Phony Wars, filme póstumo de Jean Luc-Godard, deve estrear no Festival de Cannes 2023
Curta-metragem abstrato, filme póstumo do lendário diretor francês que faleceu em 2022, pode finalmente ver a luz do dia
Notícias
O Festival de Cannes 2023 pode receber, além das estreias de filmes aguardados como Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese, e Indiana Jones e a Relíquia do Destino, um dos últimos trabalhos do lendário cineasta francês Jean-Luc Godard, que faleceu ano passado aos 91 anos de idade em suicídio assistido. O curta-metragem Phony Wars estará no evento, diz o Indiewire.
Funny Wars é um curta de 20 minutos dirigido por Godard antes de sua morte, e segundo o Indiewire está garantido na seleção de Cannes 2023. Aparentemente sem atores, o filme usa uma abordagem estilo colagem para juntar imagens e textos na comunicação de ideias abstratas.
Godard também deixou anotações para outro curta: Scenario. Seus colaboradores, Fabrice Aragno e Jean-Paul Battagia, estão trabalhando para finalizá-lo. Este, porém, não parece estar nos planos de Cannes este ano.
O Festival de Cannes 2023 acontece entre 16 e 27 de maio na Riviera Francesa. O diretor sueco Ruben Östlund, vencedor de duas Palmas de Ouro, vai presidir o júri da competição. A seleção de filmes do Festival de Cannes 2023 será revelada em abril, mas já há vários rumores rodando a internet.
Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese om Jesse Plemons, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, é um títulos mais associados ao festival, assim como Indiana Jones e a Relíquia do Destino, com o retorno de Harrison Ford, e Asteroid City, novo filme dirigido por Wes Anderson com Tom Hanks, Scarlett Johansson e Tilda Swinton no elenco.
O cinema asiático deve estar, novamente, firme e forte em Cannes. O último filme do lendário animador Hayao Miyazaki, How Do You Live, e Monster, novo longa do celebrado diretor japonês Hirokazu Kore-eda estão entre os longas-especulados.
Outras possibilidades incluem Strange Way of Life, faroeste de Pedro Amodóvar com Ethan Hawke e Pedro Pascal, Jeanne du Barry, de Maïwenn com Johnny Depp como o Rei Louis XV, e About Dry Grasses, do diretor turco Nuri Bilge, vencedor da Palma de Ouro.
Anteriormente, Priscilla, filme de Sofia Coppola sobre a esposa de Elvis Presley, também foi especulado como parte da seleção.