Estúdios queriam réplicas de atores criadas por AI, sem pagar e para sempre, diz SAG

Estúdios queriam réplicas de atores criadas por AI, sem pagar e para sempre, diz SAG

Proposta foi considerada bizarra pelo sindicato dos atores

Thiago Romariz
13 de julho de 2023 - 2 min leitura
Notícias

A greve dos atores anunciada nesta quinta-feira (13) teve a inteligência artificial como um de seus principais pontos de divergência entre estúdios e sindicatos. Durante o anúncio da greve, o negociador-chefe e diretor executivo nacional do Sindicato dos Atores, Duncan Crabtree-Ireland, rebateu que a proposta dos estúdios incluía uma cláusula em que figurantes cederiam seus direitos de imagem eternamente para uso em projetos envolvendo IA por apenas um dia de trabalho.

A proposta ‘inovadora’ foi propor que nossos atores e extras, como figurantes, possam ser digitalizados, pagos por um dia de trabalho, e que o estúdio tenha direitos dessa imagem por toda em qualquer projeto que desejarem, sem consentimento e sem compensação”, disse. "Se eles acham que isso consiste em uma proposta inovadora, sugiro que pensem novamente", completou.

A fala de Crabtree-Ireland veio em resposta à declaração da AMPTP, associação que representa os estúdios e streamers de Hollywood, de que estes teriam feito uma proposta "sem precedentes" em relação ao uso de IA para os atores. Veja a declaração completa aqui.

ENTENDA AS GREVES EM HOLLYWOOD

O atual contrato de trabalho do Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) com a AMPTP estava marcado para vencer em 30 de junho deste ano. No entanto, de última hora, ele foi estendido até o dia 12 de julho, porque as negociações entre atores e estúdios – que começaram em 7 de junho – ainda estavam em andamento.

Mesmo com o tempo extra, no entanto, os estúdios não acataram as novas exigências dos atores envolvendo salários e royalties de distribuição de séries, filmes e outros projetos em streaming. Por isso, os atores decidiram parar até que o novo contrato seja resolvido.

O Sindicato dos Atores – que inclui dubladores, atores da TV, do cinema, apresentadores e mais – está pedindo por salários e benefícios melhores, e uma estrutura justa de pagamento residual que reflita o valor da contribuição deles na produção, levando em conta o crescimento no número de serviços de streaming e sua popularidade.

Outra preocupação dos atores diz respeito à Inteligência Artificial. Eles temem que possam acabar perdendo não só os trabalhos, mas também o controle da própria imagem por conta disso. Um membro do sindicato explicou ao Deadline que o episódio "Joan é Péssima", da sexta temporada de Black Mirror, é visto como um documentário do futuro pelos atores.

Ao entrar em greve, o Sindicato dos Atores vai se juntar ao Sindicato dos Roteiristas (WGA) numa paralisação que deve afetar vários setores da indústria de Hollywood. Esta será a primeira greve de atores em 23 anos.

O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou no dia 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve caso um acordo não fosse fechado, o que aconteceu.

Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming. Para saber mais, incluindo o que acontece agora, clique aqui.

greve-dos-atores
greve-dos-roteiristas
greve

Você pode gostar

titleMercado

Deadpool 3, Gladiador 2, Aranhaverso 3 e mais: Conheça os filmes que retomam produção nos próximos dias

Saiba também quais projetos devem iniciar as gravações na virada do ano, incluindo Superman: Legacy

Guilherme Jacobs
9 de novembro de 2023 - 3 min leitura
titleMercado

Greve dos Atores acabou: Sindicato e estúdios de Hollywood chegam a acordo

A paralisação durou mais de 100 dias e aconteceu paralela à greve dos roteiristas

Guilherme Jacobs
8 de novembro de 2023 - 2 min leitura
titleMercado

Greve em Hollywood: Estúdios vão reformular proposta sobre uso de IA para atores

AMPTP e SAG-AFTRA vão se reunir ainda nesta terça (7) na esperança de encerrar a paralisação

Bruno Silva
7 de novembro de 2023 - 3 min leitura
titleMercado

Taxa sobre Inteligência Artificial é principal impedimento para fim da greve dos atores

Entenda o principal ponto de debate entre os estúdios e os atores de Hollywood

Guilherme Jacobs
7 de novembro de 2023 - 4 min leitura