Sindicato dos Atores vai permitir gravação de filmes independentes sob condições especiais; entenda
Produtores não podem ser filiados à AMPTP e precisarão concordar com acordos firmados entre sindicato e entidade no futuro
Notícias
O sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) vai permitir que produtores independentes continuem a gravar filmes com membros da categoria sob condições especiais, segundo reportagem do Deadline. Entre elas, os produtores não podem nenhum tipo de ligação com a associação que representa os estúdios e streamers dos EUA (AMPTP).
Além disso, os produtorres independentes também precisam assinar contratos especiais nos quais se comprometem a respeitar qualquer acordo que o SAG-AFTRA assine com a AMPTP no futuro para encerrar a paralisação da categoria, deflagrada na última sexta-feira (14). A lista completa de exigências pode ser vista no site oficial da greve.
As primeiras permissões começaram a ser concedidas a partir desta terça-feira (18), segundo o IndieWire. Entre elas, está Bride Hard, comédia protagonizada por Rebel Wilson.
O movimento é defendido por Mark Ruffalo, que têm comparecido a protestos durante a greve. Nas suas redes sociais, ele escreveu: "Por que não viramos todos independentes? Criadores de conteúdo podem montar um sistema de produção de filmes e séries paralelo ao dos estúdios? Aí, haverá concorrência de verdade".
How about we all jump into indies now? Content creators create a film & TV-making system alongside the studio & streaming networks? So there is actual competition. 🧵https://t.co/NhxqlwWUsZ
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) July 15, 2023
O Sindicato dos Atores – que inclui dubladores, atores da TV, do cinema, apresentadores e mais – está pedindo por salários e benefícios melhores, e uma estrutura justa de pagamento residual que reflita o valor da contribuição deles na produção, levando em conta o crescimento no número de serviços de streaming e sua popularidade.
Outra preocupação dos atores diz respeito à Inteligência Artificial. Eles temem que possam acabar perdendo não só os trabalhos, mas também o controle da própria imagem por conta disso. Um membro do sindicato explicou ao Deadline que o episódio "Joan é Péssima", da sexta temporada de Black Mirror, é visto como um documentário do futuro pelos atores.
Ao entrar em greve, o Sindicato dos Atores vai se juntar ao Sindicato dos Roteiristas (WGA) numa paralisação que deve afetar vários setores da indústria de Hollywood. Esta será a primeira greve de atores em 23 anos.
O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou no dia 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve caso um acordo não fosse fechado, o que aconteceu.
EXCLUSIVO: Roteiristas fortalecem greve após ouvirem de executivos que “têm sorte de terem empregos”
Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming. Para saber mais, incluindo o que acontece agora, clique aqui.