade, então a gente queria que essa fosse uma das lições que o Po aprende, que a mudança é boa”, explicou ele.
CRÍTICA: Kung Fu Panda 4 tem ação criativa e personagens carismáticos, mas não acrescenta à franquia
ENTREVISTA: Jack Black e Awkwafina revelam maior dificuldade na dublagem de Po e Zhen
RANKING: Qual o melhor filme de Kung Fu Panda?A longevidade da franquia
Gerar identificação com adultos e crianças é com certeza um dos fatores que contribui para a longevidade de Kung Fu Panda, mas não é a única. Mike Mitchell explicou na entrevista que, para ele, o sucesso da franquia se dá a três fatores.
“O primeiro é Jack Black como Po. Ele é o melhor, ele é o personagem. Ele é engraçado e cheio de ação como o Po”, citou. “Já o segundo é que é uma das melhores franquias de todos os tempos, com base em seus vilões. Eu acho que esses são os melhores vilões que qualquer animação já criou. De Tai Lung, ao Lorde Shen e ao General Kai. E espero que a gente tenha criado uma vilã ainda mais formidável com a Viola Davis como a primeira vilã feminina, a Camaleoa”, completou o diretor.
Já como terceiro motivo, ele citou a junção do humor com a ação de kung fu. “É uma combinação tão divertida de fazer e de assistir. E acho que essas três coisas vão manter a franquia para sempre”, explicou.

A relação complementar de Po e Zhen
Entre as novidades de Kung Fu Panda 4 está a apresentação de uma nova personagem: Zhen (Awkwafina). Para Mike, foi interessante a oposição que a raposa trouxe para o panda. “O Po é um panda preto e branco, e ele vê o mundo em preto e branco. Há mocinhos e vilões. E a Zhen é uma raposa cinza. Ela é a amiga que está ajudando o Po a encontrar a vilã, mas ela também é uma ladra que trabalha com outros ladrões debaixo de cidade”, explicou ele.
“Então foi interessante mudar um pouco a perspectiva e não julgar um livro pela capa. Eu acho que é algo muito presente no nosso mundo atual, com todo o julgamento da internet. Foi algo muito legal que pudemos explorar através desses dois personagens, tanto no design, quanto na personalidade”, detalhou Mitchell.
O diretor também explicou que quis colocar a personalidade de cada um em seu jeito de lutar. Para isso, a equipe de animação da Dreamworks contratou um grupo de dublês live-action, que já trabalhou em filmes da Marvel, para criar movimentos específicos para cada personagem.
“A mulher que interpretou o corpo da Zhen, por exemplo, vestiu um rabo de raposa gigante para trazer os movimentos certos. Então a gente usou essas filmagens e os animadores criaram em cima disso”, detalhou.

Kung Fu Panda 4 já está em cartaz nos cinemas brasileiros.
kung-fu-panda
entrevista
chippu-originals
jack-black
awkwafina
viola-davis
mike-mitchell
Você pode gostar
G20 | Filme com Viola Davis como presidente, ganha data no Prime Video
Longa-metragem também terá Antony Starr no elenco

Um Filme Minecraft ganha novo trailer com Jason Momoa e Jack Black
Adaptação do fenômeno global estreia nos cinemas em abril de 2025

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante
Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos
Novo filme do simbionte já está nos cinemas
