Festival de Cannes: 15 filmes imperdíveis na edição 2024

Festival de Cannes: 15 filmes imperdíveis na edição 2024

De grandes autores a pérolas escondidas, os filmes que mal podemos esperar para assistir

Guilherme Jacobs
6 de maio de 2024 - 10 min leitura
Notícias

Durante meses, as histórias circulando o próximo Festival de Cannes eram de que sua seleção seria "mais leve." As greves de atores e roteiristas do ano passado teriam impedido o evento de reunir pesos-pesados para sua edição 2024, e como o próprio ano de 2024 no cinema, teríamos um ano mediano, ou até fraco.

Isso não poderia estar mais longe da verdade. De fato, à primeira vista, a seleção de 2024 não vem com a mesma energia da já inesquecível lista de 2023, que teve novos filmes de mestres como Martin Scorsese, Wim Wenders, Wang Bing, Victor Erice, vozes atuais como Alice Rohrwacher, Wes Anderson e Nuri Bilge Ceylan, e filmes que continuaram na conversa até o Oscar deste ano, incluindo a dobradinha Zona de Interesse e Anatomia de uma Queda.

Mas Cannes fez muito com as opções mais limitadas de 2024. Ironicamente, a preocupação de não haver grandes nomes hollywoodianos (o único filme que pode ser descrito como blockbuster na seleção é Furiosa: Uma Saga Mad Max) foi respondida com uma união de muitos longas-metragens em inglês, todos com pelo menos um nome conhecidíssimo.

A dupla de Saltburn está presente (Barry Keoghan em Bird, de Andrea Arnold; Jacob Elordi em Oh, Canada!, de Paul Schrader), Sebastian Stan e Jeremy Strong vão viver Donald Trump e Roy Cohn em The Apprentice, cinebiografia do ex-presidente americano, e Selena Gomez estrela Emilia Pérez ao lado de Zoe Saldaña. Emma Stone, Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley e Hunter Schaefer são alguns dos nomes em Tipos de Gentileza, o novo filme de Yorgos Lanthimos que chega meses depois do sucesso de Pobres Criaturas.

Isso tudo sem contar o puro Hollywood que vem em Horizon, An American Saga, o épico de faroeste dirigido e estrelado por Kevin Costner.

Mas o filme #1 só pode ser um: finalmente veremos o projeto dos sonhos de Francis Ford Coppola. O diretor de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now busca sua terceira Palma de Ouro com Megalopolis.

Veja tudo isso, e mais, abaixo, em nossa lista de 15 filmes imperdíveis para ver no Festival de Cannes 2024.


15. Scénarios

godard

Na falta de um filme póstumo de Jean-Luc Godard, teremos dois. Depois de Phony Wars ano passado, agora o lendário diretor da Nova Onda Francesa terá outro curta-metragem, chamado Scénarioss, no Festival. O filme foi concluído um dia antes da morte de Godard por suicídio assistido. É justo, então, dizer que essa é literalmente sua mensagem de despedida para nós.


14. Ma Vie Ma Gueule (This Life of Mine)

ma-vie-ma-guelue

Falando em trabalhos póstumos, o filme de abertura da Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes, é também um filme final. Dirigido por Sophie Fillières, cineasta francesa que nos deixou em 2023, o filme acompanha uma mulher em fase de transição durante a meia-idade, e sem dúvidas traz consigo uma conclusão poética para a filmografia da autora.


13.
C'est Pas Moi

cest-pas-moi

Leos Carax é quase sinônimo ao Festival de Cannes, e o diretor francês tem mais um trabalho pronto para a Croisette este ano. Dessa vez, porém, trata-se de um média-metragem, e não um longa. C'est Pas Moi, que se traduziria em português para "Não Sou Eu" é um exercício metalinguístico onde Carax observa a si mesmo e sua própria carreira.


12. Twilight of the Warrior Walled In

Vez por outra, Cannes se permite brincar com a ação. Desta vez, na Mostra da Meia-Noite, o Festival sedia a estreia do novo filme de Cheang Pou-soi, mestre do cinema de Hong Kong. O trailer já sugere pancadaria e muito estilo. É uma pena apenas que Cannes não tenha coragem de colocá-lo em competição.


11. Emilia Perez

emilia-perez

Com Selena Gomez e Zoe Saldaña, o novo filme de Jacques Audiard é um suspense de crime com toques cômicos sobre uma mulher que precisa ajudar um chefe de cartel mexicano a fugir de seus adversários e passar por uma cirurgia de redesignação sexual. Karla Sofía Gascón está no papel principal.


10. Bird

bird

A cineasta Andrea Arnold é expert em identificar humanidade dentro dos sistemas mais improváveis, e com Bird, ela pretende fazer isso novamente com a sociedade atual britânica e suas divisões de classe. O elenco é encabeçado por dois grandes atores: Barry Keoghan e Franz Rogowski.


9.
Tipos de Gentileza

Meros meses depois de Pobres Criaturas, Yorgos Lanthimos e Emma Stone estão com mais um filme na agulha. Dessa vez, trata-se de uma antologia com três histórias e o mesmo elenco interpretando vários personagens (Willem Dafoe, Margaret Qualley, Jesse Plemons e Hunter Schafer para citar alguns nomes). A expectativa é de uma comédia ácida que leva Lanthimos de volta para suas raízes.


8.
Motel Destino

motel-destino

O cineasta brasileiro mais querido pelo Festival de Cannes em tempos recentes é, sem dúvidas, o cearense Karim Aïnouz, que lançará seu novo projeto lá. Motel Destino não só o traz de volta para o Brasil depois de um passeio pela Inglaterra em Firebrand, como o leva à sua terra natal para falar da diferença de classe no nosso país.


7. Parthenope

parthenope

Outra presença já conhecida de Cannes é Paolo Sorrentino, que retorna este ano com Parthenope, filme adquirido pela A24 e com Gary Oldman no papel principal. No longa, o personagem de Oldman encontra uma mulher chamada Parthenope, assim como a cidade onde mora, e trata de sua relação com o mito de onde o nome se originou.


6.
Horizon, An American Saga

Kevin Costnerpraticamente forçou Yellowstone a acabar, vendeu sua mansão em Los Angeles e investiu o próprio dinheiro para filmar as duas primeiras partes de Horizon, An American Saga. O faroeste, que terá dois filmes este ano e ainda mais dois no futuro, é um verdadeiro projeto dos sonhos de um homem que entende, e muito, de cowboys.


5.
The Shrouds

the-shrouds

Depois de passar uma vida e uma carreira focando na carne e no corpo humano, David Cronenberg vai para o espírito. Seu novo filme, que tem Vincent Cassel, Diane Kruger e Guy Pearce no elenco, trata de um homem de negócios que cria um aparelho para se conectar com os mortos depois de perder sua esposa.


4.
Oh, Canada

oh-canada

Depois de concluir sua trilogia de homens solitários, Paul Schrader vai, agora, tratar de outro homem complicado. Talvez menos solitário? A lenda da nova Hollywood reuniu um elenco que tem um grande sex symbol atual, Jacob Elordi, e um grande sex symbol do século 20, Richard Gere, para um filme sobre o documentarista de esquerda Leonard Fife, que fugiu para o Canadá para escapar do Vietnã.


3.
Anora

anora

Talvez seja um exagero colocar o filme de Sean Baker em terceiro lugar, mas é empolgante vê-lo em competição dado seu crescimento nos últimos anos com coisas como Projeto Flórida e Red Rocket. Além disso, ele conta com a eletrizante Mikey Madison, fantástica nos seus poucos momentos em Pânico e Era Uma Vez em Hollywood, como uma call girl de Las Vegas que acaba se casando com oligarca russo e precisa lidar com a fúria dessa família criminosa.


2.
Furiosa: Uma Saga Mad Max

O que preciso dizer? A exibição de Mad Max: Estrada da Fúria em Cannes há nove anos é lendária, e George Miller está de volta à Croisette com o prequel focado em Furiosa. É Mad Max. É George Miller. Estamos prontos.


1.
Megalopolis

Não tem pra onde ir. Os últimos meses, com a primeira exibição de Megalopolis e a reação covarde de Hollywood, a morte infeliz de Eleanor Coppola e o primeiro teaser do filme, pavimentaram o caminho para a estreia histórica do novo filme de Francis Ford Coppola, um épico financiado pelo diretor, que tirou US$ 100 milhões do bolso para colocar seu sonho em tela. Muito se falou sobre Megalopolis. Agora é hora de vê-lo.

lista
festival-de-cannes
anora
motel-destino
emilia-perez
horizon
megalopolis
furiosa
oh-canada
the-shrouds
scenarios
jean-luc-godard
parthenope
chippu-originals
bird
twilight-of-the-warrior-walled-in
tipos-de-gentileza
this-life-of-mine
cest-pas-moi

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Scarlett Johansson protagonizará filme de diretora premiada em Cannes

Featherwood terá direção de Andrea Arnold, mas não há data para ser lançado

Matheus Fiore e Leo Bahia
21 de janeiro de 2025 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Parthenope | Novo filme da A24 ganha subtítulo e trailer legendado

Filme segue sem data para estrear

Matheus Fiore e Leo Bahia
18 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

Independent Spirit Awards 2025 indica Anora, A Substância e mais; veja lista

Piano de Família, O Aprendiz, Herege também levaram indicações

Caio Sandin e Matheus Ramos
4 de dezembro de 2024 - 5 min leitura
titleFilmes e Cinema

Parthenope | Novo filme da A24 ganha trailer ao som de Trio Ternura

Filme de Paolo Sorrentino estreia em fevereiro nos EUA

Matheus Fiore e Leo Bahia
21 de novembro de 2024 - 1 min leitura