Ficção Americana é lançado no Brasil; saiba onde assistir ao indicado ao Oscar
Estrelado por Jeffrey Wright, filme foi lançado direto em streaming
Notícias
Sem qualquer alarde ou anúncio grandioso, o Prime Video adicionou nesta terça-feira (27) em seu catálogo Ficção Americana, filme indicado a diversas categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator, para Jeffrey Wright. Ele já está disponível para streaming no Prime Video.
Vale a pena ver? Leia a crítica de Ficção Americana
Com o lançamento de Ficção Americana, todos os 10 indicados a Melhor Filme do Oscar deste ano finalmente têm distribuição no Brasil. Veja onde assistir a cada um aqui.
A chegada de Ficção Americana no Brasil é especulada há semanas. Por se tratar de um filme da MGM, estúdio que a Amazon adquiriu há alguns anos, era esperado que ele fosse lançado no Prime Video, especialmente por não ter estreado nos cinemas (onde a Warner Bros. distribui títulos da MGM). Procurada pelo Chippu no começo do mês, a assessoria do Prime Video disse não ter nada para anunciar.
E de fato, não houve anúncio. Ficção Americana simplesmente entrou no catálogo do Prime Video.
Dirigido e escrito por Cord Jefferson, Ficção Americana tem um elenco de estrelas com Jeffrey Wright, Sterling K. Brown, Erika Alexander, Tracee Ellis Ross, John Ortiz e Issa Rae. Ele venceu o principal prêmio do Festival de Toronto do ano passado, e agora concorre a Oscars como Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e, claro, Melhor Filme.
Leia a sinopse: A carreira do escritor Thelonious "Monk" Ellison estagnou porque seu trabalho não é "negro o suficiente". Sendo assim, Monk publica um livro satírico usando um pseudônimo, com o objetivo de expor as hipocrisias do mundo editorial. O grande sucesso do livro o obriga a permanecer por mais tempo sob sua nova identidade, o que o faz questionar seus sua visão do mundo.
Vale a pena ver Ficção Americana?
Em nossa crítica, Guilherme Jacobs escreveu: O filme de estreia de Cord Jefferson, uma comédia ágil e perspicaz que brilha especialmente nos momentos mais íntimos entre famílias e amigos, é rico em personagens que desafiam estereótipos e possuem vozes próprias. Enquanto Monk, vivido pelo tipicamente coadjuvante Jeffrey Wright (uma escalação que por si só já é um desafio às convenções) escreve um "livro de preto" numa noitada bêbado e vê esse romance propositalmente ruim encontrar sucesso inesperado, Ficção Americana comenta sobre como Hollywood trata a ideia da representação negra e, no processo, se torna o melhor argumento em favor de sua tese.