Greve dos Atores: Assista à conferência de anúncio da paralisação ao vivo

Greve dos Atores: Assista à conferência de anúncio da paralisação ao vivo

Após não alcançar novo acordo com os estúdios, atores de Hollywood entram em greve

Guilherme Jacobs
13 de julho de 2023 - 3 min leitura
Notícias

SAG-AFTRA, sindicato dos atores de Hollywood, realiza nesta quinta-feira (13) uma conferência de imprensa para anunciar a greve dos atores, que colocará a indústria norte-americana de cinema e TV em pausa ao lado da greve dos roteiristas. Assista, ao vivo, abaixo.


ENTENDA AS GREVES EM HOLLYWOOD

O atual contrato de trabalho do Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) com a AMPTP estava marcado para vencer em 30 de junho deste ano. No entanto, de última hora, ele foi estendido até o dia 12 de julho, porque as negociações entre atores e estúdios – que começaram em 7 de junho – ainda estavam em andamento.

Mesmo com o tempo extra, no entanto, os estúdios não acataram as novas exigências dos atores envolvendo salários e royalties de distribuição de séries, filmes e outros projetos em streaming. Por isso, os atores decidiram parar até que o novo contrato seja resolvido.

O Sindicato dos Atores – que inclui dubladores, atores da TV, do cinema, apresentadores e mais – está pedindo por salários e benefícios melhores, e uma estrutura justa de pagamento residual que reflita o valor da contribuição deles na produção, levando em conta o crescimento no número de serviços de streaming e sua popularidade.

Outra preocupação dos atores diz respeito à Inteligência Artificial. Eles temem que possam acabar perdendo não só os trabalhos, mas também o controle da própria imagem por conta disso. Um membro do sindicato explicou ao Deadline que o episódio "Joan é Péssima", da sexta temporada de Black Mirror, é visto como um documentário do futuro pelos atores.

Ao entrar em greve, o Sindicato dos Atores vai se juntar ao Sindicato dos Roteiristas (WGA) numa paralisação que deve afetar vários setores da indústria de Hollywood. Esta será a primeira greve de atores em 23 anos.

O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou no dia 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve caso um acordo não fosse fechado, o que aconteceu.

Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming. Para saber mais, incluindo o que acontece agora, clique aqui.

sag-aftra
sag
greve-dos-atores
hollywood
mercado
greve-dos-roteiristas

Você pode gostar

titleDisney

Disney+ atinge 118 milhões de assinantes e finalmente gera lucro para a Disney

Além disso, liderado pelo sucesso de Divertida Mente 2

Guilherme Jacobs
7 de agosto de 2024 - 2 min leitura
titleMarvel

Deadpool & Wolverine: UCI Cinemas revela combo e evento antes da estreia com ingressos de graça

Copo temático do filme vem arte inédita dos personagens

Guilherme Jacobs
28 de junho de 2024 - 3 min leitura
titleDisney

Bilheteria: Divertida Mente 2 faz história com US$ 295 milhões e quebra recordes

É uma das maiores estreias da história dos filmes animados

Guilherme Jacobs
17 de junho de 2024 - 3 min leitura
titleMercado

Cinema em Crise: Como Hollywood Criou o Próprio Problema

Decepções consecutivas de O Dublê, Amigos Imaginários e Furiosa colocaram os estúdios no desespero

Guilherme Jacobs
27 de maio de 2024 - 9 min leitura