Greve dos Atores acabou: Sindicato e estúdios de Hollywood chegam a acordo
A paralisação durou mais de 100 dias e aconteceu paralela à greve dos roteiristas
Notícias
Foram mais de 100 dias de paralisação, mas a greve dos atores de Hollywood enfim chegou ao fim. O Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA), e a associação que representa os estúdios e streamers norte-americanos (AMPTP) chegaram a um novo acordo na reunião desta quarta-feira (8)
O acordo agora passará pelo processo de ser ratificado. A greve foi encerrada às 5h01, no horário de Brasília, desta quinta-feira (9).
A greve dos atores começou no dia 14 de julho deste ano, e os estúdios se recusaram a continuar as negociações quando a paralisação começou, retornando à mesa apenas depois do fim da greve dos roteiristas (que também durou mais de 100 dias). As conversas foram retomadas no fim de setembro, mas foram suspensas depois que as empresas, novamente, decidiram parar as discussões.
Atores famosos como George Clooney e Scarlett Johansson chegaram a oferecer uma taxa para estrelas que poderia ajudar a greve a terminar.
Na reta final, as propostas dos estúdios para o uso de inteligência artificial foi o principal impedimento para o fim das negociações. As corporações queriam instituir uma taxa única que lhes daria direito à aparência dos atores de maneira perpétua. Ironicamente, isso afetaria especialmente os grandes nomes que tentaram fazer o SAG-AFTRA aceitar um acordo anterior, que não tinha proteções contra isso.
Felizmente, os estúdios reformularam essa questão. Detalhes específicos do uso de inteligência artificial, e de todo o acordo, devem ser divulgados nos próximos dias.
Agora, o fim finalmente chegou, e como a greve dos roteiristas também foi encerrada, Hollywood deve enfim voltar à produção de novos filmes e séries.
Entenda a greve dos atores
O Sindicato dos Atores – que inclui dubladores, atores da TV, do cinema, apresentadores e mais – entrou em paralisação pedindo por salários e benefícios melhores, e uma estrutura justa de pagamento residual que reflita o valor da contribuição deles na produção, levando em conta o crescimento no número de serviços de streaming e sua popularidade.
Outra preocupação dos atores dizia respeito à Inteligência Artificial. Eles temem que possam acabar perdendo não só os trabalhos, mas também o controle da própria imagem por conta disso. Um membro do sindicato explicou ao Deadline que o episódio "Joan é Péssima", da sexta temporada de Black Mirror, é visto como um documentário do futuro pelos atores.
Ao entrar em greve, o Sindicato dos Atores se juntou ao Sindicato dos Roteiristas (WGA) numa paralisação afetou setores da indústria de Hollywood. A greve dos atores também durou mais de 140 dias, e acabou em setembro com um novo acordo.
Esta foi a primeira greve de atores em 23 anos.