Festival de Sundance 2023 terá novos filmes de Jonathan Majors, Daisy Ridley, Emilia Clarke e mais. Conheça os principais
Infinity Pool, de Brandon Cronenberg, e Cat Person, de Susanna Fogel, também são destaques no evento
Notícias
O Festival de Sundance, primeiro grande evento internacional do ano de cinema, anunciou nesta semana a seleção de filmes que estará na edição de 2023, agendada para acontecer entre 19 e 29 de janeiro em Park City, no Utah. Entre os destaques estão novos projetos estrelados por Jonathan Majors, Daisy Ridley e Emilia Clarke.
Entre os cineastas presentes em Sundance com novos filmes teremos Nicole Holofcener, Ira Sachs, Brandon Cronenberg, Sebastian Silva, Cory Finley, Justin Chon, Nicole Newnham, Maite Alberdi, Roger Ross Williams, Sophie Barthes, Lana Wilson, Davis Guggenheim, Rebecca Zlotowski, Anton Corbijn e mais.
Em termos de atores, Majors, Ridley e Clarke são acompanhados por nomes como Ben Whishaw, Alexander Skarsgard, Cynthia Erivo, Alia Shawkat, Thomasin McKenzie, Emiiia Jones, Mia Goth, Anne Hathaway, Chiwetel Ejiofor, Julia Louis-Dreyfus, Phoebe Dyvenor, Alden Ehrenreich, Lily Gladstone, Haley Bennett, Taylour Paige, Nicholas Braun, Geraldine Viswanathan, Eliza Scanlen, Patti Harrison, Ayo Edebiri, Alice Englert, Harris Dickinson, Adele Exarchopoulos e outros.
Ao todo, são 101 longas-metragens divididos entre filmes na competição, estreias e sessões da meia noite. 94% destes farão sua primeira exibição mundial no Festival, e ao todo, 23 países estão representados. Infelizmente, não há nenhum brasileiro.
Talvez o filme mais badalado seja Infinity Pool, de Brandon Cronenberg com Alexander Skarsgard e Mia Goth. O suspense fará sua estreia numa sessão da meia noite, e já ganhou um trailer perturbador.
Prestes a ser o vilão de ambos Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania eCreed III, Jonathan Majors estará no festival estrelando Magazine Dreams (foto abaixo), filme de Elijah Bynum produzido por Dan Gilroy. Este contará a história de um bodybuilder amador cujo desejo por sucesso dificulta a criação de conexões com outros seres humanos. Taylour Paige (Zola), Haley Bennett (Sete Homens e um Destino) e Harriet Sansom Harris (Licorice Pizza) completam o elenco.
Já Ridley, estrela da trilogia recente de Star Wars, estará em Sometimes I Think About Dying(foto no começo deste post) de Rachel Lambert, e atuará ao lado de Dave Merheje, Parvesh Cehhena e Marcia DeBonis como Fran, uma jovem que gosta de pensar em morrer que começa um possível romance com um colega de trabalho.
Estrela do atual vencedor do Oscar, No Ritmo do Coração (que também estreou em Sundance), Emilia Jones está de volta ao Festival com dois filmes: mais badalado é Cat Person (foto abaixo), produção da diretora Susanna Fogel com Jones e Nicholas Braun (Succession), acompanhando o flerte e imprevistos que surgem entre a universitária Margot (Jones) e Robert (Braun), homem de 33 anos que ela conhece no cinema. Ela também estará, ao lado de Scoot McNairy (Argo), em Fairyland.
Outra Emilia com presença marcada em Cannes 2023 é Emilia Clarke. A atriz de Game of Thrones estrela, ao lado de Chiwetel Eijofor (12 Anos de Escravidão) na produção belga/francesa/britânica The Pod Generation, um sci-fi da diretora Sophie Barthes sobre uma sociedade na qual é possível compartilhar sua gravidez através de compartimentos tecnológicos.
Você pode ver a lista completa dos filmes selecionados para o Festival de Sundance 2023 no site do evento.
Marcado para acontecer em Park City, nos EUA, entre 19 e 29 de janeiro, essa será a primeira edição híbrida do Festival de Sundance. O evento presencial retorna com força total, mas a maior parte dos filmes ainda será disponibilizada para fãs que comprarem o passo virtual e para críticos com credencial online. O Chippu participará do evento cobrindo os principais títulos com críticas, listas e mais.