Gran Turismo tenta ultrapassar clichês com corridas empolgantes - Crítica do Chippu

Gran Turismo tenta ultrapassar clichês com corridas empolgantes - Crítica do Chippu

Uma corrida de clichês e caricaturas compõem um honesto filme baseado no game de PlayStation

Thiago Romariz
10 de agosto de 2023 - 3 min leitura
Notícias

Aos poucos parece que Hollywood começa a entender como adaptar games para cinema ou televisão. Super Mario Bros. se tornou o primeiro grande fenômeno de 2023, The Last of Us é uma das melhores séries do ano e Sonic está prestes a ter o seu terceiro filme. Com a chegada de Gran Turismo: De Jogador a Corredor pairava a dúvida: será que a boa sequência de adaptações vai seguir?

O fato é que o longa de Neill Blomkamp, de Distrito 9 e Chappie, é mais uma chuva de clichês de vários filmes de esporte criados nas últimas décadas do que uma adaptação do game em si - até porque adaptar um jogo de corrida traz a necessidade de criar uma jornada de empatia com o espectador para além da simulação.

A opção dos produtores foi se basear na história real de Jann Mardenborough, jovem galês que saiu do joystick para o cockpit real após vencer um concurso de simulação de Gran Turismo e fazer parte de uma equipe de corrida da Nissan. O roteiro acompanha a jornada de Jann tal qual Gol fez com Santiago Muñez, Creed com Adonis ou Rocky com Balboa. É o tradicional filme de esportes que traz o inesperado herói buscando a glória eterna no meio de adversidades e desconfiança de todos, uma cena de treinamento com música empolgante, perdas transformadoras e vitórias que podem fazer você vibrar.

Onde Gran Turismo tenta se diferenciar (e consegue) é na condução das cenas de corrida. Com um show de drones, closes e um design de som impressionante, Blomkamp demora a encontrar o ritmo certo já que as primeiras corridas são mais picotadas do que orgânicas, mas do segundo ato para frente o filme pisa no acelerador.

O elenco, capitaneado por Orlando Bloom, David Harbour e Archie Madekwe no papel do protagonista, faz um trabalho que não atrapalha, mas também não constrói uma cena ou frases memoráveis. O uso de câmeras lentas e inclusão de piadinhas tampouco elevam um texto básico e previsível. A junção deles nas pistas, porém, se torna um saldo positivo na história, já que a montagem e a conexão entre os personagens são competentes o suficiente para criar tensão e emoção tal qual numa corrida.

Não dá pra dizer que Gran Turismo é uma das melhores adaptações de games já feitas, mas ela está longe de ser o fracasso criativo visto em outros anos. É, sim, um desfile comercial quase abusivo tamanha a quantidade de marcas e propagandas na tela. A proposta, porém, não tenta ludibriar o espectador, pois os nomes fazem parte da história e do visual do filme. Blomkamp não faz mais que o feijão com arroz, mas nem por isso deixa de entregar uma aventura que, numa sala com ótimo som e imagem de primeira, pode ser uma diversão honesta.


2.5/5

gran-turismo
critica
chippu-originals
thiago-romariz
neil-blomkamp
orlando-bloom
david-harbour
archie-madekwe

Você pode gostar

titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titleFilmes e Cinema

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos

Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Alexandre Almeida e Guilherme Jacobs
24 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

Venom: A Última Rodada fecha a trilogia com um ensaio de comoção

Terceiro filme ainda aposta no escracho mas com exagerada timidez

Marcelo Hessel
24 de outubro de 2024 - 5 min leitura
titleDisney

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney

Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil

Matheus Rodrigues
21 de outubro de 2024 - 4 min leitura