Fallout: Saiba tudo sobre o universo da série do Prime Video
Personagens, ambientação, referências e mais do live-action que chega nesta quarta-feira (10)
Notícias
O live-action de Fallout estreia nesta quarta-feira (10) no Prime Video e tem a responsabilidade de mostrar a um novo público diversos aspectos de uma das franquias de games mais populares do mercado. Pensando nisso, listamos aqui alguns dos detalhes mais importantes para entender o universo da série.
O que aconteceu com o mundo em Fallout?
Fallout se passa em uma versão fictícia dos Estados Unidos na qual o mundo ainda vive na realidade dos anos 1950 e que, depois de uma guerra nuclear datada de 2077, é resumido a desertos radioativos conhecidos como Ermos (Wastelands), cidades destruídas e afins.
Nessa realidade, existem humanos divididos em facções, grupos militares, sobreviventes, monstros provenientes de mutações e os destacados “Vault Dwellers”, ou Habitantes. Pessoas que sobreviveram aos desastres dentro de instalações especiais espalhadas pelo país, os Refúgios (Vaults).
Toda essa ambientação só é completa com o tradicional e contrastante humor sarcástico do universo de Fallout, que brinca com aspectos específicos da cultura dos anos 50 com exageros e sátiras envolvendo o estilo de vida american way of life, músicas da época e seus costumes.
Um detalhe importante é que a série live-action de Fallout não tem nenhuma conexão com nenhum game da série, dessa forma, não é necessário ter conhecimento prévio para acompanhar a história.
Quais são os personagens de Fallout?
A série será protagonizada por três personagens, cada um representando um tipo de ser encontrado no universo de Fallout. Primeiro, Ella Purnell (Yellowjackets) é uma Vault Dweller, sobrevivente do Refúgio 33. Após anos protegida e sem contato com a realidade, se depara com o mundo pós-apocalíptico e suas mazelas e tem como objetivo — ao menos primário — reconstruir a América.
Walton Goggins (Os Oito Odiados, Tomb Raider) fará o papel de um Necrótico (Ghoul), humano que sobreviveu à guerra nuclear sem a proteção dos Refúgios e lida com as consequências da radiação. Muitos Necróticos têm mais do que apenas a aparência alterada e passam a se comportar praticamente como zumbis, apenas uma parcela continua sã após tanta exposição.
Aaron Moten (No Auge da Fama) completa o trio de protagonistas como um membro da Irmandade de Aço (Brotherhood of Steel), uma das facções do universo de Fallout, que funciona como um grupo paramilitar e tem como símbolo as Armaduras de Poder (Power Armors).
O que é a Vault-Tec?
Vault-Tec é a corporação mais poderosa do universo de Fallout e grande responsável tanto pela disseminação dos costumes e estética dos anos 50 quanto pela criação dos principais dispositivos e instalações tecnológicas dessa realidade.
É responsabilidade da Vault-Tec a criação dos Refúgios, instalações nas quais humanos (que puderam pagar) se protegem da radiação do mundo externo. Além disso, outro dispositivo icônico de Fallout é o Pip-Boy, computador portátil carregado nos punhos das pessoas que monitoram sinais vitais do portador, ondas de rádio e mais, tudo utilizando o tão famoso mascote da franquia, o Vault Boy.
O que são os Refúgios?
Destacando os Refúgios, essas instalações servem para muito mais do que apenas abrigar humanos durante o apocalipse nuclear. Dentro desses bunkers — ao menos na maioria deles — a sociedade continuou normalmente, isso é, famílias perduram, são criadas escolas, lojas e todo tipo de estrutura comum.
Porém, é importante também saber que muitos desses Refúgios (segundo o que foi mostrado em games da franquia), também servem como laboratórios, utilizando seus residentes como testes humanos para clonagem, desenvolvimento de vacinas e remédios e até estudos psicológicos.
Quais são as Facções do mundo de Fallout?
Embora apenas uma das grandes facções tenha sido mostrada com detalhes em trailers do live-action, é possível que o trio de protagonistas se depare com mais desses grupos formados por humanos sobreviventes no mundo pós-apocalíptico de Fallout. As principais são:
- Irmandade de Aço, grupo paramilitar com unidades funcionando em todo o país, fundado pelo Exército Americano, tem como objetivo principal preservar a tecnologia, porém, para tal, proíbe sua utilização por parte de civis. São responsáveis pela criação das Armaduras Potentes (Power Armors), que funcionam como exoesqueletos e protegem o usuário da radiação, assim como oferecem força descomunal e acesso a armamentos pesados.
- Enclave, organização paramilitar que consiste de políticos, militares e executivos de alto escalão autoproclamados a "continuação dos Estados Unidos".
- Caravanas, grupos de mercadores que “comandam” o comércio nos desertos radioativos. Possuem um conselho e até sua própria força policial.
- Crias da Catedral, grupo religioso que oferece serviços médicos a custos baixos no universo pós-apocalíptico.
- Seguidores do Apocalipse, grupo formado por estudiosos e médicos que investigam e perseguem as Crias da Catedral por não acreditarem em seu altruísmo.
- Raiders, grupo violento de bandidos saqueadores inspirado no império Mongol.
- Underground, principal organização criminosa de Fallout cujo objetivo é tomar o controle das rotas de comércio comandadas pelas Caravanas.
- Unidade (Unity), maior grupo organizado de humanos do universo de Fallout, tem como objetivo reaver a evolução da humanidade em questões militares e políticas e é o antagonista mais icônico da série de games.
Assista a Fallout no Prime Video.