Greve dos Roteiristas: Saiba quais séries foram afetadas pela paralisação em Hollywood
Sindicato de Roteiristas dos EUA (WGA) entrou em greve no dia 2 de maio
Notícias
Começou a greve dos roteiristas. Após não conseguir um novo acordo com a AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão), órgão que faz os acordos trabalhistas em nome dos estúdios de Hollywood, o WGA (Sindicato dos Roteiristas) dos Estados Unidos entrou em greve nesta terça-feira, 2 de maio. É a primeira paralisação do grupo desde 2007.
O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou no dia 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve caso uma
A proposta do WGA pode ser vista na íntegra aqui, assim como as respostas da AMPTP (grupo que representa os estúdios). Em diversos casos, os representantes dos estúdios se recusaram a fazer uma contraproposta e simplesmente rejeitaram os pedidos. Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming. Para saber mais, incluindo o que acontece agora, clique aqui.
Abaixo, confira uma lista com as séries afetadas pela paralisação, e saiba o status de cada uma.
Atualizado em 21/6
Cobra Kai
A sala de roteiristas da última temporada de Cobra Kai, série da Netflix que continua a história dos filmes Karatê Kid, foi suspensa como consequência da greve, quatro dias após seu incício.
"Nós detestamos entrar em greve, mas se precisamos, vamos com tudo," o showrunner Jon Hurwitz disse. "Soltamos os lápis na sala de roteiristas de Cobra Kai. Nada de roteiristas no set. Esses não são momentos divertidos, mas é infelizmente necessário. Assim que um acordo justo for feito, estaremos de volta chutando bundas."
A greve vai, então, afetar o lançamento da próxima e última temporada de Cobra Kai, já que as filmagens só podem começar quando os roteiros foram concluídos. O tamanho do atraso vai depender da duração da grave.
Yellowjackets
Ashley Lyle, co-criadora de Yellowjackets, disse que o progresso da terceira temporada do drama do Showtime, exibido no Brasil pelo Paramount+, foi pausado um dia após o início da sala de roteiristas.
"Bom, nós tivemos exatamente um dia na sala de roteiristas da terceira temporada de Yellowjackets. Foi incrível, e criativamente revigorante, e tão divertido, e eu estou muito animada para voltar pra lá assim que o WGA conseguir um acordo justo," Lyle disse. Agora, a espera pela terceira temporada de Yellowjackets será maior.
Abbott Elementary
Se Yellowjackets teve um dia de roteiros, a comédia vencedora do Emmy, Abbott Elementary nem começou. A sala de roteiristas iria iniciar na mesma data em que a greve começou, no dia 2 de maio. Com a paralisação, a série criada por Quinta Brunson, disponível no Brasil pelo Star+, pode ter menos episódios na nova temporada.
"Nós somos uma série que escreve os roteiros enquanto já estamos no ar," explicou a roteirista Brittani Nichols ao Democracy Now. "Se a greve durar um período significativo, nossa série não vai sair a tempo e isso pode mudar a quantidade de episódios, o que eu tenho certeza que irá frustrar muito as pessoas."
Programas de Late Night
Todos os programas de Late Night dos Estados Unidos foram suspensos. Produções como Jimmy Kimmel Live, The Late Show with Stephen Colbert, The Tonight Show starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers não irão ao ar com novos episódios. Os canais de cada programa devem recorrer a reprises para preencher o espaço.
Como esses programas, assim como o Daily Show, são diários, e novos roteiros são feitos todo dia, eles não poderão continuar diante da greve. Programas semanais como o Saturday Night Live, Last Week Tonight with John Oliver e Real Time with Bill Maher também serão impactados, mas decisões específicas sobre suspensão e como seus canias vão preencher a programação serão divulgadas mais perto do fim da semana.
A Casa do Dragão
As filmagens da segunda temporada de A Casa do Dragão, prequel de Game of Thrones da HBO, vão continuar. Todos os oito roteiros de episódios foram finalizados antes da greve. Contudo, não haverá mais roteiristas no set para fazer revisões ou mudanças de última hora caso algo precise ser alterado.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
As gravações da segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder vão continuar sem a presença dos showrunners, roteiristas e produtores executivos J.D. Payne e Patrick McKay. Por conta das regras do sindicato dos roteiristas (WGA) e da recém-anunciada greve, ambos Payne e McKay, membros do sindicato, irão se ausentar do set.
Há apenas 19 dias restando no calendário de gravações da segunda temporada da série do Prime Video, e quaisquer decisões criativas que precisem ser feitas durante esse período será feita por produtores que não fazem parte da equipe de roteiristas ou pelos próprios diretores de cada episódio. As filmagens estão acontecendo no Reino Unido.
Stranger Things
A última temporada de Stranger Things vai demorar mais um pouco do que o esperado para chegar. Em comunicado feito pelo Twitter, os criadores da série da Netflix revelaram que não irão começar as filmagens dos novos episódios enquanto a greve dos roteiristas estiver acontecendo.
"A escrita não para quando as filmagens começam. Por mais que estejamos animados para começar a produção com nosso elenco e equipe incríveis, isso não é possível durante a greve. Esperamos que um acordo justo seja feito em breve para podermos voltar ao trabalho. Até lá, câmbio e desligamos," os irmãos Matt e Ross Duffer disseram através da conta de roteiristas de Stranger Things.
Andor
Apesar da greve dos roteiristas em Hollywood, alguns projetos não serão paralisados. Um deles é Andor, que é escrito e produzido por Tony Gilroy. Inicialmente, foi reportado que Gilroy continuava envolvido na produção em funções "não relacionadas a escritas." Em resposta. Gilroy esclareceu a informação e disse que na verdade está totalmente ausente do projeto.
"Eu descontinuei todo o trabalho de escrita e relacionado a escrita em Andor antes da meia-noite do da 1º de maio. Após ser informado na reunião de showrunner no sábado (30 de maio), eu informei Chris Keyser [co-chefe do comitê de negociações do WGA] no domingo que eu estaria encerrando todas as funções de produção não relacionadas a escrita." Ênfase do próprio Gilroy. Keyser confirmou a conversa ao Hollywood Reporter.
Hacks
A produção da terceira temporada de Hacks, a premiada comédia do HBO Max com Jean Smart e Hannah Einbinder, foi interrompida por causa da greve dos roteiristas. Os criadores Paul W. Downs, Lucia Aniello e Jen Statsky emitiram um comunicado confirmado a pausa.
"Estamos devastados por não estarmos com nossa incrível equipe e elenco agora, mas não havia outra opção," disse Statsky, falando pelo trio. "Escrita é algo que acontece durante toda fase do processo, incluindo na produção e pós-produção. É o que deixa séries e filmes bons. É que permite que eles existam."
A Knight of the Seven Kingdoms: The Hedge Knight
Mais uma série derivada de Game of Thrones foi impactada pela greve dos roteiristas. A Knight of the Seven Kingdoms: The Hedge Knight, adaptação de O Cavaleiro dos Sete Reinos e próximo spinoff do mundo de George R. R. Martin, pausou completamente o desenvolvimento.
"Eu não estou em Los Angeles, então não posso protestar como fiz em 1988, mas eu quero deixar público meu apoio total e sem ressalvas ao Sindicato [dos Roteiristas]," disse o próprio Martin em seu blog "A sala de roteiristas de A Knight of the Seven Kingdoms: The Hedge Knight ficará fechada enquanto [a greve] durar. Ira Parker e sua incrível equipe de talentos jovens estão nos protestos," confirmou Martin.
Ruptura
Se a segunda temporada de Ruptura não for adiada devido a brigas nos bastidores, então ela será pela greve dos roteiristas. A série do Apple TV+ parou a produção devido à paralisação do sindicato. A produção parou porque membros da IATSE, sindicato dos empregados de palco, e Teamsters, sindicato de motoristas de caminhão e outros veículos, se recusaram a cruzar a linha de protesto dos roteiristas em apoio à greve.
Demolidor: Born Again
As filmagens de Demolidor: Born Again, série sobre o Homem Sem Medo vivido por Charlie Cox no Disney+, foram interrompidas novamente por causa da greve dos roteiristas. Após pausar na última segunda-feira (8), a produção deveria retornar na terça-feira (9) mas a continuidade dos protestos impediu isso.
A produção parou porque membros da IATSE, sindicato dos empregados de palco, e Teamsters, sindicato de motoristas de caminhão e outros veículos, se recusaram a cruzar a linha de protesto dos roteiristas em apoio à greve.
Agora, Demolidor: Born Again encerrou totalmente a produção. Não há data para retomar o trabalho (via Deadline).
The Last of Us
A pré-produção da segunda temporada de The Last of Us está em pausa. De acordo com a Variety, as preparações para escalar atores para novos papéis começaram esta semana, mas estão, agora, suspensas em decorrência da greve dos roteiristas.
A razão é simples. Não há roteiros prontos para a segunda temporada, e até a pré-produção ser interrompida, o departamento de elenco estava pedindo para atores usarem material do jogo, The Last of Us Parte II, para suas falas no teste. Agora, nem isso está acontecendo. O plano da HBO é começar as filmagens no começo de 2024 em Vancouver, mas isso dependerá do andamento da greve.
The Mandalorian
A quarta temporada de The Mandalorian pode ter sua produção adiada devido a greve dos roteiristas em Hollywood deflagrada no início de maio. Com isso, a expectativa é de que o lançamento dos novos episódios também seja atrasado.
De acordo com o Deadline, a expectativa é de que a Lucasfilm vai adiar o processo de criação dos novos episódios da série, apesar de seus roteiros já estarem prontos, de acordo com Jon Favreau.
A publicação também diz que as gravações estavam previstas para começar em setembro. Oficialmente, a Disney ainda não renovou a série para um quarto ano, mas a expectativa é de que a empresa confirme os novos episódios.
Metrópolis
A Apple cancelou a adaptação de Metrópolis, clássico do cinema de 1927 conhecido por ser um dos pioneiros da ficção científica. De acordo com o Deadline, a série foi cancelada por altos custos de produção e como consequência da greve que interrompeu a montagem do set poucas semanas antes do início das gravações na Austrália.
A série permaneceu em um "limbo" desde o início da paralisação da categoria, já que os textos dos episódios não haviam sido finalizados. Briana Middleton e Lindy Booth estavam confirmadas no elenco. A adaptação era comandada por Sam Esmail, de Mr. Robot, que trabalhava como roteirista, diretor e produtor executivo da primeira temporada, prevista para ter oito episódios. Esmail trabalhava no projeto há mais de sete anos até conseguir uma encomenda pela Apple.
Bad Bunny
A Sony Pictures tirou do seu calendário de estreias El Muerto, filme protagonizado por um vilão do universo do Homem-Aranha. De acordo com o Hollywood Reporter, a greve dos roteiristas foi um dos principais motivos para o filme ser retirado do calendário. O texto ainda precisava ser retrabalhado antes da paralisação. Outro motivo foi a agenda de shows de Bad Bunny, que viverá o protagonista do filme, que dificulta ao estúdio encontrar espaço na agenda para gravações.
Com a mudança, outros filmes do estúdio mudaram de data: Dumb Money, inspirado na subida das ações da rede de lojas GameStop criada por um movimento online, foi adiantado para 22 de setembro, enquanto The Book of Clarence, épico bíblico estrelado por LaKeith Stanfield, vai para a data de janeiro antes ocupada pelo derivado do Homem-Aranha.