LISTA: As 8 melhores "cópias" de John Wick além de Fúria Primitiva
Filmes que acabaram ganhando comparação com a saga de Keanu Reeves escondem algumas pérolas bem divertidas
Notícias
O cinema de ação do início dos anos 2000 foi marcado pelo estilo de Jason Bourne e sua trilogia. Até o maior espião do cinema foi influenciado pelas histórias do personagem de Matt Damon, a partir de 007 - Cassino Royale. Lutas mais cruas e câmera na mão tomaram de assalto o gênero por mais de uma década, até que a dupla Chad Stahelski e David Leitch, famosos coordenadores de dublês, lançaram John Wick: De Volta ao Jogo.
O filme, estrelado por um Keany Reeves longe dos sucessos há anos, mostra a simples história de um homem que busca vingança após um grupo roubar seu carro e assassinar o cachorrinho dele. O drama ainda aumenta quando o bichinho havia sido um presente da falecida esposa de John. Daí conhecemos a verdade sobre ele, um assassino renomado, conhecido por todo o submundo. O resto é história e a estética da ação, misturado com luzes de neon e um balé utilizando todos os tipos de arma virou sensação em Hollywood.
Tanto que o filme virou referência do gênero, como é o caso de Fúria Primitiva, chamado por muitos de “John Wick indiano”. Aproveitando a estreia do filme de Dev Patel, fizemos uma lista de outros “John Wick” que você pode curtir.
Anônimo - John Wick com Saul Goodman
Sabe aquela máxima de “cansado de apanhar da vida”? É o que acontece com Hutch Mansell (Bob Odenkirk), um cara pacato, mas que sempre acaba pagando mais caro por seu comportamento. Depois que alguns ladrões invadem sua casa e ele mais uma vez age passivamente, os julgamentos da família e de conhecidos começam a consumir sua mente libertando algo que há muito tempo ele havia escondido. A cena do ônibus é nada menos do que CINEMA absoluto!
Primeiro filme de David Leitch como diretor (ele acabou não creditado pelo primeiro John Wick) tem Charlize Theron, pós-sucesso de Mad Max: Estrada da Fúria, como uma agente enviada para a Rússia durante a Guerra Fria para recuperar uma lista de agentes duplos e investigar um assassinato. Se Anônimo se aproxima de John Wick pelo lado da história da família em perigo, Atômica tem o visual. O filme parece extraído do passado da franquia com Keanu Reeves e a verdade é que, se fosse, teria rendido bons frutos de continuações ou expansão de universo. Charlize Theron arrebenta.
Onde assistir: disponível para compra e aluguel na Claro, Amazon, Google e Apple
Trilogia O Protetor - John Wick com Denzel Washintgon
É preciso ser justo com o primeiro filme dirigido por Antoine Fuqua. Ele saiu no mesmo ano do primeiro John Wick e a estética estava mais para Bourne. Porém, o segundo e o terceiro já abraçam o estilo de Stahelski, com Washington ainda mais “exército de um homem só” e refinando as lutas. As histórias vão desde a proteção de uma jovem garota de programa, até a vingança contra os assassinos de uma amiga de Robert (Denzel) e proteger uma vila que o acolheu.
O Protetor - Onde assistir:Max
O Protetor 2 - Onde assistir:Globoplay
Sucesso durante o período em que não havia cinema, durante a pandemia da Covid-19, o primeiro Regaste trouxe Chris Hemsworth como Tyler Rake, um mercenário que precisa proteger o filho sequestrado de um criminoso. No caminho, ele vai lidar com todo os tipos de armas possíveis, além de perseguições e algumas quedas. A continuação aumenta ainda mais o escopo da ação e começa a expandir o universo, tal qual o segundo John Wick. O diretor, Sam Hargraves, assim como Leitch e Stahelski, também foi dublê e utiliza bem a sua experiência em prol da ação.
Resgate - Onde assistir:Netflix
Resgate 2 - Onde assistir:Netflix
Noite Infeliz - John Wick Papai Noel
David Harbour é o bom velhinho original, cansado do trabalho nas noites de natal, mas quando ele encontra um grupo de bandidos dentro da casa de uma menininha em sua lista de “crianças boazinhas”, o temperamento do Noel muda completamente. Bobo ao extremos, mas divertido e bem violento, Noite Infeliz é a prova de que a fórmula pode ser adaptada para qualquer situação. Até os filmes do Papai Noel.
Onde assistir: disponível para compra e aluguel na Claro, Amazon, Google, Apple
Sisu - John Wick contra Nazistas
A lenda do finlandês que matou centenas de nazistas é colocada neste filme de ação que estampa o nome de John Wick bem grande no trailer. Aatami (Jorma Tommila) perdeu toda a família na guerra e vive isolado com seu cachorro até que encontra muito ouro. Ele então precisa chegar ao banco mais próximo, mas cruza caminho com um conjunto de soldados nazistas. E eles mexem com o homem errado. Sisu utiliza todas as maneiras de arrancar sangue dos vilões e do herói. Além de John Wick, o filme ainda faz referências ao primeiro Mulher-Maravilha e Bastardos Inglórios. É um show de violência contra figuras que, bem, todo mundo vai torcer contra.
Onde assistir: Max
Upgrade: Atualização - John Wick Sci-fi
Depois que um assalto deixa Grey Trace (Logan Marshall-Green) paralizado e mata sua esposa, ele aceita ser o experimento de um bilionário que implanta uma inteligência artificial no seu sistema nervoso. Mais rápido e mais forte do que outros humanos, ele vai buscar vingança contra os assassinos de sua amada. A premissa batida esconde um divertidíssimo filme de ação que mistura Sci-fi,com John Wick e Venom. Dirigido por Leigh Whannell, parceiro de James Wan em vários filmes, é violento na medida e com humor que nunca passa do ponto.
Onde assistir: Netflix e Globoplay
O Silêncio da Vingança - John Wick do John Woo
Parece até uma heresia colocar John Woo nesse bolo de “filmes parecidos”, mas o mestre da ação também tem um John Wick para chamar de seu neste filme lançado em 2023. Levando ao pé da letra a ideia do herói silencioso, Woo coloca seu protagonista (Joel Kinnaman) literalmente sem voz após um tiroteio que matou seu filho. Ele agora precisa se preparar para vingança e escolhe a noite de natal para isso. Tiros, perseguições e aquele temperinho de câmera lenta que Woo adora, não é um filme brilhante, mas entrega o que promete.