
Taxa sobre Inteligência Artificial é principal impedimento para fim da greve dos atores
Entenda o principal ponto de debate entre os estúdios e os atores de Hollywood

Notícias
Apesar de ter sido vendida pela AMPTP, associação que representa os estúdios e streamers de Hollywood, como sua melhor e última oferta, a proposta mais recente para encerrar a greve dos atores não foi aceita pelo sindicato da categoria, o SAG-AFTRA. De acordo com o Hollywood Reporter, o principal ponto de debate é inteligência artificial.
IA tem sido um dos elementos mais importantes das discussões para encerrar a greve, que já dura mais de 110 dias, com os atores buscando proteções e compensação para o uso de sua imagem em reproduções geradas pela ferramenta. Atualmente, nada impede um estúdio de fazer uma varredura digital do rosto da pessoa e usá-la em situações futuras sem pagar a mais por isso. Em um tweet viral recente, a prática foi apontada em filme da Disney.
Atores de fundo e figurantes têm há semanas falado que, ao chegarem no set de filmagens, foram levados para o escaneamento sem aviso prévio no contrato. Curiosamente, porém, o problema agora não envolve esse tipo de ator, e sim os famosos.
O que é a "taxa de inteligência artificial" dos estúdios de Hollywood?
Dentro da tal proposta final da AMPTP, porém, os estúdios querem criar uma taxa única que seria paga para realizar a varredura digital e que permitira o uso do rosto do ator em produções futuras sem mais pagamentos ou sem a autorização da pessoa. O estúdio poderia usar inteligência artificial para colocar o rosto em qualquer papel, quantas vezes quiser, sem pagar nada a mais por isso.
O problema é, em particular, para atores da categoria Schedule F, onde estão membros do sindicato que recebem mais do que o salário mínimo para atuar regularmente numa série ou para estar num filme. Em outras palavras, atores famosos e estrelas que normalmente protagonizam as grandes produções de Disney, Marvel, Netflix, Warner Bros. e outras empresas de Hollywood.
"Essa é uma das principais razões pelas quais a SAG não aceitou a 'melhor e última oferta' da AMPTP," disse um membro da categoria. "Isso é enorme. Qualquer ator [famoso], todos os atores bem pagos, que pensam que essa greve é só sobre salário mínimo, precisam entender quem eles são nessa luta. Eles precisam entender que isso é sobre proteger eles. Essa será a greve deles quando eles perceberem o que está em jogo. As pessoas que lançaram a campanha para aceitarmos o acordo, eles estariam f--idos se aceitássemos o acordo com isso lá."
Essa fala é em referência a taxa que atores como George Clooney e Scarlett Johansson disseram que estavam dispostos a pagar para que a SAG-AFTRA aceitasse logo o acordo. Ironicamente, eles seriam as principais vítimas do que os estúdios querem fazer.
O SAG-AFTRA quer estabelecer uma regulamentação que vai na direção contrária. Dentro da contraproposta, para usar a aparência dos atores, os estúdios precisariam pagar toda vez que os colocassem de forma digital dentro de uma produção, e precisariam ter a autorização do ator para tal.
Por enquanto, a greve dos atores continua, e a questão de inteligência artificial parece cada vez mais urgente em Hollywood.
greve-dos-atores
amptp
sag-aftra
inteligencia-artificial
Você pode gostar
Afraid: John Cho e família sofrem com inteligência artificial em novo terror da Blumhouse; confira trailer
Filme é dirigido por Chris Weitz

Deadpool 3, Gladiador 2, Aranhaverso 3 e mais: Conheça os filmes que retomam produção nos próximos dias
Saiba também quais projetos devem iniciar as gravações na virada do ano, incluindo Superman: Legacy

Greve dos Atores acabou: Sindicato e estúdios de Hollywood chegam a acordo
A paralisação durou mais de 100 dias e aconteceu paralela à greve dos roteiristas

Greve em Hollywood: Estúdios vão reformular proposta sobre uso de IA para atores
AMPTP e SAG-AFTRA vão se reunir ainda nesta terça (7) na esperança de encerrar a paralisação
