Five Nights At Freddy’s: Conheça o fenômeno dos games que ganhou adaptação para os cinemas
Como um desenvolvedor transformou críticas em um dos maiores sucessos de terror dos últimos anos
Notícias
Neste 2023 em que adaptações de games têm ganhado Hollywood, Five Nights At Freddy’s não é o tipo de jogo que você imaginaria ver como escolhido pela indústria do cinema para chegar às telonas. O caminho deste jogo de terror independente até a estreia nos cinemas nesta quinta-feira (26) é tortuoso, imprevisível e cheio de reviravoltas.
Five Nights At Freddy’s é um jogo com uma premissa simples: você é um segurança em uma pizzaria que, a exemplo de vários fast-foods americanos, têm seus próprios mascotes. No entanto, os mascotes na pizzaria Freddy Fazbear foram recriados como bonecos animatrônicos em tamanho real, e brincam com crianças e adultos durante o dia.
À noite, no entanto, a coisa muda de figura. Os bonecos continuam funcionando no local e, a princípio, seu principal trabalho é garantir que eles estejam protegidos. No entanto, os próprios bichos passam a ser a ameaça ao jogador, que precisa utilizar os sistemas de segurança do local, como câmeras e trancas de portas, para sobreviver ao expediente.
As inspirações para a criação de Five Nights At Freddy’s são, no mínimo, improváveis. O jogo foi produzido por apenas um desenvolvedor, Scott Cawthon. Antes do game de terror, o dev, que também é profundamente religioso, produzia jogos em seu tempo livre, quase sempre com temática cristã ou voltada para a família.
Tudo mudou quando um de seus games, Chipper & Sons Lumber Co, um simples jogo voltado para o público infantil sobre uma madeireira de uma família de castores, foi amplamente ridicularizado pelo visual de seus personagens, que tinham um aspecto não-intencionalmente assustador. Uma resenha em especial, do youtuber Jim Sterling, é apontada como uma das principais, na qual o crítico compara os personagens a robôs disfarçados de animais.
A recepção negativa ao jogo, somada a dificuldades financeiras, fez com que Cawthon tivesse profundas dúvidas sobre a própria fé. Foi aí que o desenvolvedor decidiu utilizar as críticas ao jogo a seu favor e fazer, de fato, um jogo com robôs com a intenção de assustar.
Com isso, o primeiro Five Nights At Freddy’s foi lançado em agosto de 2014 em plataformas de jogos de computador como a Denura e o Steam. Rapidamente, o jogo chamou a atenção de produtores de conteúdo, e se tornou uma sensação especialmente no YouTube. Apenas quatro dias após o lançamento, o jogo figurou em um vídeo de Markiplier, um dos maiores youtubers de games do mundo, para ficar em apenas um exemplo.
A relação de simbiose entre o jogo e seus criadores de conteúdo catapultou Five Nights At Freddy’s para o centro do cenário de games no fim de 2014, e a estrutura relativamente simples do jogo fez com que Cawthon rapidamente produzisse uma continuação, que chegou às lojas digitais já em novembro do mesmo ano.
Pouco menos de um ano depois, Cawthon anunciou um acordo com a Warner Bros. para produzir uma adaptação do jogo que nunca saiu do papel. O desenvolvedor, entretanto, permaneceu envolvido no projeto, até encontrar na Blumhouse, a produtora de filmes de terror de Atividade Paranormal e Sobrenatural, a parceria ideal para colocar nas telonas o filme que chega aos cinemas nesta quinta-feira (26).