
Festival de Cannes: 15 filmes imperdíveis na edição 2024
De grandes autores a pérolas escondidas, os filmes que mal podemos esperar para assistir

Notícias
Durante meses, as histórias circulando o próximo Festival de Cannes eram de que sua seleção seria "mais leve." As greves de atores e roteiristas do ano passado teriam impedido o evento de reunir pesos-pesados para sua edição 2024, e como o próprio ano de 2024 no cinema, teríamos um ano mediano, ou até fraco.
Isso não poderia estar mais longe da verdade. De fato, à primeira vista, a seleção de 2024 não vem com a mesma energia da já inesquecível lista de 2023, que teve novos filmes de mestres como Martin Scorsese, Wim Wenders, Wang Bing, Victor Erice, vozes atuais como Alice Rohrwacher, Wes Anderson e Nuri Bilge Ceylan, e filmes que continuaram na conversa até o Oscar deste ano, incluindo a dobradinha Zona de Interesse e Anatomia de uma Queda.
Mas Cannes fez muito com as opções mais limitadas de 2024. Ironicamente, a preocupação de não haver grandes nomes hollywoodianos (o único filme que pode ser descrito como blockbuster na seleção é Furiosa: Uma Saga Mad Max) foi respondida com uma união de muitos longas-metragens em inglês, todos com pelo menos um nome conhecidíssimo.
A dupla de Saltburn está presente (Barry Keoghan em Bird, de Andrea Arnold; Jacob Elordi em Oh, Canada!, de Paul Schrader), Sebastian Stan e Jeremy Strong vão viver Donald Trump e Roy Cohn em The Apprentice, cinebiografia do ex-presidente americano, e Selena Gomez estrela Emilia Pérez ao lado de Zoe Saldaña. Emma Stone, Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley e Hunter Schaefer são alguns dos nomes em Tipos de Gentileza, o novo filme de Yorgos Lanthimos que chega meses depois do sucesso de Pobres Criaturas.
Isso tudo sem contar o puro Hollywood que vem em Horizon, An American Saga, o épico de faroeste dirigido e estrelado por Kevin Costner.
Mas o filme #1 só pode ser um: finalmente veremos o projeto dos sonhos de Francis Ford Coppola. O diretor de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now busca sua terceira Palma de Ouro com Megalopolis.
Veja tudo isso, e mais, abaixo, em nossa lista de 15 filmes imperdíveis para ver no Festival de Cannes 2024.
15. Scénarios
Na falta de um filme póstumo de Jean-Luc Godard, teremos dois. Depois de Phony Wars ano passado, agora o lendário diretor da Nova Onda Francesa terá outro curta-metragem, chamado Scénarioss, no Festival. O filme foi concluído um dia antes da morte de Godard por suicídio assistido. É justo, então, dizer que essa é literalmente sua mensagem de despedida para nós.
14. Ma Vie Ma Gueule (This Life of Mine)
Falando em trabalhos póstumos, o filme de abertura da Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes, é também um filme final. Dirigido por Sophie Fillières, cineasta francesa que nos deixou em 2023, o filme acompanha uma mulher em fase de transição durante a meia-idade, e sem dúvidas traz consigo uma conclusão poética para a filmografia da autora.
13. C'est Pas Moi
Leos Carax é quase sinônimo ao Festival de Cannes, e o diretor francês tem mais um trabalho pronto para a Croisette este ano. Dessa vez, porém, trata-se de um média-metragem, e não um longa. C'est Pas Moi, que se traduziria em português para "Não Sou Eu" é um exercício metalinguístico onde Carax observa a si mesmo e sua própria carreira.
12. Twilight of the Warrior Walled In
Vez por outra, Cannes se permite brincar com a ação. Desta vez, na Mostra da Meia-Noite, o Festival sedia a estreia do novo filme de Cheang Pou-soi, mestre do cinema de Hong Kong. O trailer já sugere pancadaria e muito estilo. É uma pena apenas que Cannes não tenha coragem de colocá-lo em competição.
11. Emilia Perez
Com Selena Gomez e Zoe Saldaña, o novo filme de Jacques Audiard é um suspense de crime com toques cômicos sobre uma mulher que precisa ajudar um chefe de cartel mexicano a fugir de seus adversários e passar por uma cirurgia de redesignação sexual. Karla Sofía Gascón está no papel principal.
10. Bird
A cineasta Andrea Arnold é expert em identificar humanidade dentro dos sistemas mais improváveis, e com Bird, ela pretende fazer isso novamente com a sociedade atual britânica e suas divisões de classe. O elenco é encabeçado por dois grandes atores: Barry Keoghan e Franz Rogowski.
9. Tipos de Gentileza
Meros meses depois de Pobres Criaturas, Yorgos Lanthimos e Emma Stone estão com mais um filme na agulha. Dessa vez, trata-se de uma antologia com três histórias e o mesmo elenco interpretando vários personagens (Willem Dafoe, Margaret Qualley, Jesse Plemons e Hunter Schafer para citar alguns nomes). A expectativa é de uma comédia ácida que leva Lanthimos de volta para suas raízes.
8. Motel Destino
O cineasta brasileiro mais querido pelo Festival de Cannes em tempos recentes é, sem dúvidas, o cearense Karim Aïnouz, que lançará seu novo projeto lá. Motel Destino não só o traz de volta para o Brasil depois de um passeio pela Inglaterra em Firebrand, como o leva à sua terra natal para falar da diferença de classe no nosso país.
7. Parthenope
Outra presença já conhecida de Cannes é Paolo Sorrentino, que retorna este ano com Parthenope, filme adquirido pela A24 e com Gary Oldman no papel principal. No longa, o personagem de Oldman encontra uma mulher chamada Parthenope, assim como a cidade onde mora, e trata de sua relação com o mito de onde o nome se originou.
6. Horizon, An American Saga
Kevin Costnerpraticamente forçou Yellowstone a acabar, vendeu sua mansão em Los Angeles e investiu o próprio dinheiro para filmar as duas primeiras partes de Horizon, An American Saga. O faroeste, que terá dois filmes este ano e ainda mais dois no futuro, é um verdadeiro projeto dos sonhos de um homem que entende, e muito, de cowboys.
5. The Shrouds
Depois de passar uma vida e uma carreira focando na carne e no corpo humano, David Cronenberg vai para o espírito. Seu novo filme, que tem Vincent Cassel, Diane Kruger e Guy Pearce no elenco, trata de um homem de negócios que cria um aparelho para se conectar com os mortos depois de perder sua esposa.
4. Oh, Canada
Depois de concluir sua trilogia de homens solitários, Paul Schrader vai, agora, tratar de outro homem complicado. Talvez menos solitário? A lenda da nova Hollywood reuniu um elenco que tem um grande sex symbol atual, Jacob Elordi, e um grande sex symbol do século 20, Richard Gere, para um filme sobre o documentarista de esquerda Leonard Fife, que fugiu para o Canadá para escapar do Vietnã.
3. Anora
Talvez seja um exagero colocar o filme de Sean Baker em terceiro lugar, mas é empolgante vê-lo em competição dado seu crescimento nos últimos anos com coisas como Projeto Flórida e Red Rocket. Além disso, ele conta com a eletrizante Mikey Madison, fantástica nos seus poucos momentos em Pânico e Era Uma Vez em Hollywood, como uma call girl de Las Vegas que acaba se casando com oligarca russo e precisa lidar com a fúria dessa família criminosa.
2. Furiosa: Uma Saga Mad Max
O que preciso dizer? A exibição de Mad Max: Estrada da Fúria em Cannes há nove anos é lendária, e George Miller está de volta à Croisette com o prequel focado em Furiosa. É Mad Max. É George Miller. Estamos prontos.
1. Megalopolis
Não tem pra onde ir. Os últimos meses, com a primeira exibição de Megalopolis e a reação covarde de Hollywood, a morte infeliz de Eleanor Coppola e o primeiro teaser do filme, pavimentaram o caminho para a estreia histórica do novo filme de Francis Ford Coppola, um épico financiado pelo diretor, que tirou US$ 100 milhões do bolso para colocar seu sonho em tela. Muito se falou sobre Megalopolis. Agora é hora de vê-lo.
lista
festival-de-cannes
anora
motel-destino
emilia-perez
horizon
megalopolis
furiosa
oh-canada
the-shrouds
scenarios
jean-luc-godard
parthenope
chippu-originals
bird
twilight-of-the-warrior-walled-in
tipos-de-gentileza
this-life-of-mine
cest-pas-moi
Você pode gostar
Scarlett Johansson protagonizará filme de diretora premiada em Cannes
Featherwood terá direção de Andrea Arnold, mas não há data para ser lançado

Parthenope | Novo filme da A24 ganha subtítulo e trailer legendado
Filme segue sem data para estrear

Independent Spirit Awards 2025 indica Anora, A Substância e mais; veja lista
Piano de Família, O Aprendiz, Herege também levaram indicações

Parthenope | Novo filme da A24 ganha trailer ao som de Trio Ternura
Filme de Paolo Sorrentino estreia em fevereiro nos EUA
